Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

meu ssd da ocz depois d muito tempo foi pro saco..

agora estou pensando em comprar outro, vi um Refurbished no ml, bem em conta, 80 conto mais barato q o normal..

no ebay o mais barato ta por $160, e ai compensa?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441681056-ssd-corsair-force-gt-rb-series-f120-120gb-sata-3-6gbs-rb-_JM

Há tanto SSDs diferentes do Force GT no mercado que merecem destaque. Siga esta tabela para escolher melhor o produto:

http://img195.imageshack.us/img195/9547/tabelassdsv30.png

Tem um Agility 4 128GB pelo mesmo preço, mas você não deve querer por ser da mesma marca do SSD que você perdeu, eu acho...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há tanto SSDs diferentes do Force GT no mercado que merecem destaque. Siga esta tabela para escolher melhor o produto:

http://img195.imageshack.us/img195/9547/tabelassdsv30.png

Tem um Agility 4 128GB pelo mesmo preço, mas você não deve querer por ser da mesma marca do SSD que você perdeu, eu acho...

valeu pela tabela..

gostei do ocz durou mais de 4 anos rodando bastante.

ira trocar pra ver c esse corsair era bom..,

mas pela tabela ta longe d ser razoavel,

talvez enato um samsung 840 pro, ou então um vertex 4 q é barato

t

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há tanto SSDs diferentes do Force GT no mercado que merecem destaque. Siga esta tabela para escolher melhor o produto:

http://img195.imageshack.us/img195/9547/tabelassdsv30.png

Tem um Agility 4 128GB pelo mesmo preço, mas você não deve querer por ser da mesma marca do SSD que você perdeu, eu acho...

Interessante essa tabela.

Ela é atualizada com frequência ?

Em que se baseia essa tabela para qualificar os SSDs ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais seriam, na prática, as diferenças entre as taxas de leitura/escrita sequenciais (read/write seq) e as taxas de leitura/escrita aleatórias (4k)?

É correto pensar que as taxas de leitura/escrita aleatórias (4K) e o tempo de acesso são os quesitos mais importantes duma SSD? São esses os mais utilizados pelo S.O. e programas, em detrimento dos testes sintéticos que usam "arquivo(s) único(s)" (escrita/leitura sequencial)?

Ao abrir e utilizar um programa, por exemplo, centenas de leituras e escritas são feitas em dezenas de arquivos "soltos" pelos chips de armazenamento da SSD, então o importante são os 4K aleatórios, onde são feitas leituras em milhares de arquivos para "completar o processo". Isso procede?

A vantagem das altas taxas de leitura/escrita sequenciais é para quem trabalha com edição, pois se trabalha mais com arquivos grandes (blocos maiores). Esse raciocínio também é correto?

O que posso concluir dessas indagações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais seriam, na prática, as diferenças entre as taxas de leitura/escrita sequenciais (read/write seq) e as taxas de leitura/escrita aleatórias (4k)?

É correto pensar que as taxas de leitura/escrita aleatórias (4K) e o tempo de acesso são os quesitos mais importantes duma SSD? São esses os mais utilizados pelo S.O. e programas, em detrimento dos testes sintéticos que usam "arquivo(s) único(s)" (escrita/leitura sequencial)?

Ao abrir e utilizar um programa, por exemplo, centenas de leituras e escritas são feitas em dezenas de arquivos "soltos" pelos chips de armazenamento da SSD, então o importante são os 4K aleatórios, onde são feitas leituras em milhares de arquivos para "completar o todo". Procede?

A vantagem das altas taxas de leitura/escrita sequenciais é para quem trabalha com edição, pois gera arquivos grandes. Esse raciocínio também é correto?

O que posso concluir diante dessas indagações?

Eu não considero nenhuma taxa de leitura e escrita a coisa mais importante na decisão de um SSD, a não ser que você use fazendo GRANDES ESCRITAS, que seriam mais para edições mesmo.

