Ir ao conteúdo

problemas no boot do Performa 6360, Power Mac

GUIMA

Posts recomendados

Postado

Ganhei um Macintosh performa 6360 usado (sera um presente de grego??)

Quando ligo aparece um disquete com um ponto de interrogação OU um micrinho sorrindo, o que faço????????

Postado

A não ser que você goste de brincar (brigar) com sistemas antigos, realmente é um presente de grego.

O Performa 6360 roda apenas o Mac OS clássico, da versão 7.5.5 até a versão 9.1. Com hacks, consegue rodar o Mac OS clássico até a versão 9.2.2 ou o Mac OS X até a versão 10.1.5, mas o Mac OS X fica excessivamente lento nele.

Linux, entre alguns outros desatualizados, roda o 3.0 (Woody) e as primeiras versões do 3.1 (Sarge).

Realmente não tentei instalar nenhuma versão do NetBSD (que tem versão para Macs PowerPC Old World) e do Debian atual (que parece ter voltado a dar suporte - ser instalável - em Macs PowerPC Old World).

Quanto ao problema específico do seu 6360, aparecer o disquete com interrogação piscando no momento do boot, indica que não foi encontrado nenhum sistema para ser carregado. Quando aparece o "happy mac" é que o sistema começou a ser carregado e o computador passou pelo power-on self test.

Mas como alterna os dois ícones e nunca termina de carregar o SO, eu arriscaria dizer que, ou o sistema do HD está danificado ou o próprio HD pifou.

Se o HD morreu, qualquer HD IDE (não-SATA) de até 120GB serve nesse Mac (HDs com mais de 120GB terão o extra, acima de 120GB, ignorados pelo computador). O original geralmente é de 1,2GB.

Em ambos os casos, você irá precisar de um CD com o Mac OS clássico para (re)instalar no HD. Eu recomendo o 8.0 pra começar (não sabemos quanto de RAM tem nesse Mac e nem se ele tem o pente de memória cache L2 *).

Lembre-se que, mesmo conseguindo um CD com o sistema, o drive de CD, com 13 anos de idade, pode não estar lendo mais nada!

De qualquer forma, não espere grande coisa desse Mac: É equivalente a um Pentium I de 200MHz (aproximadamente); Meio chato de expandir apesar de já ter (um único) slot PCI e usar HD IDE; Os programas estão muito desatualizados e neste modelo, programas menos velhos ficam lentos (o Mozilla "Classilla" 9.0.4, por exemplo).

Ou seja, é curtição pra quem gosta de brincar com software e hardware antigos.

* - Os Performas 6360 são duma época (95-97) em que alguns modelos de Mac foram montados no Brasil e esse modelo era um dos low-end / baixo custo. Para reduzir ainda mais o preço, a Apple Brasil vendia os 6360 sem o pente de cache L2!

Postado

ele esta sem sistema.

você tem que instalar um OS nele, acho que o seu usa o MacOS 7.5 ou por ai, é o PPC 602 né ?

se nao quiser ele eu aceito doaçao ehehehheheheh

me arrependo amargamente de ter trocado o meu num windows 2000 a uns 10 anos atrás.

[]'s

Postado

Olá GUIMA. É difícil se ver um computador destes hoje em dia. Como o amigo emersonwsm já disse antes, o seu Apple Performa 6360 pode rodar o Mac OS da versão 7.5 até a 9.1 . Achei no Mercado Livre estes aí:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-121185613-apple-mac-system-75-software-original-frete-gratis-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-123052370--cd-mac-os-751-e-manual-originais-do-performa-5215cd-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-122754226--cd-original-mac-os-86-br-com-manuais-do-imac-e-sist--_JM

Boa Sorte.

Postado
gente, obrigado pelos esclarecimentos, mas onde consigo esse sistema operacional?? o MacOS 7.5

você vai precisar pegar uma cópia do CD original do 6360 com alguém (o CD original permite instalar o sistema apenas nos Macs da mesma linha) ou conseguir uma cópia de um Mac OS genérico (que instala em todos os Macs).

O Mac OS que tem pra baixar no site da Apple é o 7.5.1, que não instala no 6360, que exige o 7.5.3 ou superior.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!