Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na eficiencia do Cooler Buffalo AMD


a.ko

Posts recomendados

Pessoal, tenho uma dúvida sobre se devo ou não manter o cooler que vinha usando. Tinha uma mobo ASUS M2N32-SLI e esta placa tem a fixação do cooler "invertido", ou seja, quando instala-se um cooler na sua maioria fica com o cooler do processador virado para tras do gabinete. Agora nesta ASUS M2N32-SLI é invertido, sendo se eu quisesse manter o cooler do processador virado para trás teria que comprar o Buffalo cuja presilha favorece este esquema de deixar o cooler Buffalo virado para tras do gabinete. Agora como estou trocando de placa-mãe, percebi que se eu instalar este mesmo Buffalo o cooler dele ficará voltado para cima do gabinete meio que jogando o ar contra a fonte e o teto do gabinete. Não sei se isso vai prejudicar a circulação de ar e consquentemente as temperaturas subir. Ainda não fiz teste pois estou aguardando chegar a placa más já sei que o cooler vai ficar virado para cima.

É normal deixar dessa forma o cooler voltado para cima contra o teto do gabinete ?

Já tenho um cooler de 90 na frente e atras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho uma dúvida sobre se devo ou não manter o cooler que vinha usando. Tinha uma mobo ASUS M2N32-SLI e esta placa tem a fixação do cooler "invertido", ou seja, quando instala-se um cooler na sua maioria fica com o cooler do processador virado para tras do gabinete. Agora nesta ASUS M2N32-SLI é invertido, sendo se eu quisesse manter o cooler do processador virado para trás teria que comprar o Buffalo cuja presilha favorece este esquema de deixar o cooler Buffalo virado para tras do gabinete. Agora como estou trocando de placa-mãe, percebi que se eu instalar este mesmo Buffalo o cooler dele ficará voltado para cima do gabinete meio que jogando o ar contra a fonte e o teto do gabinete. Não sei se isso vai prejudicar a circulação de ar e consquentemente as temperaturas subir. Ainda não fiz teste pois estou aguardando chegar a placa más já sei que o cooler vai ficar virado para cima.

É normal deixar dessa forma o cooler voltado para cima contra o teto do gabinete ?

Já tenho um cooler de 90 na frente e atras.

O certo seria instalar o Buffalo com o cooler virado para as memorias ou em cima da vga. Se for instalar virada para cima contra a fonte, vai atrapalhar a ventilação da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O certo seria instalar o Buffalo com o cooler virado para as memorias ou em cima da vga. Se for instalar virada para cima contra a fonte, vai atrapalhar a ventilação da fonte.

então.. não tem como você jogar o buffalo para as memorias, porque ou é para a VGA ou para a FONTE.. VGA nem pensar, fazer ela esquentar mais e mais!! e não tem nenhum problema quanto a fonte, primeiro, porque ele não chega a ser na mesma "linha" da fonte, é um pouco para o lado, e outra, o buffalo nem joga "ar quente" de verdade para "trás"... já tive no AMD e tenho no intel e jogo na "fonte" que nem vai para a fonte.. pode montar e por a mão atrás dele pra você ver.. quase que não dá pra sentir vento nenhum.. e outra.. se jogasse para a fonte, ótimo. porque a fonte tb serve para tirar ar quente de dentro para fora!!

e ele no AMD é excepcional!! nota 10, no intel não vi uma diferença se quer com o cooler box.. quem sabe em over extremo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias mesmo eu mudei a posição do meu Buffalo, estava virado para a VGA e então resolvi virá-lo para cima. A diferença que notei foi que as temperaturas da VGA caíram bastante, pois eu deixo o Folding@Home rodando direto e a GPU trabalha a 100% por muito tempo, e desta forma mesmo a diferença de temperatura com o Buffalo virado para a fonte foi em média de pelo menos uns 5°, no mínimo. É até surpresa ver isso acontecer, já que a GPU fica do lado de baixo... Mas aconteceu!