Na minha opinião a coisa que mais se deve levar em conta é a confiabilidade, estabilidade e durabilidade. Os dois primeiros são facilmente identificados com pesquisas na internet sobre testes feitos com cada driver, e relatos de usuários. O terceiro é mais difícil, pois como são dispositivos relativamente novos ainda não temos tempo hábil para dizer quanto tempo cada ssd pode ter de vida útil, então deve-se levar em conta a tecnologia empregada e "especulações".

As velocidades de um ssd sinceramente é o de menos. Qualquer ssd decente te dará um ganho tão grande frente a um hd mecânico que você nem irá notar se ele tem 500 mb/s de escrita ou "apenas" 350 mb/s de escrita.

Tem que ver isso ae

Putsss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gotoa, Eu tinha entendido exatamente desta forma. Só não sei qualificar onde se encaixa a aplicação Banco de Dados. Pois, são vários acessos, porém de alguns 'tablespaces' de 100MB -> ~4GB (o principal). Para isso, estou me valendo dos testes em PASSMARK Suite - já dito antes - que simulam aplicações 'fileserver', 'database', 'workstation' e 'webserver'.

Em 'database', na faixa de 120/128GB, se destacam os Plextor, os Vertex 4/3, Mushkin e abaixo Sandisk extm, Samsung 830, HyperX.

Então, já tenho um sandisk extreme 120GB na mão, mas, avaliando melhro esta questão de desempenho em aleatória/sequencial.

Putss, putsss, é o que eu sempre defendo aqui.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não considero nenhuma taxa de leitura e escrita a coisa mais importante na decisão de um SSD, a não ser que você use fazendo GRANDES ESCRITAS, que seriam mais para edições mesmo.

(...) Qualquer ssd decente te dará um ganho tão grande frente a um hd mecânico que você nem irá notar se ele tem 500 mb/s de escrita ou "apenas" 350 mb/s de escrita.

Você sintetizou bem minhas indagações. Valeu! ;)

Na minha opinião a coisa que mais se deve levar em conta é a confiabilidade, estabilidade e durabilidade. Os dois primeiros são facilmente identificados com pesquisas na internet sobre testes feitos com cada driver, e relatos de usuários. O terceiro é mais difícil, pois como são dispositivos relativamente novos ainda não temos tempo hábil para dizer quanto tempo cada ssd pode ter de vida útil, então deve-se levar em conta a tecnologia empregada e "especulações".

Da mesma forma que o Dalai_Bhrama se valeu do software de testes "PASSMARK Suite" e expôs alguns modelos de SSD que obtiveram bons resultados, vai aí a pergunta: para você, quais seriam os modelos de SSD atuais que se destacam, nos quesitos confiabilidade e estabilidade?

E sobre o terceiro quesito, durabilidade, por não termos o "tempo hábil" ou experiência sobre a vida útil, é complicado estipular com convicção uma duração média. E na falta de dados concretos, optei por acreditar mais na garantia oferecida pelo fabricante, essa sim pode ser um indício do tempo de vida útil das SSD. :rolleyes:

Eu não considero nenhuma taxa de leitura e escrita a coisa mais importante na decisão de um SSD, a não ser que você use fazendo GRANDES ESCRITAS, que seriam mais para edições mesmo.

Na minha opinião a coisa que mais se deve levar em conta é a confiabilidade, estabilidade e durabilidade. (...)

As velocidades de um ssd sinceramente é o de menos. Qualquer ssd decente te dará um ganho tão grande frente a um hd mecânico que você nem irá notar se ele tem 500 mb/s de escrita ou "apenas" 350 mb/s de escrita.

Putss, putsss, é o que eu sempre defendo aqui.

É Dalai, tive um "Deja Vu" quando li a postagem do Putss. A sensação de que você disse isso outrora.

