Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento(?) e soluções


Yoshi Br

Posts recomendados

Pessoal, bom dia!

Acho que estou com problema de superaquecimento no pc da assinatura. As temperaturas são as seguintes, medidas pelo Asus Probe II e Catalyst:

Idle, com o gabinete fechado:

CPU: 45ºc

MB: 55ºc

VGA: 63ºc

Idle, com o gabinete aberto:

CPU: 42ºc

MB: 54ºc

VGA: 63ºc

Full, com o gabinete fechado (25 minutos de Call of Duty - Modern Warfare 2):

CPU: 56ºc

MB: 61ºc

VGA: 76ºc

Full, com o gabinete aberto (25 minutos de Call of Duty - Modern Warfare 2):

CPU: 47ºc

MB: 59ºc

VGA: 71ºc

O que vocês acham delas? Está realmente superaquecendo?

Utilizo gabinete da Asus, modelo TA-D2:

http://br.asus.com/product.aspx?P_ID=kcegnk7jMj02h4jP&templete=2

Nele, há um fan de 120mm na frente insuflando ar e um de 80mm atrás, como exaustor. Ambos sem marca conhecida e não sei suas especificações (CFM e db).

A fiação interna está bem organizada (eu acho). Seguem duas fotos dele anexas.

Eu estava pensando em instalar uma boa fan de 120mm atrás, como exaustor, substituindo a existende, e mais duas ou três (também de 120mm) na lateral, jogando ar para dentro.

Na lateral do gabinete tem um duto, que leva o ar até o processador.

Pensei em duas soluções:

Primeira: manter o duto e instalar duas fans de 120mm logo abaixo dele, ficando na frente da placa de vídeo e do dissipador do Chipset (nb), região mais quente do gabinete.

Segunda: tirar o duto e no lugar dele instalar uma fan de 120mm, além das outras duas em frente à placa de vídeo, como dito acima.

O que vocês acham melhor? A primeira alternativa, a segunda ou nenhuma delas??? hehe. Seria o ideal, insuficiente ou exagero?

Alguém conhece essas duas fans?? Será que são boas? Estava pensando em uma delas, já que aquelas famosas da Cooler Master (69,69 CFM e 19db) estão em falta.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:131

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:06

Por fim, será que o filtro de poeira atrapalharia muito a ventilação, se colocados em todas as fans de entrada de ar?

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:08

Desculpem-me o tamanho do tópico e desde já agradeço!

Abraço!

post-582305-13884954403966_thumb.jpg

post-582305-13884954404458_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fan filter vai atrapalhar um pouco o rendimento do fan e eu tenho a seguinte opnião onde colocar os fans,eu tiraria o da frente porque não vi nenhum lugar onde ele possa estar puxando o ar de fora pr dentro e colocaria atras,colocaria 2 fans 120mm na lateral 1 na vga outro no proc e 1 em cima tirando ar do gabinete,porque o ar quente sempre sobe,acho q assim vai ficar bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fan filter vai atrapalhar um pouco o rendimento do fan e eu tenho a seguinte opnião onde colocar os fans,eu tiraria o da frente porque não vi nenhum lugar onde ele possa estar puxando o ar de fora pr dentro e colocaria atras,colocaria 2 fans 120mm na lateral 1 na vga outro no proc e 1 em cima tirando ar do gabinete,porque o ar quente sempre sobe,acho q assim vai ficar bom.

Valeu pela resposta, Drido.

O fan da frente até que funciona bem. Na foto não dá para ver, mas há uma entrada de ar por baixo do gabinete, como se fosse um duto. Dá para sentir um bom vento vindo dele. Já do traseiro, ao contrário, não dá para sintir nem uma brisa sequer.

Quanto ao fan no topo, já tinha pensado, mas imagnei que o fan da fonte (esse sim funciona muito bem) mais um de 120mm atrás seriam suficientes para a exaustão. Vou pensar novamente em colocar um fan no topo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu faria o seguinte tiraria o fan de 120 da frente e colocaria atars e um na lateral jogando ar na VGA e em todo o resto do gabiente e um cooler de 80 mm juntamente com o duto jogando ar direto emcimado processador ja iria deixar as temps em uma boa temperatura.

