Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usuário de PC querendo ir de Apple


w.faustino

Posts recomendados

Galera, estou querendo um note da apple, mas tenho inúmeras dúvidas. Vou postá-las, casa alguém possa me ajudar eu agradeço.

1- Instalando o win via boot camp ele fica igualzinho como se fosse no pc? Digo, dá para jogar street 4 ou gta? E colocar o controle do xbox 360?

2-Nesse win rodando no mac eu precisaria colocar um anti virus?

3- Quanto ao office, quais são minhas opções no snow leopard? OS formatos populares de multimídia da web são reconhecidos pelo mac?

4- É verdade que o mac não usa hdmi?

Agradeço imensamente se alguém puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

1- Sim, no BootCamp, é igual a um pc.

2- Claro, pois você está no ruim e velho windows, o que protege o mac de virus é o SO, no caso o Mac OS, não o hardware.

3- Office para Mac, iWork e Openoffice, eu prefiro o iWork, mas cabe a cada um achar o melhor para si, sim, você consegue reproduzir formatos da web, até mesmo o plug-in do media player, usando o flip4mac.

4- Dá para comprar um adaptador de Mini DisplayPort para HDMI e usar normalmente.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, me ajudou bastante. Estou babando pelo macbook pro... Poderia responder mais três perguntas, por favor?

1- Quanto ao MS Office 4 MAC e ao BR Office, eles funcionam como no PC? No excel, digo, as mesmas fórmulas?

2- O meu vai vir via meu irmão que está no Reino Unido. E o plugue do cabo de tensão é diferente dos brasileiros. Será que dá para comprar aqui um adaptador?

3- Eu ví que tem uma placa de vídeo avulsa para vender ( http://store.apple.com/br/product/MC002ZM/A?fnode=MTY1NDA5OQ&mco=MTI5NDkxMDI ). uem instalaria?

Agradeço muito a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera, estou querendo um note da apple, mas tenho inúmeras dúvidas. Vou postá-las, casa alguém possa me ajudar eu agradeço.

1- Instalando o win via boot camp ele fica igualzinho como se fosse no pc? Digo, dá para jogar street 4 ou gta? E colocar o controle do xbox 360?

2-Nesse win rodando no mac eu precisaria colocar um anti virus?

3- Quanto ao office, quais são minhas opções no snow leopard? OS formatos populares de multimídia da web são reconhecidos pelo mac?

4- É verdade que o mac não usa hdmi?

Agradeço imensamente se alguém puder me ajudar.

Vamos às respostas. Veja que o ideal é que você teste um pouco o Mac antes de comprar: ele vem com um sistema operacional diferente que é muito bonito e pode parecer ótimo, mas que é bem diferente do Windows e você pode não se acostumar.

1. Sim, o Mac nada mais é do que um PC feito para rodar MacOS. Mas roda Windows via BootCamp e também com máquinas virtuais dentro do próprio MacOS. A Apple fornece os drivers. Pode haver alguns pequenos problemas, tal como relativos ao uso do teclado (as teclas do Mac têm algumas variações em relação às de PC e isso pode confundir um pouco) e do mouse (o que você pode solucionar usando um mouse em vez do trackpad). Dá pra jogar jogos, mas lembre-se que é um notebook, e as placas de vídeo não são ;á essas coisas. Se quer rodar Windows no Mac, é melhor comprar um PC, porque você pode escolher entre uma gama de configurações muito maior e comprar computadores com melhor custo/benefício. Pelo preço de um MacBook Pro com um Core 2 Duo e uma placa de vídeo NVIDIA 9600 GT, você consegue comprar um notebook rodando Windows com um Core i7 e com uma NVIDIA GTX 260 ou 280. Do ponto de vista do desempenho, não dá pra comparar. Compre um Mac se quiser rodar MacOS, e compre um PC se quiser rodar Windows.

2. É um Windows normal. Coloque anti-vírus se quiser. Ele vai ser tão suscetível a vírus quanto qualquer PC.