Quanto a se preocupar com o calor sendo jogado para cima, na fonte... É legal dar uma observada se há algum teste aqui no CdH da fonte que você utiliza, pois os testes daqui são feitos sem dó e em altas temperaturas. Logo, se resistiu aos testes daqui, deve resistir à temperatura um pouco mais elevada do vento do cooler, apesar de que o que um colega aqui disse é verdade: quase não se sente vento por trás do Buffalo.

Mesmo assim, outro dia vi uma solução interessantíssima de um cara que criou um tópico (aqui no CdH mesmo) sobre o casemod que ele fez, e o trabalho todo incluía uma peça em alumínio que desviava o ar quente do cooler (que era jogado normalmente para cima) para trás do gabinete, assim o ar quente não ia para a fonte e desviava direto para o cooler traseiro do gabinete. Interessantíssima a ideia, caso eu sinta necessidade já confesso que vou me esforçar pra copiar, mesmo não tendo habilidade pra criar essas coisas, hehehe. Ficam aí as dicas e o que conheço, espero ter dado opinião construtiva!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então.. não tem como você jogar o buffalo para as memorias, porque ou é para a VGA ou para a FONTE.. VGA nem pensar, fazer ela esquentar mais e mais!! e não tem nenhum problema quanto a fonte, primeiro, porque ele não chega a ser na mesma "linha" da fonte, é um pouco para o lado, e outra, o buffalo nem joga "ar quente" de verdade para "trás"... já tive no AMD e tenho no intel e jogo na "fonte" que nem vai para a fonte.. pode montar e por a mão atrás dele pra você ver.. quase que não dá pra sentir vento nenhum.. e outra.. se jogasse para a fonte, ótimo. porque a fonte tb serve para tirar ar quente de dentro para fora!!

e ele no AMD é excepcional!! nota 10, no intel não vi uma diferença se quer com o cooler box.. quem sabe em over extremo..

eu acho que você nao entendeu o que eu disse

O cooler do Buffalo vai refrigerar o dissipador dele e nao jogar ar quente para fora.

Se instalar o cooler dela virada para as memorias vai puxar o ar para ela e jogar para fora do gabinete. e se instalar em cima da vga, ela vai puxar o ar e jogar esse ar na fonte.

O cooler virado para as memorias: (desse jeito é a forma correta)

imageview.php?image=31987

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que você nao entendeu o que eu disse

O cooler do Buffalo vai refrigerar o dissipador dele e nao jogar ar quente para fora.

Se instalar o cooler dela virada para as memorias vai puxar o ar para ela e jogar para fora do gabinete. e se instalar em cima da vga, ela vai puxar o ar e jogar esse ar na fonte.

O cooler virado para as memorias: (desse jeito é a forma correta)

imageview.php?image=31987

Exato BtExtreme,isso seria o correto mais na maioria do amd o cooler buffalo fica virado pr cima mesmo soprando na fonte e se sua fonte for q tenha fan de 120mm embaixo não vai ter problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há problema algum em instalar o Buffalo jogando ar para a fonte porque, como já disseram, o ar da ventoinha do Buffalo não atravessa as aletas saindo na parte de trás, na verdade o ar sai pelas laterais do cooler, portanto fique tranquilo porque o ar quente não será jogado diretamente na fonte. Falo isso por experiência própria, pois já tive um Buffalo (na verdade ainda tenho ele aqui pra vender).

De toda forma é recomendado sempre ter um fan exaustor na traseira do gabinete.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza galera, então to pensando em comprar um buffalo pra mim, sera que compensa trocar o box do phenom ? alguem saber dizer o ganho real em graus, pois depois que troquei os fans do meu gabinete, consegui baixar a temp de 51º para 38,5º. Sera que com o buffalo ela abaixa ainda mais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza galera, então to pensando em comprar um buffalo pra mim, sera que compensa trocar o box do phenom ? alguem saber dizer o ganho real em graus, pois depois que troquei os fans do meu gabinete, consegui baixar a temp de 51º para 38,5º. Sera que com o buffalo ela abaixa ainda mais ?