Gotoa, Eu tinha entendido exatamente desta forma. Só não sei qualificar onde se encaixa a aplicação Banco de Dados. Pois, são vários acessos, porém de alguns 'tablespaces' de 100MB -> ~4GB (o principal).

Provavelmente, se trate mais de leituras/escritas aleatórias do que sequenciais.

Para isso, estou me valendo dos testes em PASSMARK Suite - já dito antes - que simulam aplicações 'fileserver', 'database', 'workstation' e 'webserver'.

Em 'database', na faixa de 120/128GB, se destacam os Plextor, os Vertex 4/3, Mushkin e abaixo Sandisk extreme, Samsung 830, HyperX.

O Passmark Suite simula aplicações práticas e você se baseou nos resultados dele para destacar os modelos citados.

E curiosamente não é a toa que, segundo a "tabela" postada pelo NyanDere (aqui), esses modelos que você citou estão entre os Ranks S-A-B.

Então, já tenho um sandisk extreme 120GB na mão, mas, avaliando melhro esta questão de desempenho em aleatória/sequencial.

Boa aquisição meu amigo! ;)

E aí, vai dispensar seus arranjos RAID0 e colocar a Sandisk Ex no seu PC principal?

E mencionando novamente a "tabela" do Nyan, o Sandisk Extreme é o 4º colocado do Rank B, e melhor ainda, custando bem menos que seus "vizinhos de Rank" (pelo menos no Brasil). :lol:

Veja na prática o "poder da criança", considerando o "custo-benefício" (em relação as concorrentes):

E falando de novo na Sandisk, ela acaba de anunciar que vai fornecer a SSD X100 para a grande fabricante ASUS, para equipar seus novos Ultrabooks Taichi (um dos primeiros do mundo com duas telas: uma de “costas” para a outra, permitindo ao usuário alternar entre funções de tablet e de notebook, do modo mais rápido e fácil, ou até usando ambos modos simultaneamente).

De acordo com a SanDisk, o SSD X100 integrado ao Ultrabook da Asus terá capacidades de 128 GB e 256 GB.

Fonte: Adrenaline

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gotoa eu tenho um preconceito enorme com ssd's com controladora sandforce (é preconceito por que nunca tive nenhum driver destes, mas de tanto ler coisas ruins está estabelecido) e nunca teria um destes.

Com base nisto eu já limito bastante as opções de ssd's que confio e recomendo. Aí você me pergunta: por que você escolheu o samsung? Eu tenho uma longa experiência com esta marca, eu tenho um HD de 160 GB, adquirido no paraguai em 2006 que está funcionando perfeitamente até hoje. Tenho um monitor samsung com mais de 4 anos, dvd's, enfim, é uma marca na qual eu confio muito. Quando fui pesquisar sobre ssd's eu percebi que toda esta confiança que eles já me transmitiam em outros equipamentos se aplicava nos ssd's e mesmo sabendo que não é o driver mais rápido eu não tive dúvidas em optar pelo 830.

Outro driver que eu costumo recomendar é o Plextor M5S. Aí as pessoas me falam: você recomenda estes 2, mas nenhum tem em lojas "confiáveis" no Brasil e nenhum dá garantia no Brasil. Ora, eu não tenho culpa que os melhores produtos deste segmento não está sendo vendido no Brasil, e tem mais, você prefere um produto com 5 anos de garantia que tem um alto risco de você ter que usá-la ou um produto com 1 ano de garantia ou até sem garantia e que você pode ficar tranquilo por longos anos? Eu prefiro a segunda opção.

Mas aí nos ultimos tempos eu tive a alegria de ver que a Corsair trouxe a linha Neutron para o Brasil. Tanto o Neutron quanto o Neutron GTX são produtos que só recebem elogios em todo lugar que eu procuro sobre eles, e mesmo eu nunca tendo pegado um destes na mão eu confio nas fontes que eu visito e posso garantir que esta é a melhor opção hoje para compra de ssd. Ah, mas eles são caros, sim, são caros, mas aí as pessoas já querem demais né.

