Ir ao conteúdo

Criando um .bat no Linux

maozaorox

Posts recomendados

Postado

Ola galera!

Seguinte, estou com um virus na rede que fica me gerando MILHARES(literalmente) de arquivos na pasta do servidor. Então tenho q ficar apagando manualmente os arquivos com nomes randomicos (Ex: aaajdm.pif, fuecms.exe, saienj.cmd, e assim vai).

Porém, conforme eu vou apagando os arquivos via putty as estações que estão utilizando o sistema ficam muita lerdas( o sistema fica lerdo), então queria criar tipo um .bat do windows pra deixar removendo os arquivos de madrugada já que o servidor fica ligado sempre.

no windows colocaria +-

del aa*.pif

del aa*.cmd

del aa*.exe

del ab*.pif

del ab.cmd

.

.

.

zz*.pif

zz*.cmd

zz*.exe

Ai só executaria esse .bat e ele daria todos os comandos para mim.

Então essa é minha pergunta, como fazer isso no linux :D

Obrigado a todos.

Postado

PEnsei em criar um arquivo .sh com os comandos dentro...

Ex:

rm -f aa*.pif

rm -f aa*.exe

rm -f aa*.cmd

.

.

.

zz*.cmd

Será que funciona ?

O caminho onde os arquivos estão sendo gerados é /home/dados

Terei de especificar algo no arquivo?

Agradecido.

Postado

Então, os arquivos estão na pasta /home/dados/

Criei um arquivo no / chamado remover.sh

Coloquei algo como

#!/bin/bash

echo "Preparando para apagar arquivos"

sleep 2

echo "Apagando arquivos A"

rm -f /home/dados/aa*.cmd

rm -f /home/dados/aa*.pif

rm -f /home/dados/aa*.exe

.

.

.

rm -f /home/dados/az*.cmd

rm -f /home/dados/az*.pif

rm -f /home/dados/az*.exe

sleep 2

echo "Apagando arquivos B"

.

.

.

Acredito que funcionará, o que vocês acham?

• Membro VIP
Postado

Por descargo de consciência, crie esses arquivos num diretório teste, crie alguns arquivos com essas extensões ( modificando, claro, o diretório do comando rm em seu script ) e execute-o.

Nesse teste, você irá testar as permissões, algum erro de sintaxe do comando, etc.

Postado

Fiz esse teste que você mencionou e funcionou tudo certo.

A última duvida que tenho é, eu uso o Samba, esses arquivos que eu apago com o rm eles vão para algum tipo de lixeira que tenho que esvaziar depois? Ou eles somem para sempre?

Obrigado.

Postado

O comando rm não existe lixeira, equivalente ao del no windows

e cara, para de fazer cambiarra.

se você não precisa que as estações salvem executáveis no servidor use o parâmetro veto file na configuração do samba, ele pode ser usado para bloquear arquivos por extensão

a linha fica + ou - assim, deve-se colocar na configuração do compartilhamento

veto files = /*.exe/*.cmd/*.bat/*.pif/*.com/

Instale um antivírus no servidor, o ClamAV é uma boa opção

Um bom antivírus no windows nem precisa dizer

Postado
O comando rm não existe lixeira, equivalente ao del no windows

e cara, para de fazer cambiarra.

se você não precisa que as estações salvem executáveis no servidor use o parâmetro veto file na configuração do samba, ele pode ser usado para bloquear arquivos por extensão

a linha fica + ou - assim, deve-se colocar na configuração do compartilhamento

Instale um antivírus no servidor, o ClamAV é uma boa opção

Um bom antivírus no windows nem precisa dizer

Então cara, eu achei esse comando do veto ae hoje e testarei amanha de manha quando chegar pois precisarei reiniciar o servidor, pois na realidade quem está gerando esses arquivos é esse virus, só que não sei se é um virus que esta no servidor ou nas maquinas, nas maquinas tenho certezapois achei varios virus nas estações quando entrei nessa empresa, pois muitas delas nem anti virus tinham, então sempre q posso vou limpando elas e instalando um anti virus.

O servidor tem o ClamAV instalado, porém não sei como fazer o scaneamento com ela nos arquivos, pois só trabalho com ele via terminal =x

Queria achar a fonte do virus que esta gerando todos esses arquivos que só servem para lotar o HD.

Obrigado.

• 3 semanas depois...
Postado

Fala galera!

Desculpe a demora.

Testei o comando veto, porém, ele bloqueia todos as extensões que coloco la, as que existem no servidor ele bloqueia como se não existissem os arquivos, pensei que ele apenas bloqueava a criação de novos arquivos daquela extensão.

Sobre os virus, fiquei uam noite na loja e testei maquina por maquina, não teve jeito.

Descobri que os arquivos .bat do windows são como os .sh no Linux.

Tópico Resolvido!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!