Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriando Hd's


Spider_Rap

Posts recomendados

  • Membro VIP

Este tópico foi editado e algumas mensagens deletadas, a fim de remover comentários desnecessários (off-topics).

Queridos,

Evitem comentários off-topics e/ou que desvirtuem o teor original do tópico, evitando assim que suas mensagens sejam editadas ou deletadas.

Certa da compreensão e colaboração de todos,

Mil Beijões! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Meus amigos,

No meu caso como posso manter a temperatura aceitavel para 3 HD's visto que eles estão sobrepostos com uma distancia de + ou - 2cm pois as baias não permitem melhorar esta distancia, acho que o cooler para hd não cabe neste espaço ou ficaria muito apertado. Qual seria a melhor solução. A temperatura chega nos criticos 61" :(

Jardel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Postado Originalmente por angscorp@19 nov 2004, 18:15

eu usava o Cooler de HD, mas depois de um tempo o mesmo começou a travar e girar descordenadamente, então o retirei e desde então não o uso mais =]

Era exatamente isto que eu ia dizer.

Não se recomenda mais o uso desses coolers vagabundos de HD.

Com o tempo, eles adquirem muita poeira, que jogam logo na parte externa mais sensível do HD - a placa lógica!

Além do que, com a poeira, a rotação dos coolers fica irregular, causando fortes tremores que, por ser muito próxima ao HD, é transferido para ele.

Tais tremores não chegam a causar danos ao HD, mas o deixam mais lento, pois o processo de busca de informações (seek) é sensivelmente atrapalhado - aliás, é por isso também que a gente deve colocar os 4 parafusos no HD (para minimizar as tremidas).

Então, qual a solução para refrigerar os HDs?

Temos 2 vertentes atuais:

1 - Um HD IDE de 7200rpm (ou menor rotação) não precisa de refrigeração. Se precisasse, os fabricantes alertariam, ou ele viria com recomendações ou instruções para montagem de acessórios;

2 - Precisa-se de refrigeração leve.

Na minha opinião, colocar um cooler de 80mm a 7volts ou mesmo a 5 volts (ou seja, reduzindo a eficiência do cooler para deixá-lo bem silencioso) é o ideal. Logicamente, este cooler fica 'soprando' ar na parte de cima do HD. Nada de soprar nada na placa lógica!!! a placa vai se resfriar por condução.

Muitos bons gabinetes hoje já têm espaço especial para colocarmos coolers de 80mm ou maiores para refrigeração do HD. A ideia é excelente, mas só não gosto dela porque o cooler fica praticamente na parte externa do gabinete, o que, para mim, significa ruído desnecessário para meus ouvidos. Além disso, um cooler que introjeta ar diretamente também leva muita poeira e impurezas diretamente para o interior do gabinete - onde se faz necessário algum filtro. Mas o filtro, normalmente gera muita turbulência (leia-se barulho) - e é por isso que eu fico com a solução do cooler soprando na parte de cima do HD.

Outra ótima solução - já citada no artigo deste tópico - é o uso de pipes. É perfeito. A meu ver, tem apenas 2 contra-indicações: alto custo (costuma custar 100-150 reais!), e não é indicado se você costuma tirar o HD da máquina de vez em quando.

E para tirar o HD da máquina? usamos as gavetas? sim, usamos. Mas cuidado com elas! embora tenham um pequeno cooler, ele praticamente não faz nada. Muitas gavetas chegam a deixar o HD ainda mais quente do que se ele estivesse fora dela! muito cuidado com isso.

Ah, e nada de histeria. Um HD funcionando a 45 graus não tem nada demais, e certamente vai durar um bom tempo, se alimentado por uma boa fonte. Nada de coolers monstros no HD - quanto maior o fluxo de ar, mais poeira e maresia seu HD vai acumular, e maior a possibilidade de você prejudicar o funcionamento de partes como a placa lógica.

Bom, esta é minha contribuição. Espero ter sido o mais claro possível.

Por fim, não custa repetir:

Não se recomenda mais o uso desses coolers vagabundos de HD!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Seguinte... acho que posso ajudar um pouco...

A Parte MECANICA da coisa:

Os componenetes de dentro do HD que esquentaum são compostos por um ROLAMENTO que tende a esquentar por causa do atrito no giro do disco...

