Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Este tópico foi editado e algumas mensagens deletadas, a fim de remover comentários desnecessários (off-topics).

Queridos,

Evitem comentários off-topics e/ou que desvirtuem o teor original do tópico, evitando assim que suas mensagens sejam editadas ou deletadas.

Certa da compreensão e colaboração de todos,

Mil Beijões! :wub:

Postado

Olá pessoal, eu baixei o tal DTEMP, mas eçle não faz nada, fica lá um simbolo de um HD acho aqui no tray, e se eu clico duas vezes nele abre um setup, com o botao direito umas opções, eu mexi nelas mas n fez nada! não da pra ver a temperatura? Q acontece?

Valeu galera!

• 2 semanas depois...
Postado

Meus amigos,

No meu caso como posso manter a temperatura aceitavel para 3 HD's visto que eles estão sobrepostos com uma distancia de + ou - 2cm pois as baias não permitem melhorar esta distancia, acho que o cooler para hd não cabe neste espaço ou ficaria muito apertado. Qual seria a melhor solução. A temperatura chega nos criticos 61" :(

Jardel

Postado

Meiraneto,

Seria indicado também colocar 2 cooler's comuns de cada lado um jogando o ar e outro retirando? Se for vou adiar a compra do case.

Jardel

Postado
Postado Originalmente por jtulls@20 out 2004, 20:04

Meiraneto,

Seria indicado também colocar 2 cooler's comuns de cada lado um jogando o ar e outro retirando? Se for vou adiar a compra do case.

Jardel

Não vai resolver não. Troca o case se não vai acabar perdendo um HD desse.

• 4 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Diogo Rios@15 nov 2004, 01:27

Uso o Cooler de HD e a temperatura dele sempre está em torno dos 36 Graus.

você usa esse cooler nesse HD da assinatura? Se for a temp ta um pouco alta, visto que seu HD é de 5400 rpm.

Postado

eu usava o Cooler de HD, mas depois de um tempo o mesmo começou a travar e girar descordenadamente, então o retirei e desde então não o uso mais =]

Postado

Postado Originalmente por angscorp@19 nov 2004, 18:15

eu usava o Cooler de HD, mas depois de um tempo o mesmo começou a travar e girar descordenadamente, então o retirei e desde então não o uso mais =]

Era exatamente isto que eu ia dizer.

Não se recomenda mais o uso desses coolers vagabundos de HD.

Com o tempo, eles adquirem muita poeira, que jogam logo na parte externa mais sensível do HD - a placa lógica!

Além do que, com a poeira, a rotação dos coolers fica irregular, causando fortes tremores que, por ser muito próxima ao HD, é transferido para ele.

Tais tremores não chegam a causar danos ao HD, mas o deixam mais lento, pois o processo de busca de informações (seek) é sensivelmente atrapalhado - aliás, é por isso também que a gente deve colocar os 4 parafusos no HD (para minimizar as tremidas).

Então, qual a solução para refrigerar os HDs?

Temos 2 vertentes atuais:

1 - Um HD IDE de 7200rpm (ou menor rotação) não precisa de refrigeração. Se precisasse, os fabricantes alertariam, ou ele viria com recomendações ou instruções para montagem de acessórios;

2 - Precisa-se de refrigeração leve.

Na minha opinião, colocar um cooler de 80mm a 7volts ou mesmo a 5 volts (ou seja, reduzindo a eficiência do cooler para deixá-lo bem silencioso) é o ideal. Logicamente, este cooler fica 'soprando' ar na parte de cima do HD. Nada de soprar nada na placa lógica!!! a placa vai se resfriar por condução.

Muitos bons gabinetes hoje já têm espaço especial para colocarmos coolers de 80mm ou maiores para refrigeração do HD. A ideia é excelente, mas só não gosto dela porque o cooler fica praticamente na parte externa do gabinete, o que, para mim, significa ruído desnecessário para meus ouvidos. Além disso, um cooler que introjeta ar diretamente também leva muita poeira e impurezas diretamente para o interior do gabinete - onde se faz necessário algum filtro. Mas o filtro, normalmente gera muita turbulência (leia-se barulho) - e é por isso que eu fico com a solução do cooler soprando na parte de cima do HD.

Outra ótima solução - já citada no artigo deste tópico - é o uso de pipes. É perfeito. A meu ver, tem apenas 2 contra-indicações: alto custo (costuma custar 100-150 reais!), e não é indicado se você costuma tirar o HD da máquina de vez em quando.

E para tirar o HD da máquina? usamos as gavetas? sim, usamos. Mas cuidado com elas! embora tenham um pequeno cooler, ele praticamente não faz nada. Muitas gavetas chegam a deixar o HD ainda mais quente do que se ele estivesse fora dela! muito cuidado com isso.

Ah, e nada de histeria. Um HD funcionando a 45 graus não tem nada demais, e certamente vai durar um bom tempo, se alimentado por uma boa fonte. Nada de coolers monstros no HD - quanto maior o fluxo de ar, mais poeira e maresia seu HD vai acumular, e maior a possibilidade de você prejudicar o funcionamento de partes como a placa lógica.

Bom, esta é minha contribuição. Espero ter sido o mais claro possível.

Por fim, não custa repetir:

Não se recomenda mais o uso desses coolers vagabundos de HD!

[]'s

• 2 semanas depois...
Postado

Seguinte... acho que posso ajudar um pouco...

A Parte MECANICA da coisa:

Os componenetes de dentro do HD que esquentaum são compostos por um ROLAMENTO que tende a esquentar por causa do atrito no giro do disco...

