Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
O que seria, "mau preparo" ?

Só sei que, em um dos casos, em outro fórum, o dono do SSD estava lutando para melhorar a performance dele e ninguém estava conseguindo resolver ( tópico com quase uma dezena de posts).

Indicaram até um site gringo que dizia se tratar de problema com controladora Sand Force.

Como o pessoal esta dizendo, eu tambem ja acompanhei diversos casos de "mal desempenho" de SSDs, na maioria dos casos o problema foi resolvido com a troca de um cabo sata defeituoso, troca da porta sata, update da bios e os mais diversos "causos" do tipo "voce ja tentou ligar e desligar o computador" e em muitos outros o final RMA.

Mas n a verdade 'e que como todo e qualquer novo hardware no seu computador, problemas podem acontecer dos mais simples aos mais complexos e nesse momento o importante 'e manter a mente aberta, a espinha ereta e o coracao tranquilo.

• Curtir 1
Postado
Essa foi para o Fernando007. Agora você pode ficar tranquilo com a questão da vida útil (e mais ainda porque você tem o hábito de guardar suas coisas importantes e ter imagem do S.O., então não tem que esquentar cabeça). [...]

Como eu já disse num post anterior, eu já tive a feliz experiência de um SSD morrer, e como disse, ele durou 2 horas. O pior não foi isso, pois se reparou, era da marca OWC, e eles não vendem no BR. Eu tinha importado ele, só de imposto tinha sido mais de R$300, valor que perdi quando fiz a devolução.

Quando você compra, supostamente, um dos melhores produtos do mercado, e ele dura 2 horas, o que você pensaria dele (e de seus semelhantes)? Eu NUNCA tive um HD que morreu comigo.

E acho que o mercado de SSD's ainda está engatinhando.O SandForce é o melhor exemplo, é um produto half-baked, todo problemático. No meu notebook, por exemplo, o SF2281 simplesmente não negocia SATA 2 com o chipset (nVidia MCP79), e o fabricante (CORSAIR) se nega a oferecer algum suporte em relação à esse problema, logo, meu SSD sempre está em SATA I. Não sei como é a questão de outras controladoras, mas se possível, eu vou evitar SandForce no próximo SSD. Se você precisa ficar fazendo tudo que é macumba pro troço funcionar direito... por favor...

Não estou dizendo que não tem produtos bons no mercado, estou dizendo, que tem muitos produtos ruins. Pelo menos, os Corsair que tenho ainda estão como novos, comprei eles devido a política de RMA, depois do ano de garantia nacional, posso usufruir de mais 2 anos da fabricante, com impostos pagos pela fabricante. Outras, deixam impostos em caso de defeito, à cargo do consumidor.

Postado
Como eu já disse num post anterior, eu já tive a feliz experiência de um SSD morrer, e como disse, ele durou 2 horas. O pior não foi isso, pois se reparou, era da marca OWC, e eles não vendem no BR. Eu tinha importado ele, só de imposto tinha sido mais de R$300, valor que perdi quando fiz a devolução.

Quando você compra, supostamente, um dos melhores produtos do mercado, e ele dura 2 horas, o que você pensaria dele (e de seus semelhantes)? Eu NUNCA tive um HD que morreu comigo.

E acho que o mercado de SSD's ainda está engatinhando.O SandForce é o melhor exemplo, é um produto half-baked, todo problemático. No meu notebook, por exemplo, o SF2281 simplesmente não negocia SATA 2 com o chipset (nVidia MCP79), e o fabricante (CORSAIR) se nega a oferecer algum suporte em relação à esse problema, logo, meu SSD sempre está em SATA I. Não sei como é a questão de outras controladoras, mas se possível, eu vou evitar SandForce no próximo SSD. Se você precisa ficar fazendo tudo que é macumba pro troço funcionar direito... por favor...

Não estou dizendo que não tem produtos bons no mercado, estou dizendo, que tem muitos produtos ruins. Pelo menos, os Corsair que tenho ainda estão como novos, comprei eles devido a política de RMA, depois do ano de garantia nacional, posso usufruir de mais 2 anos da fabricante, com impostos pagos pela fabricante. Outras, deixam impostos em caso de defeito, à cargo do consumidor.

Sandforce é meio complicado mesmo. E sobre a parte dos HD's, aqui em casa tenho 3 HD's. 2 já deram problemas, sendo que um foi em menos de 3 meses.

Postado

Olá a todos.

Estou entrando para o time dos SSD's. Ontem chegaram meus dois Samsung's 830 (comprados do vendedor indicado aqui por vocês). Fiquei impressionado quanto ao tamanho deles (bem "slim"). Ainda não instalei, pois como ainda estou montando a nova máquina, vou esperar até estar com todas as peças).

