Ir ao conteúdo

Intel Core i5 + Memória DDR3-1600MHz - Vai ficar 1600MHz?

WoNHommer

Posts recomendados

Postado

Bom, lendo um desses tópicos aqui na parte de memórias, vi alguem dizendo que o i5 só funciona com memórias até 1333MHz. Bom, esses dias montei uma configuração aqui no fórum com i5 e memórias de 1600MHz, mas será que as memórias não vão trabalhar a 1600MHz, e sim a 1333MHz?

Segue a configuração em questão:

Placa mãe: ECS P55H-A

Processador: Core i5 750

Memória: 2 x 2GB Patriot DDR3-1600MHz

VGA: ATI HD4870/512MB

Fonte: Corsair 550VX

Essas memórias ficariam limitadas a 1333MHz?

Postado

Sim elas trabalharão a 1333Mhz, mas para consertar isso basta fazer um over e setar elas para 1600Mhz.

Postado

Bom, se eu fizer overclock nelas não teria problema nesse caso? Já que elas estariam trabalhando no que elas foram projetadas pra trabalhar? Digo, não seria igual fazer overclock, por exemplo, de 1600MHz para 2000MHz, é isso?

Postado
Bom, se eu fizer overclock nelas não teria problema nesse caso? Já que elas estariam trabalhando no que elas foram projetadas pra trabalhar? Digo, não seria igual fazer overclock, por exemplo, de 1600MHz para 2000MHz, é isso?

Exato. Overclock nesse caso seria colocar as memórias para trabalharem acima das especificações de fábrica, o que não é o caso. Você adquiriu memórias DDR3-1600 e quer que elas funcionem em 1600MHz, mas o i5 tem uma limitação nativa em sua controladora de memória, que é de trabalhar nativamente com memórias de 1333MHz. Você pode trabalhar com memórias mais rápidas, mas você será obrigado a overclocar o BCLK (clock base) para fazer com que as memórias atinjam sua frequência oficial.

No meu caso, eu tive que colocar o BCLK em 160MHz e o CPU Ratio (multiplicador da CPU) em 17x, para gerar o clock mais próximo possível do valor stock (2660MHz, contra 2720MHz da nova configuração). Outra maneira de alterar isso é usando o profile XMP das memórias, bastando setar para que o sistema se acomodasse automaticamente às especificações solicitadas pelas mesmas. Nesse caso, você não precisa modificar nada além do XMP, já que o XMP faz o resto pra você.

Falouws :cool:

Postado

Exatamente o multiplicador do i5 é 20. Então se o EagleMan tivesse deixado o multiplicador em 20 e o BCLK em 1600Mhz o i5 dele estaria trabalhando a 3192Mhz, por isso tem ele abaixou o multiplicador, para fazer o seu processador trabalhar em um clock perto do stock.

Postado
Exatamente o multiplicador do i5 é 20. Então se o EagleMan tivesse deixado o multiplicador em 20 e o BCLK em 1600Mhz o i5 dele estaria trabalhando a 3192Mhz, por isso tem ele abaixou o multiplicador, para fazer o seu processador trabalhar em um clock perto do stock.

Na verdade, o clock ficaria em 3200MHz (160 x 20), o clock que o Phenom 955 utiliza. Fica um pouco mais porque o BCLK aqui fica em torno de 160,7MHz. E eu não abaixei o multiplicador, eu deixei ele em Auto (ou seja, 20x), pois também estava com a intenção de overclocar a CPU. Em suma, uni as duas coisas ao mesmo tempo: fiz as memórias trabalharem dentro da sua frequência padrão e ainda elevei o clock da CPU em quase 600MHz ^_^

Eu só recomendo essa configuração para quem realmente tem a intenção de fazer overclock e não se importa com o aumento da produção de calor e consumo de energia, caso contrário, é melhor modificar o CPU Ratio para 17x.

Postado

Ah, achei que você tinha abaixado o multiplicador. Mas mesmo se ele não abaixar creio que o box aguente será que não?

Postado
Ah, achei que você tinha abaixado o multiplicador. Mas mesmo se ele não abaixar creio que o box aguente será que não?

No momento estou testando com o clock a 2720MHz, já que pretendo criar 3 modos de operação: High Performance, com 3,2GHz; Intermediário, com 2,72GHz e Baixo Consumo, com processador a 1.44GHz ou 1.2GHz, vai depender de qual frequência as memórias irão trabalhar.

O cooler BOX, apesar de ser MUITO TOSCO, ele aguenta um certo nível de over. Até 3.2GHz eu garanto que ele segura, mesmo com vcore padrão (o meu eu reduzir para que ele não esquentasse tanto e consumisse menos energia também, só que esse valor talvez não seja o mesmo para todo i5), mas não arriscaria colocar mais do que isso para uso diário...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...