O disco rigido é metalico, e sofre gravação magnética sobre ele, porém eu nunca li ou ouvi dizer que calor prejudica qualquer meio eletromagnetico, com exceção de derretimento do material (lembrando que o disco rigido é feito por um componente metálico e não derrete fácil), sendo assim nunca sofrerá perda de dados que já estejam gravados no disco...

As cabeças de leitura tem um contato minimo com o disco rigido, sendo assim quase não sofrem superaquecimento...

A Parte eletrônica da coisa:

Os componentes eletrônico em geral, com exceção dos usado na eletrônica industrial, são muito senssiveis ao calor, um bom exemplo disso são: processador, chipset, mosfet´s, etc´s...

O calor nos componentes causaum problemas de destruição, mal funcionamento, desligamento e corrupção de suas funçoes...

Conclusão

O cooler deve ser colocado em cima do CIRCUITO eletrônico do HD...

Mesmo porque, pra quem conhece um minimo de fisica, sabemos que a maioria dos metais conduzem calor com uma velocidade impressionante, (pros que quiserem fazer o teste, peguem uma faca de metal e esquentem a ponta, só a ponta no fogão :P, não tentem isso em casa e sem a presença de um adulto crianças :P) logo, a carcaça do HD esta ajudando a discipar o calor de dentro do HD, porém a placa onde estão os componentes eletronicos é feita de um material fibroso que não discipa o calor, precisando assim de uma ajudinha extra...

... espero ter ajudado nos meus poucos conhecimentos, mas não na certeza absoluta, pois usei de esperiencia proficional em outras areas para deduzir o que escrevi...

Ps.: Maus aí o erro de portugues... essa materia nunca foi meu forte :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem galera.. eu pensei de outra forma pra resfriar meu hd.. peguei um desses coolers, tipo de fonte(8cmx8cm), e liguei de frente pro hd.. na frente do gabinete, onde tem uns furos que puxam o vento pelas ranhuras do gabinete. Colocando assim, ele ventila tanto em cima quanto embaixo do hd. Acho que é uma solução boa. No caso, meu gabinete tem lugar pra dois coolers ali.. um ao lado do outro.. vou colocar outro cooler depois pra melhorar a eficiência.

Charles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Charlao@19 dez 2004, 03:09

Bem galera.. eu pensei de outra forma pra resfriar meu hd.. peguei um desses coolers, tipo de fonte(8cmx8cm), e liguei de frente pro hd.. na frente do gabinete, onde tem uns furos que puxam o vento pelas ranhuras do gabinete. Colocando assim, ele ventila tanto em cima quanto embaixo do hd. Acho que é uma solução boa. No caso, meu gabinete tem lugar pra dois coolers ali.. um ao lado do outro.. vou colocar outro cooler depois pra melhorar a eficiência.

Charles

Eu também fiz isso, e meu HD fica a 40ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eu acredito que o melhor a fazer é refrigerar aquilo que gera calor! Logo, a parte superior! Se o gerador de calor é a parte superior do HD, então, é ela quem deve ser refrigerada! Mesmo por condução, seria muito melhor empregar o cooler refrigerando a parte mais quente do que refrigerando a parte mais fria!

Gosto muito do sítio do Laércio Vasconcelos e cheguei a adquirir um de seus cds, no qual, ele afirmar não recomendar a utilização desses cooler de HD por serem mal empregados e ventilando apenas o que não se superaquece!

Como ele, Laércio, e alguns deste fórum acredito que as melhor forma de se ventilar um hd é o utilizando em gabinetes que permitam a instalação do mesmo em local espaçoso(tanto para cima quanto para baixo) e que se utilize um cooler frontal no gabinete para refrigeração de ambos!!

Como já relatado aqui, acredito que o cooler na parte inferior do hd é até perigoso! Sendo assim, um disperdício duplo de dinheiro!

Acho que é isso!

Felicidades!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ferjor  Postado em 27 de fevereiro de 2005, 08:08

Discordo em gênero, número e grau!

A parte que mais aquece não é a superior. O calor é mais concentrado em alguns circuitos da placa lógica e no motor, que aquece toda a estrutura metálica do hd. Soprando sobre os chips, o calor será retirado antes de espalhar-se e alcançar a parte superior. E além disso, a maior parte dos problemas é causado devido à placa lógica, provavelmente, por altas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!