Então é assim:

Tem menos grana: compre no ML o samsung 830

Vai comprar fora do Brasil: Plextor M5S

Faz questão de garantia e loja confiável brasileira: Corsair Neutron (Neutron GTX)

PS: ainda estou observando o mercado com relação ao Samsung 840 PRO, ele está bastante caros ainda e tenho poucas informações, mas com certeza é um produto com potencial de ir para o topo desta lista.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra lembrar, o X100 se encaixaria na categoria Rank-E facilmente, pois ele é bem fraco em 4K e 4K64, não deve ser comparado com o Sandisk Extreme.

Valeu Nyan, é bom destacar a diferença dos S. X100 para os S. Extreme. Foi o que faltou na postagem. Obrigado pelo acréscimo! ;)

|=|=|=|=|=|=|=|=|

@Gotoa eu tenho um preconceito enorme com ssd's com controladora sandforce (é preconceito por que nunca tive nenhum driver destes, mas de tanto ler coisas ruins está estabelecido) e nunca teria um destes.

(...) Mas as especificações de fábrica aparentemente mais vistosas dos SandForce fazem com que os importadores brasileiros importem mais SSDs SandForce que os demais.

O problema não está com as SandForces (que são boas e suas mazelas resolvidas). Talvez o problema esteja com o "marketing ultrapassado"... dos importadores. Se dessem ao menos o trabalho de ler mais atualidades, aí quem sabe... :lol:

Com base nisto eu já limito bastante as opções de ssd's que confio e recomendo. Aí você me pergunta: por que você escolheu o samsung? Eu tenho uma longa experiência com esta marca, eu tenho um HD de 160 GB, adquirido no paraguai em 2006 que está funcionando perfeitamente até hoje. Tenho um monitor samsung com mais de 4 anos, dvd's, enfim, é uma marca na qual eu confio muito. Quando fui pesquisar sobre ssd's eu percebi que toda esta confiança que eles já me transmitiam em outros equipamentos se aplicava nos ssd's e mesmo sabendo que não é o driver mais rápido eu não tive dúvidas em optar pelo 830.

Também sou "fã" da Samsung e já tive (e tenho) dezenas de produtos dessa marca em casa (e te falo que foi um custo adquirir uma TV LED da Sony - foi a primeira "não Samsung"). :lol:

Dei uma olhada nas suas postagens e vi seu teste, até entendo suas razões:

Tá aí o teste de benchmark do meu ssd conforme pediram. usei o AS SSD benchmark, se alguém quiser que eu faça o teste com outro programa só pedir e dizer qual programa.

asssdbenchsamsungssd830a.png

A sua SSD está no Rank "A", da tabela do Nyan. Nada mal, fez boa escolha! ;)

Outro driver que eu costumo recomendar é o Plextor M5S. Aí as pessoas me falam: você recomenda estes 2, mas nenhum tem em lojas "confiáveis" no Brasil e nenhum dá garantia no Brasil. Ora, eu não tenho culpa que os melhores produtos deste segmento não está sendo vendido no Brasil, e tem mais, você prefere um produto com 5 anos de garantia que tem um alto risco de você ter que usá-la ou um produto com 1 ano de garantia ou até sem garantia e que você pode ficar tranquilo por longos anos? Eu prefiro a segunda opção.

"Vide" observação do Nyan acima (e meus comentários). :hehehe:

Agora "alto risco" meu amigo, você realmente exagerou! :lol:

Como tinha dito, a OCZ é uma das empresas com os melhores drives SSD do mercado e possui produtos diferenciados como a série RevoDrive - baseados em conexões PCI-Express 4x. Atualmente, conta com sua própria controladora Indilinx Everest 2. E com a compra da Indilinx, a OCZ não depende mais exclusivamente das controladoras SandForce.