Colocando um fan de 120 na altura do processador impossibilita a instalação de coolers tipo torre.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu faria o seguinte tiraria o fan de 120 da frente e colocaria atars e um na lateral jogando ar na VGA e em todo o resto do gabiente e um cooler de 80 mm juntamente com o duto jogando ar direto emcimado processador ja iria deixar as temps em uma boa temperatura.

Colocando um fan de 120 na altura do processador impossibilita a instalação de coolers tipo torre.Valeu.

WillianWRP so falei pr colocar cooler em cima do proc de 120mm porque ele não sitou q teria um interesse em colocar um cooler tipo torre,se possivel seria melhor solução colocar o cooler torre e colocar o de 120 atras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pessoal. Por enquanto não tenho interesse em trocar o cooler do processador. Acho que ele não está esquentando a ponto de justificar a substituição do cooler. Pelo fabricante, ele trabalha bem até o limite de 62ºc. Acredito que o ideal seja mantê-lo, quando em full, até o limite máximo de 50/52ºc, para ter uma margem de segurança.

Acho que a placa de vídeo (principalmente) e o chipset (nb) acabam esquentando um pouco o processador. Por isso acredito que a solução não esteja na troca do cooler do processador.

Quanto à indicação do Willian, de colocar uma fan entre o duto e a tampa do gabinete, me levou a outra questão. O duto do meu gabinete é de 90mm. Ocorre, que esses fans têm, em média, 30 CFM. O que seria mais eficiente? Uma fan de 30CFM (90mm) com duto ou uma de 60/65CFM (120mm) sem duto, instalado exatamente em cima do processador?

Valeu pela ajuda, pessoal.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu pensaria assime se tiver que um dia substituir o cooler do processador? por um torre.

Vai ficar um burraco no lugar do cooler de 120 mm, então acho melhor colcoar um fan de 92 mm com o duto.

Aumente a velocidade do cooler da placa de video pelo catalyst deixe em uns 90% em quanto joga e uns 60% quando não mexe no PC.Vai diminuir a temperatura interna do PC com ela mais fria também.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto ao fan filter, pessoal? Atrapalharia tanto, a ponto de não compensar instalá-lo nas entradas de ar?

E se, ao invés de instalar uma fan de 120mm no topo como recomendado pelo Drido, instalar um baia fan de 120mm como exaustor, nas três baias superiores? Daí ficaria com um fan insuflando ar pela parte inferior dianteira, mais 1 ou 2 em cima da placa de vídeo e um de 92mm no duto e fazendo a exaustão, um de 120 atrás, o da fonte e o baia fan, também de 120mm. Será que um exaustor na frente, ainda que na parte superior, atrapalharia o fluxo de ar?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se colocar o de 120 em cima do processador vai ajudar refrigerar não so processador mais ainda os resto dos componetes,mais como amigo disse um upgrade futuro ira te atrapalhar,acho melhor você colocar um direto no duto mesmo.Mais melhor seria colocar um cooler torre,1 120 atras,1 120 na frente,1 120 em baixo na vga com nb,outro em cima do gabinetes.E colocando o cooler do processador iria abaixar uns 10 graus e ainda o cooler torre ira ajudar a tira o ar quente de dentro,pense nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, hoje comprei três fans de 120mm da Empire, modelo CFAN-12LT. Paguei R$. 20,00 cada, em uma loja física aqui de São Paulo.

Fluxo de ar: 65,51 CFM

Ruído: 24 dBA

https://www.kabum.com.br/cgi-local/k...1:01:16:25:131

Não encontrei o de 92mm para colocar no duto do processador. Este vou comprar pela internet, junto com as grades.

Das três fans de 120mm que comprei, instalei apenas a de trás (exaustor). As demais, na tampa lateral, instalarei amanhã ou durante a semana.