Aproveitando, comprei uma placa mãe com chiset Z77. Como faço para habilitar o TRIM em RAID 0? Desculpe se a pergunta é básica, mas como estou entrando agora nesse mundo, as dúvida começaram a aparecer.

Em relação ao vendedor, nota 10. Os dois vieram lacrados, na caixa, mostrando que são novos e originais.

Abs

Postado

Até pouco tempo atrás, tinha colocado na minha postagem uma "lista" de fabricantes/séries de SSD "confiáveis" (SSD Intel 330 S, OCZ Vertex 4, Corsair Force GS/GT, Kingston HyperX/3k e Plextor M5S), e os colegas daqui até sugeriram outros para acrescentar a minha lista, como o Sandisk Extreme e o Samsung 830 (que também foram "adicionados").

No geral isso é difícil de acontecer, como tinha dito, se trata mais de exceção do que regra.

Assim como o usuário Daniolip, também já perdi uns 3 HD (que pararam de funcionar de uma hora para outra, "sem avisar"). Eram: Samsung 320 GB, Maxtor 500 GB e Seagate 500 GB.

Agora SSD, já tive 4 ao todo, 1 Vertex 2 E 120GB, 2 Vertex 3 60 GB e 1 Vertex 4 256 GB. Já postei imagens deles aqui, testes com o ATTO e AS SSD. Fora a Vertex 4 256 GB (que ainda não testei, está na caixa ainda) estou usando a Vertex 3 60 GB.

O único problema que tive foi com a atualização de Firmware, que reduziu as taxas de escritas da Vertex 3 60 GB. Nem voltando para o Firmware "original", ela voltou a ter as notas iniciais.

Como já teve usuários aqui com problemas de incompatibilidade. Realmente é um transtorno você comprar um produto e ver que ele não funciona como deveria. Por isso é sempre bom a gente pesquisar, estudar e pedir conselhos a quem já teve experiências sucedidas com SSD antes da aquisição.

Concordo. Por isso optei sempre por comprar aqui no Brasil, principalmente na minha cidade. Pago mais caro por isso, sei. Se der algum problema, vou na loja e troco, pronto! Segurança não tem preço, pelo menos para mim.

Sandforce é meio complicado mesmo. E sobre a parte dos HD's, aqui em casa tenho 3 HD's. 2 já deram problemas, sendo que um foi em menos de 3 meses.

É Daniolip, Sandforce, atualização de Firmware, péssimos suporte e taxação... você que o diga! :cry:

Como tinha dito, já perdi uns 3 HD (dos 12 que já tive). Agora 3 meses, puxa vida, que azar em filho! :unsure:

Por isso sou meio "neurado" com isso, tenho uns 3 HD internos e 1 HD externo SÓ para Backup, e tudo são as mesmas cópias. :lol:

Agora com as SSD, não tive nenhum problema nesse sentido: pelo menos até agora.

Olá a todos.

Estou entrando para o time dos SSD's. Ontem chegaram meus dois Samsung's 830 (comprados do vendedor indicado aqui por vocês). Fiquei impressionado quanto ao tamanho deles (bem "slim"). Ainda não instalei, pois como ainda estou montando a nova máquina, vou esperar até estar com todas as peças).

Em relação ao vendedor, nota 10. Os dois vieram lacrados, na caixa, mostrando que são novos e originais.

Abs

Olá parceiro. Seja bem vindo amigo! Mais um no "Clube". :lol:

Fez boa compra, o Samsung 830 também é um dos melhores do mercado.

Pretende fazer RAID? Ou deixá-los como partições distintas?

É bom instalar tudo de novo, item a item. Lembre-se de setar o modo AHCI (ou RAID) na BIOS antes de instalar o Windows e programas. Caso não conheça, sugiro que dê uma estudada nesse site: SSD ABC Guide.

Também assista aos videos abaixo. Espero que te ajude.

(...)

Assim que eu gosto, por isso compro nas lojas daqui: além da questão da segurança, vou pessoamente e só pego se estiver lacrado. Sei que pago caro por isso.

Postado

Concordo. Por isso optei sempre por comprar aqui no Brasil, principalmente na minha cidade. Pago mais caro por isso, sei. Se der algum problema, vou na loja e troco, pronto! Segurança não tem preço, pelo menos para mim.

Pois é… as vezes a gente precisa "quebrar a cara" para aprender, não é mesmo? hehehehehe.

Postado
Olá parceiro. Seja bem vindo amigo! Mais um no "Clube". :lol:

Fez boa compra, o Samsung 830 também é um dos melhores do mercado.

Pretende fazer RAID? Ou deixá-los como partições distintas?