3. Há algumas opções: o Office: Mac 2008 (da Microsoft, bem pesado e muito aquém da versão Windows), o OpenOffice.org (virtualmente idêntico à versão Windows e Linux) e o iWork (da Apple). Todos têm suas vantagens e desvantagens. O Microsoft Office 2007 para Windows tem mais recursos do que todos eles (sim, até mesmo do que o Office 2008 para Mac, que não suporta macros). No iWork, o Keynote é tido como superior ao PowerPoint, mas o problema é que você vai ter que usar o seu Mac pra fazer a apresentação (porque provavelmente você não vai conseguir abrir o arquivo do Keynote em outro computador). O Pages é um pouco voltado para "desktop publishing" e você consegue montar páginas bonitas, mas faltam recursos de processamento de texto avançado (não tem suporte a referências cruzadas, por exemplo). O maior problema das suítes de escritório para Mac é a compatibilidade. O mundo inteiro usa o Microsoft Office for Windows, e nem mesmo o Office: Mac da Microsoft é 100% compatível com ele (por incrível que pareça, aparecem alguns problemas de formatação quando se abre alguns arquivos mais complexos - e deveria ser o mesmo programa). O Mac ainda tem outras opções interessantes; há processadores de texto que atendem demandas específicas, como o Mellel, o Nisus Writer e o Scrivener. Mas, de forma geral, o Windows é inigualável para usar programas de escritório.

Quanto aos formatos multimídia tradicionais, você consegue rodar a maioria deles no seu Mac, ou out-of-the-box, ou por meio de plug-ins.

4 - Sim, mas você resolve com um adaptador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Instalando o win via boot camp ele fica igualzinho como se fosse no pc? Digo, dá para jogar street 4 ou gta? E colocar o controle do xbox 360?

Vai ficar identico a um PC qualquer de mesma configuração.

2-Nesse win rodando no mac eu precisaria colocar um anti virus?

Obvio, o win que é o problema e nao o mac. o virus vai rodar no seu windows seja onde você instalar ele.

3- Quanto ao office, quais são minhas opções no snow leopard? OS formatos populares de multimídia da web são reconhecidos pelo mac?

Aconselho a você usar o iWorks, absurdamente melhor que o office, alem de importar e exportar documentos office.

se quiser existe tb o office pra mac.

iWorks é bem melhor. muito poderoso mesmo.

4- É verdade que o mac não usa hdmi?

Mentira.

O que acontece é que o mac pra nao ficar aquela penca de portas espalhadas pela carcaça, tem apenas uma pequena porta proprietaria. nela você liga o que precisa, desde um conector para DVI, Dual DVI , VGA ou HDMI

so por o conector para o padrão que voce precisa.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1- Instalando o win via boot camp ele fica igualzinho como se fosse no pc? Digo, dá para jogar street 4 ou gta? E colocar o controle do xbox 360?

Vai ficar identico a um PC qualquer de mesma configuração.

2-Nesse win rodando no mac eu precisaria colocar um anti virus?

Obvio, o win que é o problema e nao o mac. o virus vai rodar no seu windows seja onde você instalar ele.

3- Quanto ao office, quais são minhas opções no snow leopard? OS formatos populares de multimídia da web são reconhecidos pelo mac?

Aconselho a você usar o iWorks, absurdamente melhor que o office, alem de importar e exportar documentos office.

se quiser existe tb o office pra mac.

iWorks é bem melhor. muito poderoso mesmo.

4- É verdade que o mac não usa hdmi?

Mentira.

O que acontece é que o mac pra nao ficar aquela penca de portas espalhadas pela carcaça, tem apenas uma pequena porta proprietaria. nela você liga o que precisa, desde um conector para DVI, Dual DVI , VGA ou HDMI

so por o conector para o padrão que voce precisa.

[]'s

Só discordo quanto ao fato de o iWorks ser superior ao Microsoft Office. Não é.

O iWorks é uma suíte de escritórios razoavelmente nova, e, no geral, não tem todos os recursos do Office.

O Apple Pages é um programa bem intuitivo e bom para fazer páginas bonitas, mas ele não tem muitos dos recursos avançados do Microsoft Word. Para muitos usuários, o Pages agrada porque é bem intuitivo e fácil de usar. Além disso, para edição de textos básica, ele não deixa nada a desejar para o Word. E o Pages tem funções avançadas de "layout", até mais do que o Word, pode parecer até um programa de editoração eletrônica às vezes. Mas ele não tem suporte a referências cruzadas, por exemplo, que é uma das funções mais importantes para quem usa processadores de texto para edição de textos longos, especialmente textos técnicos. A maioria dos usuários, porém, só usa esses programas para textos simples, e, como não usa todas as funções do Word, se contenta com o Apple Pages. Mas se você procura algo mais avançado, pode se decepcionar.

O Numbers é considerado o programa mais fraco do iWork, e é bem inferior ao Excel, que é um programa muito competente. É também o programa mais novo do pacote. Contudo, devo lembrar que se você não usa o Excel profissionalmente, dificilmente vai sentir as diferenças.

Quanto ao Keynote, é a estrela do pacote. O Keynote é tido como equivalente ou superior ao PowerPoint. O grande problema do Keynote, porém, é o formato. Ele é um programa de apresentações, ou seja, ele se destina a fazer arquivos que provavelmente serão mostrados ao público, em uma palestra, por exemplo. Assim, ainda que o Keynote seja superior ao PowerPoint, você precisa se certificar de que poderá usar o seu Mac para abrir o arquivo que será usado para mostrar ao público. E se, por um acaso do destino, no evento em que você for participar, você tiver feito uma apresentação em Keynote e tiver que abri-la em um PC rodando Windows? Para evitar esse tipo de constrangimento, as pessoas normalmente fazem suas apresentações em PowerPoint mesmo. Steve Jobs faz as ótimas apresentações dele em Keynote. Mas ele, como CEO da Apple, em qualquer tipo de evento, sempre vai conseguir que haja um Mac disponível para abrir suas apresentações.

Além disso, veja que até junho sai o Office 2010 para Windows. Desde o lançamento do Office 2007, a Microsoft investiu quase um bilhão de dólares anuais em desenvolvimento do Office 2010. Ele vai ter recursos incríveis, tais como edição de arquivos simultânea por mais de um usuário. O Mac não vai ter isso. Os novos recursos do Office poderão ser replicados na versão equivalente para Mac, que será lançada provavelmente um ano mais tarde (como costuma acontecer). E o Office: Mac deixa muito a desejar. O Word 2008, por exemplo, é um programa que consome muita memória (chega a consumir 200 MB de RAM para funcionar, contra apenas 30 MB do Word 2007 para Windows), lento e trava bastante. Além disso, o Office 2008 não tem suporte a macros. E é feito em Carbon, e não em Cocoa. Ao contrário do que acontece com o Office para o Windows, o Office para Mac tem um orçamento bem limitado.

Há alternativas, como o OpenOffice.org. Mas que também não possui todo o potencial do Microsoft Office. Em termos de suíte de escritório, o Microsoft Office para Windows ainda é imbatível. Mas, se você não precisa de todos os recursos que ele tem, o iWork (ou até o OpenOffice.org) pode dar conta. Para mim, por exemplo, nem o iWork e nem o OpenOffice.org resolvem. Preciso das funções avançadas do Microsoft Office, e é para você não se decepcionar com esses outros programas (como eu me decepcionei) que estou te alertando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
bom, eu acho o iworks bem melhor, muitas das coisas que faço nele não da pra fazer no office. principalmente layout de paginas mais elaborados no pages.

mas para quem gosta de office, tem o proprio para mac tb, maioria dos lugares vende a 250 reais.

[]'s

Exatamente. Em termos de layout, o Pages é muito bom. Mas a elaboração de layouts é tarefa de programas de editoração eletrônica e não propriamente de processamento de textos. Como processador de textos propriamente dito, o Word é um programa mais competente do que o Pages. O Pages é uma espécie de mistura entre processador de textos e programa de editoração eletrônica, e é ótimo para montar páginas. Mas se você precisa dos recursos de um processador de textos, especialmente aqueles que tornam menos árdua a elaboração de textos longos (tais como estilos, referências cruzadas, índices remissivos), o Word é uma opção bem melhor.