Com taxas de leitura/escrita entre as mais altas do mercado - principalmente escrita, a linha Vertex 4 está entre as melhores soluções disponíveis. E ainda tem o "atrativo" de possuir 5 anos de garantia. A única coisa que não agrada muito aos consumidores é a "política de taxação/preços", ou melhor, o valor final dos produtos no mercado brasileiro.

Agora veja isso, espero que entenda definitivamente essa questão:

Uma coisa que fiquei a pensar: já foi dito que em algus momentos os SSDs com controladora SandForce foram problemáticos. Tenho visto muitas indicações de SSDs com essa controladora Sf 2281, como os Kingston XyperX 3K e os Corsair Force 3. Será que ela já se livrou mesmo dos problemas do passado recente?
Se livrou sim, (...) SSDs de controladoras mais novas como o Samsung 830 e Corsair Neutron e controladoras que permitem maior evolução (a Marvell 9178 ainda rende) costumam ser mais estáveis em desempenho, o que faz elas serem mais preferidas que os SandForce. Mas as especificações de fábrica aparentemente mais vistosas dos SandForce fazem com que os importadores brasileiros importem mais SSDs SandForce que os demais.

Mas aí nos ultimos tempos eu tive a alegria de ver que a Corsair trouxe a linha Neutron para o Brasil. Tanto o Neutron quanto o Neutron GTX são produtos que só recebem elogios em todo lugar que eu procuro sobre eles, e mesmo eu nunca tendo pegado um destes na mão eu confio nas fontes que eu visito e posso garantir que esta é a melhor opção hoje para compra de ssd. Ah, mas eles são caros, sim, são caros, mas aí as pessoas já querem demais né.

Fantástica! (Neutron GTX)

Veja o comparativo (entre as concorrentes):

Então é assim:

Tem menos grana: compre no ML o samsung 830

Vai comprar fora do Brasil: Plextor M5S

Faz questão de garantia e loja confiável brasileira: Corsair Neutron (Neutron GTX)

Novamente o "Deja Vu": o Dalai já concluiu isso outrora (embora com outros termos):

Amizade, deixando as diferenças de tecnologia um pouco de lado - nestes que citou são poucas - o que deve ser levado em consideração na decisão é o preço, suporte e garantia. Comprando no ML, preço baixo - garantia e suporte questionável. Em loja, garantia e suporte certos - preço alto.

Então decida: quer preço? qualquer um desses que estiver mais em conta no ML; quer garantia? qualquer um desses mais em conta nas lojas.

Você não vai conseguir achar o melhor em tudo. Um é melhor em uma situação, outro o será noutra situação. Você sabe qualificar/quantificar seu uso? Se não, todos estes ssd's citados estão numa mesma média e farão o mesmo trabalho com desempenhos similares na prática - dificilmente sentirás a diferença.

(...)

Sem estabelecer o critério de compra, nunca vão comprar porque 'todo dia' sai um 'melhor' e o preço dos antigos caem.

Espero ter sido claro.

PS: ainda estou observando o mercado com relação ao Samsung 840 PRO, ele está bastante caros ainda e tenho poucas informações, mas com certeza é um produto com potencial de ir para o topo desta lista.

(...)

Vou falar uma verdade aqui... SSD costuma ser melhor em confiabilidade até que os HDs salvo acidentes de percurso chamados OCZ Petrol e outras bombas. Mas uma coisa é saber o quanto vão desenvolver isso no Samsung 840 sendo o sucessor de um SSD renomado nesta questão, por isso é o lançamento que mais espero no ano e acho que todos também estão interessados em como vão tratar a questão da confiabilidade, durabilidade e desempenho com um SSD de chips TLC, pois para dar certo ele tem capacidade, pois a controladora é excelente (vide testes do 840 Pro) e o consumo de chips TLC é menor que em MLC. Um upgrade muito bem-vindo para notebooks, se der certo, como o 840 Pro já mostrou ser.