É bom instalar tudo de novo, item a item. Lembre-se de setar o modo AHCI (ou RAID) na BIOS antes de instalar o Windows e programas. Caso não conheça, sugiro que dê uma estudada nesse site: SSD ABC Guide.

Também assista aos videos abaixo. Espero que te ajude.

Assim que eu gosto, por isso compro nas lojas daqui: além da questão da segurança, vou pessoamente e só pego se estiver lacrado. Sei que pago caro por isso.

Olá, obrigado pelas dicas.

Em relação aos SSD's, farei RAID mesmo. Apenas mais uma coisa que não ficou muito claro em relação ao TRIM: a única configuração que tenho que fazer é no windows? Tem que habilitar algum modo no setup da placa-mãe?

Abs

Postado

Olá, obrigado pelas dicas.

Em relação aos SSD's, farei RAID mesmo. Apenas mais uma coisa que não ficou muito claro em relação ao TRIM: a única configuração que tenho que fazer é no windows? Tem que habilitar algum modo no setup da placa-mãe?

Espero que ajude. E não tem "de que" amigo, precisando é só postar. ;)

Sobre o TRIM. O TRIM é o comando que permite ao Windows 7 determinar quais blocos do SSD estão em uso ou livres. No decorrer do uso, são acumulados conjuntos de blocos que contém dados gravados, mas que o usuário já deletou. O SSD aguarda uma ocasião oportuna para poder deixar um grupo destes blocos disponíveis para liberar fisicamente a memória de todos eles juntos. Essa também é uma limitação do SSD, que precisa reunir grupos maiores de blocos (normalmente 512kb), para então deletá-los.

Ao facilitar a identificação desses dados apagados, mas que ainda ocupam os blocos, ele melhora o desempenho da unidade de armazenamento no momento em que reorganiza os blocos de dados inválidos (conhecido como "garbage colection", ou GC), agilizando o processo de "limpeza" dos blocos.

Para saber se o TRIM está ativado ou não. Clique no Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" > e clique na opção "Executar como administrador".

No prompt de comando, digite a seguinte linha de comando:

fsutil behavior query disabledeletenotify

Aperte "Enter". Se surgir o texto "DisableDeleteNotify = 0", o TRIM está ativado. Se surgir o texto "DisableDeleteNotify = 1", o TRIM está desativado.

Sobre o TRIM no Windows 7. Não precisa esquentar cabeça com isso, não tem que fazer nada para ativar o TRIM. Por padrão, o Windows 7 mantém o TRIM ativado, desde que você tenha feito a instalação a partir "do zero" e o instale em apenas 1 (uma) unidade SSD (no modo AHCI).

Problema a vista. No seu caso, temos um problema. Você tem duas opções:

- Se for fazer um arranjo RAID, o TRIM ficará desativado.

A exceção é para as motherboards com o chipset Intel da série 7, onde se pode usar o driver RAID Intel RST (Rapid Storage Technology), versão 11.x, a partir do Windows 7, sendo possível enviar o comando TRIM para os SSD em RAID 0. Veja aqui mais detalhes sobre esse assunto.

Considerando o seu caso, para você reverter a ausência do comando, sugiro fazer imagens do seu S.O. (caso tenha algum HD "sobrando"). Basta fazer uma imagem de tudo, após instalar o Windows (e atualizá-lo), programas e seus jogos. E o bom de você ter a imagem do S.O. num outro drive é de sempre poder restaurar na hora em que desejar, quando "sentir" que houve uma "queda" nas taxas da(s) sua(s) SSD. Você pode restaurar a imagem de 6 em 6 meses. Ficará tudo "alinhado" nas memórias de armazenamento. Com o tempo de uso, atualizações e alterações no S.O., fica uma "bagunça" danada porque você não conta com o TRIM.

O bom dessa escolha é que você terá excelentes taxas de leitura/escrita, principalmente leitura. E também dependerá da aplicação que você irá usar. Se for exclusivamente para aplicações "corriqueiras" e jogos, então não compensa. Agora se for exclusivamente para trabalho (edição e projetos) aí já é "outros quinhentos".

Chegou a ler a "estória" que o BetoUK contou? * :lol:

*

Parece que tem bastante gente com problemas com Garbage Collection e Overprovising.

Bem eu vou tentar explicar de uma forma criativa.

Vamos dizer que o seu computador 'e uma loja de sapatos :P

Ao ir a uma loja de sapatos voce entra, escolhe um e diz para o vendedor "eu quero esse aqui, numero tal, cor tal, bla, bla, bla". Ele rapidinho some em uma porta no fundo da loja e apos alguns minutos volta com uma caixa com o seu sapato do jeito que voce pediu, legal algo muito comum, mas pensando bem como ele achou essa caixa entre tantas outras, iguais e talvez pouco diferentes com tantos numeros diferentes e cores e modelos, e outras bugigangas, cintos, meias, cadeiras (nao nao cadeiras nao), etc.

