Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Int0 8051


Crazy Gamer

Posts recomendados

Olá galera. Estou aprendendo a programa assembly e gostaria de saber se só é possível utilizar a int0 (ou a outra interrupção externa) tendo como final o comando reti. Gostaria de saber se é possível quando a int0 for acionada, desviar o programa para outra rotina, para começar a fazer (executar) alguma coisa diferente da anterior e não ter de retornar para a então rotina, como o comando reti faz. É possível configurar isso? Como posso fazer? Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o que você descreveu, se entendi bem, é exatamente o que uma interrupção qualquer deve fazer,

- Ela desvia seu programa para um outro endereço, e a partir dele você pode executar alguma outra rotina, e ao final dela basta usar o comando reti, para retornar seu programa a ultima instrução que ele parou + 1.

Veja em codigo:



.org INT0adr ;supondo que esse seja o vetor de interrupção
rjmp executaint ;aqui você desvia para a sua rotina de interrupção.

.
.
.
executaint:
.
{aqui você poe o codigo da sua rotina de interrupção}
.
CLRB bit,registrador ; limpa o flag da interrupção (veja o datasheet para saber mais)
RETI ;aqui é o fim da sua interrupção daqui ela retorna para onde seu porgrama estava no momento que a interrupção foi solicitada.


viu como é simples, infelizmente sou programador de PIC e Motorola (e engatinhando com os AVR), mas tem um pessoal fera aqui em 8051 que vai te dar mais detalhes, mas no geral a estrutura de uma interrupção é essa ok.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites