Ir ao conteúdo

Meu Noctua U12P não consegue dissipar o calor do Q6600 será defeito?

danilozxf

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal estou tendo problemas com a temperatura do meu Q6600, sei que ele é conhecido em ser quente mas acredito que não seja normal essas temperaturas, antes de mais nada já retirei o cooler (noctua) várias vezes coloquei AS5 e NT-H1 e mesmo assim não resolveu. Vejo muitas pessoas com o mesmo processador e com coolers até inferiores com temperaturas menores, o que pode ser? Segue a foto das temperaturas no coretemp em idle não coloquei em full porque quando eu coloco o prime em menos de um minuto os cores atingem 75ºc.

coretempscr.png

Detalhe no vcore na bios esta em 135000v, coisa totalmente aceitável para ele. Não sei se eu to fazendo alguma coisa errada na bios e as temperaturas estão subindo. Segue a configuração da bios:

FSB Frequency ...................... [400]

CPU RATIO................................[9x]

PCIE Frequency ..................... [100]

FSB Strap to North Bridge .......... [Auto]

DRAM Frequency ..................... [DDR2-1066]

DRAM Timing Control: Manual

5-5-5-15

DRAM Static Read Control ........... Disabled

DRAM Read Training ................. Disabled

MEM. OC Charger .................... [Enabled]

CPU Voltage ........................ [1.35000v] (1.344v no CPUZ)

CPU GTL Voltage Reference (0/2) .... 630 standard

CPU GTL Voltage Reference (1/3) .... 670 standard

CPU PLL Voltage .................... [1.54v]

FSB Termination Voltage............. [1.30v]

DRAM Voltage ....................... [2.10v]

NB Voltage ......................... [1.30v]

NB GTL Reference ................... [Auto]

SB Voltage ......................... [Auto]

PCIE SATA Voltage .................. [Auto]

Load-Line Calibration .............. [Enabled]

CPU Spread Spectrum ................ [Disabled]

PCIE Spread Spectrum ............... [Disabled]

CPU Clock Skew ..................... [Auto]

NB Clock Skew ...................... [Auto]

CPU Margin Enhancement ............. [Optimized]

Agora pergunto existe defeito em cooler, ou o mesmo estragar do nada? Não sei mais o que fazer hoje estava jogando dirt 2 e a temperatura chegou a 72ºc antes de mais nada eu tenho o gabinete CM 690 com 6 cooler da coolermaster aqueles do led azul no gabinete. Como é possível essas temperaturas nessas condições.

• Membro VIP
Postado

Bom, se você tem certeza que o cooler está bem encaixado e que passou pasta térmica na quantidade certa, ainda pode ser má ventilação do gabinete ou ele estar colocado em um local errado (como em um hack). Você se encaixa em alguma dessas variáveis??

Postado
Bom, se você tem certeza que o cooler está bem encaixado e que passou pasta térmica na quantidade certa, ainda pode ser má ventilação do gabinete ou ele estar colocado em um local errado (como em um hack). Você se encaixa em alguma dessas variáveis??

Bom pedro acredito que falta de ventilação no gabinete não é o problema porque o meu CM690 esta com 3 fans jogando o ar (frontal, baixo, lateral) para dentro e 3 exaustores (as duas de cima e a da parte de tras) todas daquele modelo do led azul da coolermaster inclusive cheguei a tirar o cooler original do noctua e colocar mais uma desse modelo nele e mesmo assim não adiantou. Sobre o local do gabinete ele fica naqueles racks bem aberto na parte de baixo acho que também não seria isso. Mais alguma ideia do que possa ser?

• Membro VIP
Postado

Tente tirar o PC desse rack e teste as temperaturas. Tambem pode ser bug do sensor. Teste um ventilador apontado diretamento para o PC com a tampa lateral removida e veja se as temperaturas mudam.

Postado
Tente tirar o PC desse rack e teste as temperaturas. Tambem pode ser bug do sensor. Teste um ventilador apontado diretamento para o PC com a tampa lateral removida e veja se as temperaturas mudam.

Bom pedro em primeiro lugar vou agradecer por estar tentando me ajudar, fiz o que você falou tirei o gabinete do rack e retirei a tampa lateral e coloquei um ventilador parado junto a lateral dele e rodei o prime por 30 minutos segue as temperaturas em idle e full:

Antes em idle 51, 51, 46, 45

Depois em idle 43, 43, 37, 36 (Com ventilador)

Antes em full (não cheguei a testar com medo de queimar)

Depois em full 75, 75, 68, 68 (Com ventilador)

O que você acha esta normal?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!