Bem isso seria mais ou menos como funciona o seu HD/SSD, vamos dizer HD/SSD porque muita coisa se aplica tanto em um como em outro.

O gerente dessa loja (o seu Sistema Operacional) cria uma vitrine de tudo o que tem no seu HD/SSD, com um codigo de aonde esta determinado sapato, etc. O seu vendedor (memoria) mantem em maos aquilo que voce esta usando/vendo enquanto voce esta na loja e segue as instrucoes do gerente, dependendo se o vendedor 'e bom ou nao (quanto de memoria voce tem) ele pode ter mais ou menos coisas nao maos ao mesmo tempo (haja caixa de sapato).

Agora vamos imaginar uma situacao, uma nova colecao de sapatos acaba de chegar e esta no caminhao para ser descaregada (CD, DVD, download da internet, pendrive, etc), o gerente pede para o vendedor delicadamente: O seu vagabundo comece a pegar a colecao nova de sapatos e coloque no deposito, jaaaaaaaa.

O vendedor de pronto comeca a trabalhar, o gerente cria um novo codigo para cada produto e passa para o vendedor pegar no caminhao e colocar no deposito em determinado lugar.

Opa mas ai aparece um problema, o vendedor chegando no deposito de depara com a colecao antiga de sapatos que esta ali.

Bem ele para e pensa, esse lugar esta ocupado por sapatos antigos vou voltar para o gerente e informar.

Voltando para o gerente ele diz: Boss tem sapatos no lugar, o gerente da uma olhada no registro e ve que sao da colecao antiga, e diz delicadamente: seu estupido ignorante esses sapatos nao sao mais utilizados, pega e joga tudo fora.

O vendedor muito rapidamente volta ao deposito, pega os sapatos antigos e joga tudo fora, então dai ele põe os sapatos novos no lugar, ufa quanto trabalho.

E isso acaba se repetindo de tempos em tempos quando toda vez o vendedor encontra sapatos antigos no deposito.

O gerente pensa, poxa isso ta fazendo as coisas ficarem muito devagar e baguncadas sempre tenho coisas que nao sao mais usadas no deposito e esse vendedor preguicoso nunca joga fora.

Ele da uma olhada no jornal e ve um novo e mais rápido e melhor "deposito" (SSD) para ser vendido e incluido ai totalmente gratis um novo funcionario o "Coletor de sapatos velhos super eficiente (bem nao estão eficiente assim)".

Ele compra e instala o seu novo deposito e conversa com o novo vendedor: e ai vai comecar a trabalhar ou fica ai cocando.

Ele diz: olha nao 'e bem por ai, para eu trabalhar existe algumas condicoes, primeiro eu preciso de um espaco no deposito para colocar os sapatos velhos antes de jogar fora e segundo o deposito tem que estar um tanto tranquilo se nao eu acaba batendo de frente com aquela porcaria de vendedor que voce tem ai.

O Gerente diz: tudo bem como nos vamos instalar o deposito novo eu vou deixar um espaco para voce trabalhar, em relação ao vendedor vamos ver o que podemos fazer quando a loja estiver vazia.

Bem ta ai uma explicacao de como funciona o Garbage Colection e tambem o Overprovising, o mais importante em relação ao Overprovising 'e que o seu espaco ja esta definido de fabrica, por isso a diferenca de tamanho entre determinados SSDs, outro 'e que dependendo do seu SSD o nosso "Coletor de sapatos velhos" trabalha sem a necessidade de ter um espaco so para ele, o que nao faz dele melhor ou pior que o outro, antes de tudo o melhor 'e pesquisar sobre o seu SSD, mas nada de paranoia instale o seu OS e aproveite o seu novo deposito (incluindo ai o novo e super eficiente coletor de sapatos velhos), valeu ai galera.

- Se mudar de ideia e não for fazer um arranjo RAID, você deixará suas unidades "independentes" - em AHCI.

Na minha opinião, essa é a melhor escolha. Você terá "menos dor de cabeça". Te falo isso por ter experiência: já tive 2 (duas) Vertex 3 de 60 GB em RAID 0. Não vale a pena, pelo menos não valeu para mim.

Seria uma unidade C e D (e E para o HD). Basta deixar o S.O. e programas que você mais usa na partição "C:" e o restante instalado na unidade "D". Os "dados brutos" (seus textos, livros, fotos, músicas, filmes, etc.) ficariam no HD ("E:"). É a melhor escolha.