O disco rigido é metalico, e sofre gravação magnética sobre ele, porém eu nunca li ou ouvi dizer que calor prejudica qualquer meio eletromagnetico, com exceção de derretimento do material (lembrando que o disco rigido é feito por um componente metálico e não derrete fácil), sendo assim nunca sofrerá perda de dados que já estejam gravados no disco...

As cabeças de leitura tem um contato minimo com o disco rigido, sendo assim quase não sofrem superaquecimento...

A Parte eletrônica da coisa:

Os componentes eletrônico em geral, com exceção dos usado na eletrônica industrial, são muito senssiveis ao calor, um bom exemplo disso são: processador, chipset, mosfet´s, etc´s...

O calor nos componentes causaum problemas de destruição, mal funcionamento, desligamento e corrupção de suas funçoes...

Conclusão

O cooler deve ser colocado em cima do CIRCUITO eletrônico do HD...

Mesmo porque, pra quem conhece um minimo de fisica, sabemos que a maioria dos metais conduzem calor com uma velocidade impressionante, (pros que quiserem fazer o teste, peguem uma faca de metal e esquentem a ponta, só a ponta no fogão :P, não tentem isso em casa e sem a presença de um adulto crianças :P) logo, a carcaça do HD esta ajudando a discipar o calor de dentro do HD, porém a placa onde estão os componentes eletronicos é feita de um material fibroso que não discipa o calor, precisando assim de uma ajudinha extra...

... espero ter ajudado nos meus poucos conhecimentos, mas não na certeza absoluta, pois usei de esperiencia proficional em outras areas para deduzir o que escrevi...

Ps.: Maus aí o erro de portugues... essa materia nunca foi meu forte :P

Postado

Eu tenho 3 HD´s na maquina e o monitor só me mostra 2 HD´s com 43° e 41° respectivamente...

Outra Coisa os 3 HD´s estão muito perto um do outro... como faço pra resfria-los sendo que não consigo colocar nem um cooler e nem dissipador???

• 2 semanas depois...
Postado

Bem galera.. eu pensei de outra forma pra resfriar meu hd.. peguei um desses coolers, tipo de fonte(8cmx8cm), e liguei de frente pro hd.. na frente do gabinete, onde tem uns furos que puxam o vento pelas ranhuras do gabinete. Colocando assim, ele ventila tanto em cima quanto embaixo do hd. Acho que é uma solução boa. No caso, meu gabinete tem lugar pra dois coolers ali.. um ao lado do outro.. vou colocar outro cooler depois pra melhorar a eficiência.

Charles

• 2 semanas depois...
Postado

muito bom o topico cara mais aonde você acho esse pregrama pra baixa :unsure:

Postado
Postado Originalmente por Charlao@19 dez 2004, 03:09

Bem galera.. eu pensei de outra forma pra resfriar meu hd.. peguei um desses coolers, tipo de fonte(8cmx8cm), e liguei de frente pro hd.. na frente do gabinete, onde tem uns furos que puxam o vento pelas ranhuras do gabinete. Colocando assim, ele ventila tanto em cima quanto embaixo do hd. Acho que é uma solução boa. No caso, meu gabinete tem lugar pra dois coolers ali.. um ao lado do outro.. vou colocar outro cooler depois pra melhorar a eficiência.

Charles

Eu também fiz isso, e meu HD fica a 40ºC.

• mês depois...
Postado

Eu acredito que o melhor a fazer é refrigerar aquilo que gera calor! Logo, a parte superior! Se o gerador de calor é a parte superior do HD, então, é ela quem deve ser refrigerada! Mesmo por condução, seria muito melhor empregar o cooler refrigerando a parte mais quente do que refrigerando a parte mais fria!

Gosto muito do sítio do Laércio Vasconcelos e cheguei a adquirir um de seus cds, no qual, ele afirmar não recomendar a utilização desses cooler de HD por serem mal empregados e ventilando apenas o que não se superaquece!

Como ele, Laércio, e alguns deste fórum acredito que as melhor forma de se ventilar um hd é o utilizando em gabinetes que permitam a instalação do mesmo em local espaçoso(tanto para cima quanto para baixo) e que se utilize um cooler frontal no gabinete para refrigeração de ambos!!

Como já relatado aqui, acredito que o cooler na parte inferior do hd é até perigoso! Sendo assim, um disperdício duplo de dinheiro!

Acho que é isso!

Felicidades!

• Membro VIP
Postado
ferjor  Postado em 27 de fevereiro de 2005, 08:08

Discordo em gênero, número e grau!

A parte que mais aquece não é a superior. O calor é mais concentrado em alguns circuitos da placa lógica e no motor, que aquece toda a estrutura metálica do hd. Soprando sobre os chips, o calor será retirado antes de espalhar-se e alcançar a parte superior. E além disso, a maior parte dos problemas é causado devido à placa lógica, provavelmente, por altas temperaturas.

Postado

Ora,

Que diminui a temperatura... isso é fato! Com certeza! Mas a questão é a melhor maneira de refrigerar um HD! Sem riscos e com uma refrigeração otimizada!

Felicidades!

:bandeira:

Postado

MEIRANETO,

Mas se quem esquenta é a placa, e só depois o calor vai subindo... a placa deveria ficar quente!

O que nunca vi acontecer!

Sem necessidade de programa/equipamento algum:

Qual parte do HD esquenta mais?!

Felicidades! :bandeira:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...