Agora, como eu falei, o Office para Mac é bem inferior ao Office para Windows, e, além disso, tem problemas de compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, acho q vai de tipo de uso, eu por ex, estou escrevendo um livro, ta uma mao na roda o iWorks.

nao conseguiria deixar da forma que esta ficando no office nem em 200 anos. é muito bom ele pra isso.

agora, pra escrever só textos simples sem nada de mais, ate o editor de texto, notepad da vida da pro gasto hehehehe.

Acho que tudo depende do tipo de uso que você precisa.

pra você ter uma ideia, pra fazer o index do livro, basta apertar 1 botao, ele cria tudo pra voce, ja divide tudo, se você mudar a ordem, ja arruma pra você tb, muito bom.

colocar imagens tb, da pra misturar textos e imagens complexas pra ele preencher a tela, é muito bom mesmo.

da um look no site da apple nos vídeos ensinando a usar ele que você ve as barbaridades que da pra fazer nesse programa.

alem disso ele tem um lance que vai analizando o que você ta escrevendo, te da dicas de concordancia, sugere palavras se a que você colocou esta muito repetitiva ou muito fora do padrão, pode já ir te enumerando paginas, muito completo ele, tem tudo pra se fazer um livro ou revista ou apresentaçao.

primeira coisa que abre sao modelos e estilos. acho que você deveria ver o programa melhor pois parece que voce nao esta sabendo usar os recursos dele.

mas se o sujeito esta acostumado ou precisa de algo especifico do office, nao tem erro porque existe a versão dele para mac tb, 100% compatível com a de PC.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, valeu muito pelo auxílio mesmo. Vou comprafr um mac pro e usar o osx mesmo. Perguntei do jogo mais por curiosidade. Tenho um gateway bombadão prá jogar.

Quanto à suíte de proutividade, estou pendendo para o iworks. Vou utilizar para fazer trabalhos na pós graduação.

O BR office p/ mac é bom? porque prá windows eu nem curto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
bom, acho q vai de tipo de uso, eu por ex, estou escrevendo um livro, ta uma mao na roda o iWorks.

nao conseguiria deixar da forma que esta ficando no office nem em 200 anos. é muito bom ele pra isso.

agora, pra escrever só textos simples sem nada de mais, ate o editor de texto, notepad da vida da pro gasto hehehehe.

Acho que tudo depende do tipo de uso que você precisa.

pra você ter uma ideia, pra fazer o index do livro, basta apertar 1 botao, ele cria tudo pra voce, ja divide tudo, se você mudar a ordem, ja arruma pra você tb, muito bom.

colocar imagens tb, da pra misturar textos e imagens complexas pra ele preencher a tela, é muito bom mesmo.

da um look no site da apple nos vídeos ensinando a usar ele que você ve as barbaridades que da pra fazer nesse programa.

alem disso ele tem um lance que vai analizando o que você ta escrevendo, te da dicas de concordancia, sugere palavras se a que você colocou esta muito repetitiva ou muito fora do padrão, pode já ir te enumerando paginas, muito completo ele, tem tudo pra se fazer um livro ou revista ou apresentaçao.

primeira coisa que abre são modelos e estilos. acho que você deveria ver o programa melhor pois parece que voce nao esta sabendo usar os recursos dele.

mas se o sujeito esta acostumado ou precisa de algo especifico do office, nao tem erro porque existe a versão dele para mac tb, 100% compatível com a de PC.

[]'s

Para lidar com imagens, o Pages é realmente muito bom. Mas editar textos não é fazer páginas bonitas e nem mesclar texto com imagens; isso é desktop publishing. Como eu disse, é um misto de programa de editoração eletrônica com processador de textos. Se você quer um programa para fazer páginas bonitas, use o Pages, vá em frente. Agora, ele não tem recursos necessários a um processador de textos verdadeiramente robusto. E não tem mesmo, não sou eu que não estou sabendo usar.

Um dos piores problemas do Pages é não ter suporte a referências cruzadas (as "cross-references"). Se você precisa fazer remissões a capítulos do seu texto, ou a notas de rodapé, e os capítulos/notas mudam a toda hora, você tem que atualizar a mão, a não ser que você use o recurso de referências cruzadas. Experimente escrever uma tese com mais de mil notas de rodapé sem usar referências cruzadas... você fica louco. E o Pages não tem esse recurso.

Índice o Apple Pages cria, lógico. Esse é um recurso básico de qualquer processador de textos moderno. Mas índice remissivo, que lista as palavras e o lugar onde elas aparecem, esse o Pages não cria. E, se você vai escrever um livro, pode ser um recurso muito útil.

Esses tipos de recursos o Word tem e o Apple Pages não tem. São recursos avançados, que poucos usuários sequer sabem que existem e quase nenhum usa. Mas são muito úteis se você aprende a usá-los.

O Pages tem, é claro, suas vantagens: é simples e é bom pra criar páginas bonitas. Isso pode ser muito mais importante para usuários domésticos que nem sonham sobre o que é "referência cruzada" ou "índice remissivo". Veja o que diz a própria Apple sobre o Pages: "Create beautiful pages in minutes". É isso o que o Pages é. Ele é um bom programa, fácil de usar e cool. Isso serve para a maioria dos usuários. Mas o Word é mais robusto e tem mais recursos avançados de processamento de textos.

O Mac tem outras alternativas para quem precisa de processadores de texto competentes, tais como o Mellel e o Nisus Writer. Mas o grande problema é a compatibilidade.

E o Mac tem Microsoft Office sim, para quem precisa (e muita gente precisa, já que 70% dos usuários de Mac compram o Office... o que significa que, apesar dos esforços da Apple com o seu iWork, o Microsoft Office não pode ser tão facilmente substituído assim). Mas o Microsoft Office do Mac é um programa bem diferente da versão para Windows. Sua interface é pouco harmônica, ele é lerdo, bugado e feito em Carbon, e não em Cocoa. A versão 2008 não existe em português, não tem suporte a Macros e não funciona com o "Spaces" do Mac OS 10.5 Leopard. O Word 2008 consome mais de 200 MB aberto (um "memory hog") contra apenas 30 MB do Word 2007 para Windows. Além disso, a versão do Office para Mac não é 100% compatível com a de PC, por incrível que pareça. Já tive problemas de compatibilidade com isso: já apareceram tabelas do nada quando abri no Windows um arquivo feito no Office para Mac, e também já perdi boa parte da formatação de um documento. Esses problemas não são muito freqüentes, mas acontecem mais do que deveriam. Se você procurar na Internet, vai ver vários relatos de incompatibilidades entre as versões de PC e de Mac. Assim, enquanto o Office 2007 para Windows é um ótimo programa (talvez o melhor software que a Microsoft já fez), o Office 2008 para Mac é decepcionante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, valeu muito pelo auxílio mesmo. Vou comprafr um mac pro e usar o osx mesmo. Perguntei do jogo mais por curiosidade. Tenho um gateway bombadão prá jogar.

Quanto à suíte de proutividade, estou pendendo para o iworks. Vou utilizar para fazer trabalhos na pós graduação.

O BR office p/ mac é bom? porque prá windows eu nem curto...

nem pra jogar vai usar mais o gateway ehehhehehe eu tenho uns gateway tb, nao anima muito, pra falar a verdade rodar o windows depois que você usar o snow leopard :)

pra te dar ideia, qualidade do mac chega a ser melhor do que a dos gateway que já comparado com os notes normais já sao bem melhores.

Vai adorar o mac.

edit*

Quanto a referencias cruzadas, o que se deve fazer para se mudar rodapés e ate numeração de paginas é dividir em seções.

com isso você desvincula qq parte do documento e pode inclusive criar um estilo próprio para essa determinada seção.

esta para sair o pages 2010 que vai ficar ainda bem mais completo e poderoso, vi a apresentação dele nos EUA e ta muito legal. o 2009 a alternativa é isso que falei antes.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...