Lembre-se de manter uma margem de até 75% de espaço ocupado em cada uma das suas SSD.

fontes: Adrenaline Review Pág. 7 e Adrenaline Review Pág. 8

|=|=|=|=|=|=|=|=|

Pois é… as vezes a gente precisa "quebrar a cara" para aprender, não é mesmo? hehehehehe.
Como o pessoal esta dizendo, eu tambem ja acompanhei diversos casos de "mal desempenho" de SSDs, na maioria dos casos o problema foi resolvido com a troca de um cabo sata defeituoso, troca da porta sata, update da bios e os mais diversos "causos" do tipo "voce ja tentou ligar e desligar o computador" e em muitos outros o final RMA.

Mas na verdade é que como todo e qualquer novo hardware no seu computador, problemas podem acontecer dos mais simples aos mais complexos e nesse momento o importante é manter a mente aberta, a espinha ereta e o coração tranquilo.

É isso aí amigo, disse tudo! ;)

Postado
Olá a todos.

...

Aproveitando, comprei uma placa mãe com chiset Z77. Como faço para habilitar o TRIM em RAID 0? Desculpe se a pergunta é básica, mas como estou entrando agora nesse mundo, as dúvida começaram a aparecer.

Abs

TRIM on RAID é novo, mas, deve haver tutorias na web já. Postei 3 páginas atrás uma 'pincelada' a respeito... http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5758465&postcount=2893 ... até no site Intel é ruim de achar. Mas, o Gotoa deu uma mãozinha.

Está em grego. Usa o Tradutor Burro.. digo, Google.. :lol: .. tem suas bizarrices, mas, ajuda.. http://www.hwbox.gr/reviews/18431-ssd-raid0-roundup-2012-raid0-strikes-back.html

Sucesso!

.

Postado
Espero que ajude. E não tem "de que" amigo, precisando é só postar. ;)

Sobre o TRIM. O TRIM é o comando que permite ao Windows 7 determinar quais blocos do SSD estão em uso ou livres. No decorrer do uso, são acumulados conjuntos de blocos que contém dados gravados, mas que o usuário já deletou. O SSD aguarda uma ocasião oportuna para poder deixar um grupo destes blocos disponíveis para liberar fisicamente a memória de todos eles juntos. Essa também é uma limitação do SSD, que precisa reunir grupos maiores de blocos (normalmente 512kb), para então deletá-los.

Ao facilitar a identificação desses dados apagados, mas que ainda ocupam os blocos, ele melhora o desempenho da unidade de armazenamento no momento em que reorganiza os blocos de dados inválidos (conhecido como "garbage colection", ou GC), agilizando o processo de "limpeza" dos blocos.

Para saber se o TRIM está ativado ou não. Clique no Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Clique com o botão direito do mouse sobre o "Prompt de Comando" > e clique na opção "Executar como administrador".

No prompt de comando, digite a seguinte linha de comando:

fsutil behavior query disabledeletenotify

Aperte "Enter". Se surgir o texto "DisableDeleteNotify = 0", o TRIM está ativado. Se surgir o texto "DisableDeleteNotify = 1", o TRIM está desativado.

Sobre o TRIM no Windows 7. Não precisa esquentar cabeça com isso, não tem que fazer nada para ativar o TRIM. Por padrão, o Windows 7 mantém o TRIM ativado, desde que você tenha feito a instalação a partir "do zero" e o instale em apenas 1 (uma) unidade SSD (no modo AHCI).

Problema a vista. No seu caso, temos um problema. Você tem duas opções:

- Se for fazer um arranjo RAID, o TRIM ficará desativado.

A exceção é para as motherboards com o chipset Intel da série 7, onde se pode usar o driver RAID Intel RST (Rapid Storage Technology), versão 11.x, a partir do Windows 7, sendo possível enviar o comando TRIM para os SSD em RAID 0. Veja aqui mais detalhes sobre esse assunto.

Considerando o seu caso, para você reverter a ausência do comando, sugiro fazer imagens do seu S.O. (caso tenha algum HD "sobrando"). Basta fazer uma imagem de tudo, após instalar o Windows (e atualizá-lo), programas e seus jogos. E o bom de você ter a imagem do S.O. num outro drive é de sempre poder restaurar na hora em que desejar, quando "sentir" que houve uma "queda" nas taxas da(s) sua(s) SSD. Você pode restaurar a imagem de 6 em 6 meses. Ficará tudo "alinhado" nas memórias de armazenamento. Com o tempo de uso, atualizações e alterações no S.O., fica uma "bagunça" danada porque você não conta com o TRIM.