Ah, a briga entre 840 Pro, Plextor M5 Pro e Corsair Neutron GTX é feia, viu. Pode baixar os preços dos SSDs de entrada mais comuns, e ainda vai chegar o OCZ Vector com nova controladora, então, vamos ver. Finalzinho de ano tá bem promissor... Vamos ver como fica o cenário pro ano que vem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, eu tb foi um dos que seguiu a linha samsung por tudo aqui ja ponderado, com relação a durabilidade, confianca na marca, qualidade, etc.. e pra quem nao tiver encontrando no ML, tem um excelente vendedor q sempre ta com ele anunciado.. eu e o putss, entre outros usuarios compramos dele e é recomendado demais

eu recomendo absolutamente pois o produto é 100% original, lacrado, e com preco bom.. você compra num dia, no outro ta sendo enviado.. nota 10!.. a quem interessar, basta voltar umas 10 paginas ai q tem o link dele de outros anuncios q colocamos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não existem diferenças técnicas entre cabos SATA II e III.

Isso é mais uma jogada de marketing.. normal no mundo da informática...

Os caras podem enrolar os cabos, dividi-los ao meio, separar os condutores, mas, no final, NÃO EXISTEM DIFERENÇAS TÉCNICAS....

O que existe são cabos de má qualidade (condutores de má qualidade, sem a especificação adequada, ou longos de mais)...

Favor ler isso:

http://www.maximumpc.com/article/features/your_sata_cable_slowing_down_your_data_transfers_max_pc_investigates

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só não entendi seu objetivo com tudo isto. Você fez perguntas e eu respondi, se você já havia achado as respostas para suas perguntas no tópico por que perguntou?

Meu objetivo foi levantar questões que ficaram "subentendidas" no decorrer destas últimas páginas do tópico (pelo menos para mim), e também tentar descobrir e entender seu "preconceito enorme" em relação as SSD com controladoras SandForce.

Sim, fiz perguntas, obtive suas respostas, e na discussão, achei outras respostas. :lol:

Sei que jamais obterei respostas definitivas (se é que existe), respostas para aquilo que não compreendemos. Por isso faço perguntas, pois considero que as perguntas costumam ser mais importantes que as respostas, elas nos movem nos abismos de dúvidas e incertezas, e escrever meu amigo, é a arte de "costurar abismos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu objetivo foi levantar questões que ficaram "subentendidas" no decorrer destas últimas páginas do tópico (pelo menos para mim), e também tentar descobrir e entender seu "preconceito enorme" em relação as SSD com controladoras SandForce.

Pois é, esse preconceito também para mim é um mistério. Essa controladora ficou um bom tempo como sendo a com melhor desempenho, que inclusive batia no topo do SATA III em desempenho sequencial, se comparado a qualquer outra. Só esse ano que começaram a aparecer outras controladoras mais robustas que batem a sandforce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, esse preconceito também para mim é um mistério. Essa controladora ficou um bom tempo como sendo a com melhor desempenho, que inclusive batia no topo do SATA III em desempenho sequencial, se comparado a qualquer outra. Só esse ano que começaram a aparecer outras controladoras mais robustas que batem a sandforce.

SandForce é boa, depois da ultima revisão que não estraga mais então... hehehehehe

Meus dois Corsair Force 3 estão 100%, eu recomendo. Não sou fanboy bem evangelista da marca, portanto a minha única dica é: compre de uma loja nacional de confiança (se precisar garantia, você não tá na mão). Eu comprei na Waz e recomendo, os SSD's deles tem ótimos preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos, o desempenho de outros aparelhos melhora quando se usa ssd no sistema? por exemplo, pendrives usb 3.0 conseguem ter um bom desempenho quando funcionando em sistema q faca uso do ssd?

