Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuir rotação do fan da fonte


Karibeto

Posts recomendados

Olá galera,

Tenho uma fonte Coletek PSN-505S2, e faz um barulho dos infernos. Tem um cooler de 120mm, e eu acho que tem alguma coisa muito bugada nos sensores de temperatura porque o asus probe acusa que o negócio anda girando a quase 5000 rpm. Eu imagino que um ventilador desse tamanho não precisaria girar tanto pra resfriar meu p4, que nem é tanta coisa assim... meu gabinete todo tá fresquinho fresquinho, mas eu acho que esse desempenho podia ser otimizado, não?

Enfim, não sei como fazer essa rotação baixar. Sei que tem como improvisar um circuito pra isso, mas não queria chegar tão longe... se tivesse um programa pra isso, eu ficaria bem grato. Tentei o speedfan, mas não deu em nada.

É isso. valeu desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nenhum programa fará com que a velocidade do fan da fonte seja alterada... Salvo algumas fontes antigas, como uma Enermax, que eu tinha, da qual sai um fio para que o fan da fonte seja ligado na placa mãe, em uma de suas saídas controladas.

Esse seu fan provavelmente foi assim escolhido pelo fabricante da fonte para compensar uma possível baixa eficiência da mesma. Baixa eficiência da fonte significa muito calor gerado, muita energia colocada fora, e necessidade de arrefecimento da fonte (nada a ver com seu gabinete) Desse modo um dos riscos que podes correr, ao baixar a rotação do fan da fonte, é danificá-la por calor interno...

Mas tudo isso depende de sua config, da exigência da mesma, do carregamento que colocas no PC, e muitas outras variáveis..

De qualquer modo para variar a rotação do fan da fonte tem que arregaçar as mangas, saber trabalhar com soldador/solda, desprender as ligações atuais do fan e escolher um de 3 ajustes (tensões disponíveis), dentro da própria fonte, ou puxando o par de fios do fan para fora da mesma e ligando em um dos conectores molex, a saber:

5 Volts (menor tensão e menor velocidade)

7 Volts (tensão media com velocidade média)

12 Volts (a atual tensão que está colocada no fan da mesma)

Essas tensões podem ser conseguidas desse modo ai:

Fanmod.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, obrigado pela ajuda!

Baixa eficiência da fonte significa muito calor gerado, muita energia colocada fora, e necessidade de arrefecimento da fonte (nada a ver com seu gabinete) Desse modo um dos riscos que podes correr, ao baixar a rotação do fan da fonte, é danificá-la por calor interno...

Eu falei sobre o gabinete porque o cooler dessa fonte é um pouco difereciado do que eu estou acostumado, já que ele fica embaixo dela, puxando o ar de dentro do gabinete como um exaustor e usando esse fluxo pra resfriar a fonte. A fonte em si também está numa temperatura bem tranquila, então acho que não vai dar problema diminuir a rotação...

De qualquer modo para variar a rotação do fan da fonte tem que arregaçar as mangas, saber trabalhar com soldador/solda, desprender as ligações atuais do fan e escolher um de 3 ajustes (tensões disponíveis), dentro da própria fonte, ou puxando o par de fios do fan para fora da mesma e ligando em um dos conectores molex, a saber:

5 Volts (menor tensão e menor velocidade)

7 Volts (tensão media com velocidade média)

12 Volts (a atual tensão que está colocada no fan da mesma)

Ok, mas o fan aqui só tem dois fios ligando na plaquinha da fonte, um preto e um vermelho. Isso significa que ele já está funcionando no 5v, ou nada a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok, mas o fan aqui só tem dois fios ligando na plaquinha da fonte, um preto e um vermelho. Isso significa que ele já está funcionando no 5v, ou nada a ver?

Não. O preto e vermelho só definem a polaridade do fan (preto = negativo e vermelho = positivo)

Para ligar esse fan naquelas tensões que falei observe o positivo e negativo de cada uma delas..

No conector molex

Tensão de 5 Volts

Negativo = preto ====> Ligar no preto do fan

Positivo = vermelho ==> Ligar no vermelho do fan

Tensão de 7 Volts

Negativo = vermelho ====> Ligar no preto do fan

Positivo = amarelo =====> Ligar no vermelho do fan

Tensão de 12 Volts

Negativo = preto ====> Ligar no preto do fan

Positivo = amarelo ===> Ligar no vermelho do fan

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Nenhum programa fará com que a velocidade do fan da fonte seja alterada... Salvo algumas fontes antigas, como uma Enermax, que eu tinha, da qual sai um fio para que o fan da fonte seja ligado na placa mãe, em uma de suas saídas controladas.

Esse seu fan provavelmente foi assim escolhido pelo fabricante da fonte para compensar uma possível baixa eficiência da mesma. Baixa eficiência da fonte significa muito calor gerado, muita energia colocada fora, e necessidade de arrefecimento da fonte (nada a ver com seu gabinete) Desse modo um dos riscos que podes correr, ao baixar a rotação do fan da fonte, é danificá-la por calor interno...

Mas tudo isso depende de sua config, da exigência da mesma, do carregamento que colocas no PC, e muitas outras variáveis..

De qualquer modo para variar a rotação do fan da fonte tem que arregaçar as mangas, saber trabalhar com soldador/solda, desprender as ligações atuais do fan e escolher um de 3 ajustes (tensões disponíveis), dentro da própria fonte, ou puxando o par de fios do fan para fora da mesma e ligando em um dos conectores molex, a saber:

5 Volts (menor tensão e menor velocidade)

7 Volts (tensão media com velocidade média)

12 Volts (a atual tensão que está colocada no fan da mesma)

Essas tensões podem ser conseguidas desse modo ai:

Fanmod.jpg

Abraço...

Então se eu conectar positivo do cooler no amarelo e negativo no laranja, ficarei com 8,7Volts?

Meu raciocinio:

amarelo 12V

laranja 3,3V

então 12-3,3=8,7Volts

isso está correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!