O bom dessa escolha é que você terá excelentes taxas de leitura/escrita, principalmente leitura. E também dependerá da aplicação que você irá usar. Se for exclusivamente para aplicações "corriqueiras" e jogos, então não compensa. Agora se for exclusivamente para trabalho (edição e projetos) aí já é "outros quinhentos".

Chegou a ler a "estória" que o BetoUK contou? * :lol:

*

- Se mudar de ideia e não for fazer um arranjo RAID, você deixará suas unidades "independentes" - em AHCI.

Na minha opinião, essa é a melhor escolha. Você terá "menos dor de cabeça". Te falo isso por ter experiência: já tive 2 (duas) Vertex 3 de 60 GB em RAID 0. Não vale a pena, pelo menos não valeu para mim.

Seria uma unidade C e D (e E para o HD). Basta deixar o S.O. e programas que você mais usa na partição "C:" e o restante instalado na unidade "D". Os "dados brutos" (seus textos, livros, fotos, músicas, filmes, etc.) ficariam no HD ("E:"). É a melhor escolha.

Lembre-se de manter uma margem de até 75% de espaço ocupado em cada uma das suas SSD.

fontes: Adrenaline Review Pág. 7 e Adrenaline Review Pág. 8

OK, mais uma vez obrigado pelas dicas.

No meu caso, manterei o RAID 0, pois estou adquirindo uma nova placa-mãe (com chipset Z77) que é abrangido pelo driver que você passou.

TRIM on RAID é novo, mas, deve haver tutorias na web já. Postei 3 páginas atrás uma 'pincelada' a respeito... http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5758465&postcount=2893 ... até no site Intel é ruim de achar.

Está em grego. Usa o Tradutor Burro.. digo, Google.. :lol: .. tem suas bizarrices, mas, ajuda.. http://www.hwbox.gr/reviews/18431-ssd-raid0-roundup-2012-raid0-strikes-back.html

Sucesso!

.

Dei uma olhada no seu tutorial e ele é de grande ajuda. Assim que chegar a placa, posto minhas impressões.

Abs

Postado

OK, mais uma vez obrigado pelas dicas.

No meu caso, manterei o RAID 0, pois estou adquirindo uma nova placa-mãe (com chipset Z77) que é abrangido pelo driver que você passou.

Foi mal, não sabia do seu upgrade, levei em consideração a sua assinatura (Mobo Asus P5K Premium WiFi com um Core 2 Q6600 e os 2 HD de 500GB).

TRIM on RAID é novo, mas, deve haver tutorias na web já. Postei 3 páginas atrás uma 'pincelada' a respeito... http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5758465&postcount=2893 ... até no site Intel é ruim de achar.

(...)

Boas indicações Dalai_Brahma, valeu! ;)

Basicamente, é uma técnica processada via software, onde as funções serão gerenciadas pelo Windows 7 (após a instalação do driver Intel RST), um trabalho adicional para manter o comando TRIM ativo nas SSD.

Postado
Isso já não existe a algum tempo? Lembro de um review do anandtech sobre raid0 com 2 samsung 830 em um Z77 (ou x79).

Sim, amizade, existe desde agosto, com a atualização do Intel RST. E, também, já era previsto desde o ano passado para chipsets da série 7 - na verdade, esperava-se na série 6, junto com o SSD caching na série Z68. Mas, aquele review grego foi o primeiro que encontrei com amplo material de seus resultados. Então, fiz questão de compartilhar.

Inclusive, confirma a limitação dos Sandforce nesta área e o benefício duvidoso em aplicações gerais na prática. Como disse Gotoa, pra fins específicos - ou a pura comodidade em aumentar espaço - vale ser aplicado.

O review do Anandtech é este mesmo na mensagem que você quotou. E trás boa notícia aos usuários do Samsung 830...

"... I then took two Samsung SSD 830s and created a 128GB RAID-0 array (64GB + 64GB). I picked the 830 because it benefits tremendously from TRIM, when full and tortured with random writes the 830's performance tanks ... "

Nas, 10 priemiras páginas, troquei ideias com o Beto - há um ano! - e há testes que fiz de 2 C300 e 2 F40 em RAID 0 e 1. Não comportaram-se como os HDD's - em RAID1 a escrita não ficou mais lenta.

Sds.

.

Postado
Sim, amizade, existe desde agosto, com a atualização do Intel RST. E, também, já era previsto desde o ano passado para chipsets da série 7 - na verdade, esperava-se na série 6, junto com o SSD caching na série Z68. Mas, aquele review grego foi o primeiro que encontrei com amplo material de seus resultados. Então, fiz questão de compartilhar.

Inclusive, confirma a limitação dos Sandforce nesta área e o benefício duvidoso em aplicações gerais na prática. Como disse Gotoa, pra fins específicos - ou a pura comodidade em aumentar espaço - vale ser aplicado.

O review do Anandtech é este mesmo na mensagem que você quotou. E trás boa notícia aos usuários do Samsung 830...

"... I then took two Samsung SSD 830s and created a 128GB RAID-0 array (64GB + 64GB). I picked the 830 because it benefits tremendously from TRIM, when full and tortured with random writes the 830's performance tanks ... "

Nas, 10 priemiras páginas, troquei ideias com o Beto - há um ano! - e há testes que fiz de 2 C300 e 2 F40 em RAID 0 e 1. Não comportaram-se como os HDD's - em RAID1 a escrita não ficou mais lenta.

Sds.

.

Ah saquei. Não me leve a mal hehe, só estava perguntando por perguntar mesmo.

Minha opinião é a mesma de vocês sobre o sandforce. O beneficio do raid0 é só no quesito de poder aumentar o espaço. A velocidade sequencial já é brutal com ou sem raid0.

Postado

Na minha opinião, o benefício do RAID 0 não é exclusivamente para poder aumentar o espaço de armazenamento, é sim para atender grandes demandas de trabalho (edição e projetos). 2 SSD em RAID 0 oferecem taxas de leitura/escrita excelentes. Agora se for exclusivamente para aplicações "corriqueiras" e jogos, como tinha dito, então não compensa.

Por exemplo, não seria mais sensato comprar uma SSD de 120/128 GB do que duas SSD de 60/64 GB para RAID 0 ? Porque quando tive duas SSD Vertex 3 60 GB em RAID0, realmente não notei diferença para meu sistema atual (1x Vertex 3 60 GB / AHCI).

A não ser que os dois SSD de 60/64 GB estivessem pelo mesmo preço (ou mais barato) que o de 120/128 GB, aí tudo bem, pode até ser interessante e valer a pena (dependo das aplicações a serem usadas).

Postado

E se você já tem um 64GB e precisa de 128GB? ou, no meu caso, que tenho 1 de 128GB disponpivel e só acrescentar outro? Entendeu?

Vender é pior. Outra hipótese é ter outra aplicação - p.ex. no note - e adquirir 180GB/240GB.

Ficou mais claro? :D

Quanto aos benefícios, "Sr. Eustáquio", disse a mesma coisa.. mas, falou diferente.. :lol::lol:

Sds.

.

Postado

Estou prestes a comprar um SSD e depois de uma pesquisada achei um Corsair Force GS F240 Sata3 de 240gb no ML, gostaria da opinião de vocês sobre ele, li que é a evolução do Force GT.

Muito obrigado.

Postado
Estou prestes a comprar um SSD e depois de uma pesquisada achei um Corsair Force GS F240 Sata3 de 240gb no ML, gostaria da opinião de vocês sobre ele, li que é a evolução do Force GT.

Muito obrigado.

É a mesma coisa que o Force GT, por ter controladora SandForce, mas usa módulos toggle, o que ajuda um pouco na leitura em 4K. Um SSD bem similar a ele é o Sandisk Extreme, que deve sair um pouco mais barato.

• Curtir 1
Postado

E se você já tem um 64GB e precisa de 128GB? ou, no meu caso, que tenho 1 de 128GB disponpivel e só acrescentar outro? Entendeu?

Vender é pior. Outra hipótese é ter outra aplicação - p.ex. no note - e adquirir 180GB/240GB.

Ficou mais claro? :D

Quanto aos benefícios, "Sr. Eustáquio", disse a mesma coisa.. mas, falou diferente.. :lol::lol:

Sds.

.

Nesse caso também é válido. Se você tiver uma SSD de 60 / 64 GB e quiser acrescentar outra SSD similar, para aumentar o espaço de armazenamento. No meu exemplo, considerei outra situação, a do consumidor que nunca teve SSD e resolvesse adquirir uma SSD de 120 / 128 GB para combinar com seu(s) HD, ao invés de 2 SSD de 60 / 64 GB.

Benefícios? Achei que o "Sr. Eustáquio" concordasse com minha opinião, e que também estava de férias curtindo os benefícios da aposentadoria na Europa ("e viva o esperanto", na Polônia)... Então ele mudou de ideia e resolveu ficar aqui? Tem razão, falou diferente mesmo... :lol:

Postado

A discucao sobre a troca ou compra de outro SSD de baixa capacidade para dar um boost no espaco disponivel 'e bem interessante, mas o meu ponto de vista aqui na europa (e em breve ai no Brasil :/ ) vai para um outro lado.