pergunto porque essa questao pra mim é uma luta..! tinha pendrives 3.0 há uns meses, so que o desempenho deles tanto na porta nativa usb3 como na usb2 eram nao muito satisfatorios, pelo menos nao chegavam muita das vezes nem a metade da velocidade q prometiam!.. vendi e comprei como solucao de armazenamento portatil e em substituicao a estes pendrives 2 SDHC's mais robustos, de classe 10 e tb nao sinto lá muita diferenca.. estes, so tem a vantagem de manter uma velocidade minima sustentada, quanto a isso nao reclamo pois sempre consigo no minimo 10mb/s sustentado o q já muita coisa.. mas quando você pesquisa no youtube mesmo por reviews, seja de cartoes ou pendrives, a galera faz aqueles testes inclusive usando o crystal disk mark e conseguem taxas excelentes!

sei q há uma serie de fatores q podem influenciar a velocidade do dispositivo no final, mas creio q meu sistema nao é ruim para isso, basta ver a assinatura minha.. será q eu vou notar alguma melhora nesse aspecto apos a instalacao do ssd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sniff.. sniff... parece final de novela... :cry:

"Fernando Gotoa" ou "Carlos Gotoa de Andrade"??? já sei, Zé Limeira! :lol:

Quem diria, é "poeta-noveleiro" hein? Nem fazia ideia de que você gostava de novelas e poesias "cordelistas/repentistas"... :lol:

Sério, a discussão foi salutar. Às vezes, parece "rebuscado" demais aos menos atenciosos e pode passar outra impressão. Só isso. :joia:

Ainda bem que você considerou minha intenção, foi simplesmente a tentativa de buscar outras respostas.

Valeu também pela devida observação! ;)

Pois é, esse preconceito também para mim é um mistério. Essa controladora ficou um bom tempo como sendo a com melhor desempenho, que inclusive batia no topo do SATA III em desempenho sequencial, se comparado a qualquer outra. Só esse ano que começaram a aparecer outras controladoras mais robustas que batem a sandforce.

Nos últimos meses, as SSD com controladoras SandForce tem perdido cada vez mais espaço devido a competição das fabricantes, o que é bom e saudável para o segmento e principalmente para o mercado consumidor.

As controladoras SF de fato eram as melhores na época em que foram concebidas, produzidas e incluidas nas SSD. Com o surgimento de controladoras mais robustas, as SF perderam a posição privilegiada que ocupavam (a tabela postada pelo NyanDere demonstra isso). Hoje, as SSD com SF são opções razoáveis (enquanto não lançam algo novo).

Considere a situação do usuário que está montando um PC e/ou que pretende adquirir novas SSD para trabalhar com edição (onde o fluxo de arquivos grandes será maior), vai montar arranjos RAID com suas SSD e não dispõe de mobo com chipset Z77 para ativar o comando TRIM. Em vista dessa situação, as SSD com controladoras SF não seriam as melhores opções por serem mais dependentes do referido comando e a velocidade das taxas (leitura/escrita) é reduzida com o tempo de uso, restando ao usuário a opção de restaurar periodicamente a imagem do S.O. para manter resultados satisfatórios.

As SSD Corsair Neutron / Neutron GTX (LAMD LM87800), as OCZ Vertex 4 (Indilinix Everest 2), as Samsung 830/840 (Samsung MCX/MDX) e as Plextor (Marvell 9187/9178) se saem melhor que as SSD com controladoras SF nos testes sintéticos; e até mesmo as Crucial M4 (Marvell 9178) se saem melhor com a ausência do comando TRIM.

Enfim, as SSD que estão nos Rank-S e Rank-A são as melhores opções do momento, para quem deseja "estabilidade e confiabilidade" (Putsss); e as SSD que estão nos Rank-B e Rank-C são para quem deseja "custo-benefício", ou melhor, "preço, suporte e garantia" (Dalai_Brahma).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, obrigado BetoUK, mas como há muitas marcas e vocês ja analisaram muito mais informações sobre SSD's do que eu, pensei que ja havia uma lista ou algum site com a informação compilada, ou algo do tipo. vou dar uma pesquisada e se der pra compilar uma lista, eu posto aqui no site.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!