Qual a temperatura em full no teu Phenom com o cooler BOX dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que você nao entendeu o que eu disse

O cooler do Buffalo vai refrigerar o dissipador dele e nao jogar ar quente para fora.

Se instalar o cooler dela virada para as memorias vai puxar o ar para ela e jogar para fora do gabinete. e se instalar em cima da vga, ela vai puxar o ar e jogar esse ar na fonte.

O cooler virado para as memorias: (desse jeito é a forma correta)

imageview.php?image=31987

então, com a minha antiga placa a M2N32-SLI ficava desse jeito, agora com a nova MOBO vai ficar voltado ou pra cima ou pra baixo. A fonte aqui que estou usndo é uma Seventeam ST-450P-CG com cooler de 12cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Idle deu 38.9º antesdoteste.th.jpg e depois do teste do Prime95 (fiz o teste Blend, testando ao maximo) apos uns 20 mim deu pico de 61º depoisteste.th.jpg, o que vocês acham ? Para um processador que a AMD informa suportar ate 62º chegou perto .....:eek:

Até que esse cooler BOX está trabalhando bem, mas o problema, como você mesmo disse é que a temperatura máxima recomendada pela AMD para esse Phenom é de 62ºC, aí complica.

O Buffalo seria uma boa opção, mas o Hyper 212 que o drido recomendou é melhor e está num preço bem bacana, valendo a pena pegar ele. Mas se você não dispõe de mais que uns R$ 50,00, vá no Buffalo mesmo.

Se você quer fazer overclock deverá partir para um cooler top porque essa temperatura máxima de 62ºC é um limitante muito grande para um processador de 125W de TDP. Neste caso um excelente cooler por um ótimo preço atualmente seria o Z600 por um pouco menos de R$ 150,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que esse cooler BOX está trabalhando bem, mas o problema, como você mesmo disse é que a temperatura máxima recomendada pela AMD para esse Phenom é de 62ºC, aí complica.

O Buffalo seria uma boa opção, mas o Hyper 212 que o drido recomendou é melhor e está num preço bem bacana, valendo a pena pegar ele. Mas se você não dispõe de mais que uns R$ 50,00, vá no Buffalo mesmo.

Se você quer fazer overclock deverá partir para um cooler top porque essa temperatura máxima de 62ºC é um limitante muito grande para um processador de 125W de TDP. Neste caso um excelente cooler por um ótimo preço atualmente seria o Z600 por um pouco menos de R$ 150,00.

Ai galera vamos lá, deixa eu perguntar .... o prime ele roda todos os núcleos em full certo, levando o processador ao maximo, eu uso o pc exclusivamente para jogo, quando nao estou na net ...... jogando o maximo que a temp chegou foi 55º, vocês acham que pode um jogo usar todos os núcleos do processador a ponto de fazer ele esquentar tanto assim ? nao tenho intencao de fazer over .... nao vejo necessidade. o que vocês acham ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum jogo faz o processador trabalhar ao máximo, esquentando ao máximo. Isso só é possível em programas de teste da CPU, como o Prime95 ou o Core Damage, este último esquenta ainda mais que o Prime95.

Se a temperatura máxima atingida é 55ºC, não há nenhum motivo para a troca do cooler. No fim das contas você só vai gastar dinheiro sem necessidade, ainda mais que não vai fazer overclock. Essa temperatura num CPU de 125W de TDP está ótima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum jogo faz o processador trabalhar ao máximo, esquentando ao máximo. Isso só é possível em programas de teste da CPU, como o Prime95 ou o Core Damage, este último esquenta ainda mais que o Prime95.

Se a temperatura máxima atingida é 55ºC, não há nenhum motivo para a troca do cooler. No fim das contas você só vai gastar dinheiro sem necessidade, ainda mais que não vai fazer overclock. Essa temperatura num CPU de 125W de TDP está ótima!

beleza parceiro, então quando eu pensar em over ja incluo um cooler no pacote .... valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!