Existe um significante e constante declinio no preco dos SSDs, apesar de a pouco tempo os fabricantes tentarem (e conseguirem) manipular o preco do mercado, procurando manter o precos dos SSD justificando eles pela escases de memorias nand, isso esta mudando rapidamente.

Se voce tem um SSD de baixa capacidade (64gb ou menos) eu recomendo vender ele o mais rápido possivel, porque daqui a algum tempo ele nao vai valer mais nada e comprar um SSD de maior capacidade. Sim no Brasil a grana 'e bem mais curta e tal, mas pelo que estou notando ate mesmo ai os precos estão em declinio e a oferta (lenta mas continua) esta aumentando e tambem evita assim os transtornos do arranjo raid 0 ( eu sou contra o raid 0, as controladoras das placas-maes nao foram idealizados para ele, apesar de suporta-lo deixao a desejar e uma placa raid descente vai te custar um bocado).

• Curtir 1
Postado

Eu acho que ssd's no Brasil vai ficar bom quantos tivermos as ofertas no mesmo nível ou mais parecido com o que é lá fora. é complicado marcas como samsung, Plextor, Crucial não terem uma distribuição oficial no Brasil.

Nos últimos anos o Brasil evoluiu muito em vários setores de computador, quem não lembra quando pra se comprar um lançamento, seja de placa de vídeo, ou placas mães mais poderosas tinhamos que esperar vários meses após o lançamento no exterior? Hoje em dia é praticamente ao mesmo tempo o lançamento e distribuição lá fora e aqui no Brasil. Acho que os ssd's estão atrasados neste sentido ainda.

Tem que ver isso ae

Putsss

• Curtir 1
Postado
É a mesma coisa que o Force GT, por ter controladora SandForce, mas usa módulos toggle, o que ajuda um pouco na leitura em 4K. Um SSD bem similar a ele é o Sandisk Extreme, que deve sair um pouco mais barato.

Mas em termos de qualidade e desempenho vale o preço? Encontrei por 600 de um vendedor confiável e que emite nota.

Muito obrigado.

Postado
Mas em termos de qualidade e desempenho vale o preço? Encontrei por 600 de um vendedor confiável e que emite nota.

Muito obrigado.

Então, mesma coisa rigorosamente. A escolha vai de gosto, se for o mesmo preço.

• Curtir 1
Postado

A discucao sobre a troca ou compra de outro SSD de baixa capacidade para dar um boost no espaco disponivel é bem interessante, mas o meu ponto de vista aqui na europa (e em breve ai no Brasil :/ ) vai para um outro lado.

Eu, por exemplo, mudei de uma para outra, de 60 GB para 256 GB. Só não sei se vou vender ou espetar a ssd de 60 GB no notebook. Hoje, o mínimo é 120 GB, só "para começar". :lol:

Existe um significante e constante declinio no preco dos SSDs, apesar de a pouco tempo os fabricantes tentarem (e conseguirem) manipular o preco do mercado, procurando manter o precos dos SSD justificando eles pela escases de memorias nand, isso esta mudando rapidamente.

Declínio e mudanças se for aí... meu amigo. Porque aqui o "declínio" dos preços é bem tímido, mas o oportunismo-taxação-câmbio são ainda mais ousados que os fabricantes de SSD! :lol:

Se voce tem um SSD de baixa capacidade (64gb ou menos) eu recomendo vender ele o mais rápido possivel, porque daqui a algum tempo ele nao vai valer mais nada e comprar um SSD de maior capacidade. Sim no Brasil a grana 'e bem mais curta e tal, mas pelo que estou notando ate mesmo ai os precos estão em declinio e a oferta (lenta mas continua) esta aumentando e tambem evita assim os transtornos do arranjo raid 0 ( eu sou contra o raid 0, as controladoras das placas-maes nao foram idealizados para ele, apesar de suporta-lo deixao a desejar e uma placa raid descente vai te custar um bocado).

Foi o que fiz, com uma das SSD de 60 GB (que estavam em RAID0). Apareceu a oportunidade (75% do valor despendido) então vendi mesmo. Agora não sei se vendo a que sobrou ou se a coloco no notebook (não tenho muita coisa a ser armazenada).

E ainda tem os "transtornos" do arranjo RAID0 e a questão do "gargalo" das controladoras, que não mencionei ao Dalai_Brahma. Até entendo o lado dele, considerando a época em que comprou e as limitações (talvez ele esteja ciente delas), ele optou por aquilo que considerou como a melhor escolha possível. ;)

Já até discuti esse assunto com outros usuários (por exemplo, esse tópico), sobre os benefícios das controladoras SATA III PCI-E 4x/8x para quem trabalha com edição e projetos e os elevados preços dessas placas no nosso mercado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...