Apenas com esta alteração, a temperatura da placa mãe caiu 9ºc. Já a da placa de vídeo caiu tão somente 4ºc e a do processador se manteve.

Temperaturas (full):

Antes =====> Depois

CPU: 51ºc =====> 52ºc

MB: 61ºc =====> 52ºc

VGA: 75ºc =====> 71ºc

Não é o ideal, mas estamos no caminho certo! Agradeço a todos pela ajuda!

Qual é a temperatura ideal para esses componentes (CPU, MB e VGA)?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yoshi Br, eu acho que você deveria desmontar o cooler da sua vga e dar uma limpada porque com o tempo já deve estar acumulada bastante poeira. Eu fiz isso na minha 8600GT diminuiu bastante a temp em IDLE e FULL.

Para mim colocar uma Fan jogando ar direto no processador é desnecesário porque uma parte vai ser 'puxada' pela Fan exaustor. Seria melhor colocar uma de 120mm na frente na altura do HD, outra de 120mm como exaustor e uma jogando ar na sua vga.

Uma baia fan no seu caso eu acho que vai melhorar ou fazer furos na parte inferior do gabinete e por uma Fan de 120mm jogando ar direto na vga seria bom também. Nao acho problema de usar fan filter para nao acumular poeira dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a dica, BtExtreme!

Pessoal, seguindo a dica do Willian, de aumentar a rotação do cooler da VGA, fiz o seguinte teste: com a opção "manual fan control" do Catalyst desabilitada, joguei Call of Duty - Modern Warfare 2 por uns 30 minutos, atingindo as temperaturas que informei acima (CPU: 52, MB: 52 e VGA: 71ºc). Daí deixei o jogo em segundo plano, fui para o Windows, coloquei a velocidade da fan da VGA em 100% e voltei a jogar. Resultado: em cinco minutos (de jogo) as temperaturas caíram para 47, 47 e 53ºc (CPU, MB e VGA).

Com isso, posso concluir que é a placa de vídeo que está esquentando todo o sistema? Eu acredito que sim. Então, acho que instalarei duas fans de 120mm em cima da VGA. O que vocês acham?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como eu comentei acima, vou instalar duas fans de 120mm em cima da VGA. No entanto, quando iniciei as medições e marquei as linhas de corte com um lápis, vi que a segunda fan não ficará exatamente em cima da VGA. Pegará apenas uma ponta da placa de vídeo.

Vejam a foto anexa para entenderem melhor. O primeiro fan é o da esquerda, e o segundo, ao qual me referi no parágrafo anterior, é o da direita.

Minha dúvida é a seguinte: tendo em vista que a segunda fan ficou deslocada para a direita, "fugindo" de cima da VGA, será que terá a mesma eficiência para resfriá-la ou será inútil instalá-la neste local?

Obs.: não há como instalar as fans mais para a esquerda e acima delas há um duto de ar.

Abraço!

post-582305-13884954410709_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como eu comentei acima, vou instalar duas fans de 120mm em cima da VGA. No entanto, quando iniciei as medições e marquei as linhas de corte com um lápis, vi que a segunda fan não ficará exatamente em cima da VGA. Pegará apenas uma ponta da placa de vídeo.

Vejam a foto anexa para entenderem melhor. O primeiro fan é o da esquerda, e o segundo, ao qual me referi no parágrafo anterior, é o da direita.

Minha dúvida é a seguinte: tendo em vista que a segunda fan ficou deslocada para a direita, "fugindo" de cima da VGA, será que terá a mesma eficiência para resfriá-la ou será inútil instalá-la neste local?

Obs.: não há como instalar as fans mais para a esquerda e acima delas há um duto de ar.

Abraço!

Acho q vai ficar bom essa sua ideia,mais se você colocar 1 na vga e outro na parte de cima do gabinete,não esqueça de cortar todas telas na frente dos coolers pr diminuir o barulho e melhorar a saia ou entrada de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!