Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Divisão de Banda com roteador Wireless


Fandangos

Posts recomendados

Amigos, boa noite.

Gostaria de pedir a ajuda de vocês com o meu caso. Tenho certeza que com o conhecimento de vocês, tomarei uma decisão melhor.

Tenho 2 PCs em casa, cada um com uma conexão de 2mb. Eu uso BitTorrent a rodo e jogo uns jogos online, já o outro PC usa menos banda.

ideia: deixar somente um ponto de 4mb e fazer uma rede wireless. (mais econômico)

Medo: perder banda em determinados momentos do dia.

Dúvida: dá para limitar a velocidade entre os computadores?

Mais algumas informações para vocês terem noção da minha necessidade:

- Aquele esquema de ligar a internet em um pc e depois no outro, tendo que deixar o primeiro sempre ligado está fora de cogitação.

- Muitas vezes estou usando meus limitados 230~240kpbs de down (seja jogando, seja baixando algo, seja fazendo os dois) e meu irmão também, no outro pc. Não quero que, de repente, o rate dele suba para 400 e o meu caia. O ideal seria controlar isso.

Vocês conseguem me ajudar?

Espero ter explicado bem.

Caso não tenha ficado algo claro, por favor me avisem.

Feliz Natal atrasado e um ótimo Ano Novo a todos!

Abs,

Fandangos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma boa ideia usar apenas um link, visando economizar nas contas, afinal as operadoras já estão ricas demais. Em relação à perda de banda em determinados horários, isso irá depender do sinal que lhe será fornecido, é bom procurar saber se será atendido com essa velocidade, se há viabilidade técnica que permita um bom funcionamento de um link de 4Mbps; e o bom funcionamento da rede wireless dependerá de como será montada essa rede, pois redes sem fio são bastante suscetíveis a interferências; já em relação ao controle de banda tem equipamentos que fazem esse papel com eficiência, posso te indicar o que uso em minha residência e tem me atendido de forma satisfatória. O modelo que uso atualmente é o access point OIW-2411APG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O recomendado à você, Fandangos é a instalação e desse roteador de banda larga wireless com suporte ao controle de banda, ou QoS avançado.

Muitos outros membros relatam ter tido excelente experiência com o D-Link DIR-300, com firmware da dd-wrt.

Não deixe de postar se a sua dúvida foi solucionada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto a em casa quanto na casa da minha namorada é apenas um ponto de internet dividido para outros computadores.

A diferença é que na casa dela o roteador é wireless, aqui em casa é com cabo azul mesmo.

da uma lida nestes artigos:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/577

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1331

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Muito obrigado pela ajuda.

Mas tem um ponto que ainda está nebuloso, não sei se não me expressei bem ou se não entendi o que vocês falaram.

É possível controlar a banda entre os dois computadores, ou seja, em determinado momento eu uso 3mb no PC1 e 1mb no PC2, em outro momento 2mb em cada, em outro 3,5mb no PC1 e 0,5mb no PC2?

Desejo fazer isso porque o PC1 é para P2P e jogos online, enquanto o PC2 somente para e-mails e sites em geral. Mas a intenção é que esse controle seja fácil a ponto de mudá-lo em poucos segundos.

Caso já tenham respondido, peço a gentileza de explicar novamente pois não entendi.

Muito obrigado pela ajuda,

Fandangos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Após ter lido o topico Segurança Básica em Redes Sem Fio (sugerido por ULISSESGASP), me veio outra dúvida.

Antes uma breve explicação: como havia dito anteriormente, tenho dois PCs em casa. Mas, ocasionalmente, amigos trazem notebooks aqui e gostaria de por um breve momento compartilhar a minha conexão à internet e acesso à rede para compartilhamento de arquivos.

É possivel, de alguma forma, autorizar o acesso mediante uma senha, sem que ele tenha acesso permanente à minha rede?

Explicando melhor: configurei a rede com a senha de 63 dígitos e meus PCs. Agora quero dar acesso a um amigo e quero definir na hora uma senha fácil para ele acessar e, tão logo não seja mais necessário, ele não conseguir acessar mais.

Aproveitando, vocês podem me indicar algum artigo ou site que explique as possíves configurações de um roteador e placa de rede sem fio para que eu encontre uma configuração que esteja de acordo com as minhas necessidades?

Explicações básicas do que muda de um para o outro, como memória RAM, HD, placa de vídeo, processador, etc para um computador.

Muito obrigado,

Fandangos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim você pode escolher e gerenciar a banda via roteador pelo que eu me lembro é isso.

Sim quando configurar uma senha de acesso para sua rede wireless pode passa-la para amigos, parentes, outras maquinas dependendo do router varia de 4 pc via cabo e um ponto de internet ou 100 pcs e um ponto de internet em wireless.

Depende do roteador que você vai comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você pode limitar o acesso via wireless a apenas os endereços MACs cadastrados no roteador, assim, quando seu amigo chegar lá ele lhe passa o MAC da placa de rede e terá internet liberada.

Ou você pode usar o esquema por chaves (senhas), você passa a chave da sua rede a ele e automaticamente ele terá acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!