Ir ao conteúdo

Ligar dínamo em uma bateria

Eluizio Silva

Posts recomendados

Postado

Caros amigos,

sou um apaixonado por cataventos tenho varios no sitio, lá tem vento razoável o tempo todo... eu quero acoplar um dínamo de bicicleta a um desses catavento e queria saber se tem como eu ligar esse dinamo para carregar uma bateria... se tiver como gostaria de saber qual tipo de bateria que devo usar e o circuito que tenho que montar... não seria para muita a energia somente para uma ou duas lampadas....

Postado

Cara, assim, depende da corrente que esse dinamo vai gerar e a tensão, ja que ele depende do vento, tem que montar um circuito estabilizador para não variar tanto a tensão, e um controle de corrente também! Poderia postar o dinamo que quer usar aqui pra gente? E também seria interessante voce fazer alguns testes nele com um multimetro para ter mais algumas caracteristicas! Eu vou dar uma saida agora mais assim que voltar vejo no que posso ajudar! Enquanto isso poste o que puder sobre o seu dinamo ok?

Ate mais!

Postado

Dependeria da velocidade (Devido a relação das polias que utilizar) e do tipo de dinamo (Caracteristicas dele)

Agua é mais fácil regular pra obter velocidade mais constante, vento é instavel por isso a maneira de maximizar o aproveitamento é colocando um banco de capacitores entre o dinamo e o regulador de corrente.

É necessario regulador de corrente pois a bateria não pode exceder determinada tensão e uma determinada corrente durante a carga, é um circuito de dificuldade mediana, eu diria, se você não tiver experiencia nenhuma com eletronica.

Os dinamos de bicicleta que conheço são de cerca de 6V, você teria que fazer uma relação de polias que fizesse o dinamo girar numa velocidade bem maior que a velocidade que ele chega na bicicleta, pra chegar nus 7V, e por armazenar isso em baterias de chumbo-acido (Selada) de 6V. O problema é que trabalhando aquecido a vida-util desse dinamo poderia ser drasticamente reduzida (Em tese ele giraria 24 horas, 7 dias por semana, haja graxa pra manter ele intacto). Outro problema é que bateria de 6V de alta capacidade temos poucas no mercado, de 18A tenho certeza, maior que isso só alguma velha pra Fusca ou Gordini 6V que deve custar uma fortuna (Numa de 30A provavelmente uns R$ 200).

Com uma bateria de 6V 18A carregada, você teria digamos 108W, se usar lampada fluorescente de 16W (Dá uma olhada no mercadolivre que tem inversor pra fluorescente a partir de 6V, ter de 12V é normal, mas pra 6V é mais raro) digamos que daria pra pouco mais de 5 horas de luz (Ou 2 por 2 horas, etc, conforme o consumo aumenta a capacidade da bateria diminui, não falo da descarga e sim do tempo em que essa carga é feita, com consumo de 3A por hora e bateria de 18A fornece apenas 14A, enquanto que com consumo de 1A por hora ela fornece 18A).

Só que... a corrente que o dinamo produziria seria pequena, os que conheço da ordem de 700mA no máximo, isso significa que levaria, hum, umas 30 horas pra carregar a bateria de 18A a partir do zero.

Veja que o problema é mecanico, ou seja, você colocar polias de modo a obter boa velocidade com torque suficiente, pra usar algo melhor que dinamo de bicicleta, pois estes te darão pouca 'energia' ou te darão muito trabalho pra armazenar (Eles mal passam dos 6V, bateria de 6V precisa de 7,2V, e bateria de 6V de grande capacidade não existe barata).

Se te servir ter uma carga tipo 6V 12A (Cerca de 72W) em bateria, e você já tem o dinamo, diga aí, podemos providenciar o circuito pra controle de carga... mas saiba de antemão que o grande trabalho está na parte mecanica e não no circuito (Trabalho de montar as polias, de descobrir até que tensão o dinamo chega, que corrente ele dá conta de fornecer, etc).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!