Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro travando, não carrega o win XP e às vezes perde a BIOS


elima1

Posts recomendados

Olá pessoal!

Gostaria da ajuda de vocês, pois a vários dias brigo com minha máquina e não sei mais o q fazer!

Abaixo vai a configuração da minha máquina pra facilitar:

Sempron 2600+

MB ASUS A7N8X-X

2 Pentes de 1GB DDR 400 Titan

Placa de vídeo AGP NVIDIA GFORCE4 MX4000

Rede on-board

E outra placa de rede Off-board (sem uso)

Modem PCI (sem uso)

DVD-RAM GSA-H50N

Também tenho 4 HD’s IDE (1 Seagate 400GB / 1 Maxtor 160 GB / 1 Maxtor 80 GB / 1 Samsung 80 GB)

Normalmente uso 3: Máster e Slave da 1ª IDE e Gravadora como Máster da 2ª IDE e HD slave.

Windows XP Prof com Service pack 3.

Uso também, a pouquíssimo tempo, o Panda Antivírus Pro 2010 legalizado (comprado).

Tudo começou quando minha máquina às vezes reiniciava ou travava sozinha.

Muitas vezes era só reiniciar o PC e tudo bem, mas com tantas reinicializações passava a não carregar mais o Win, dizendo que determinado arquivo estava faltando ou corrompido ou dizia que não podia carregar o win, pois a linha nº ???? do arq de informações \i386\txtsetup.sif não é válida.

Também não deixava dar o boot com o CD de instalação do XP, dava erro.

E por fim passou a perder a configuração da BIOS. Apareciam várias informações diferentes em cada boot, em alguns dava CHECKSUM ERROR, outras vezes perdia as configurações de clock da CPU (reconhecia meu Sempron 2600+, como 1010 ou 2200) e outras tantas, dizia que o setup havia perdido as configurações de clock da CPU e q era para eu entrar no setup e configurar manualmente. Eu configurava manualmente e o PC continuava reconhecendo como 1010 ou 2200 ou CHECKSUM ERROR.

Troquei a fonte da minha máquina, cabo flat da IDE, a bateria da placa mãe, tirei, limpei e coloquei memórias em slots diferentes, etc.

Usando uma máquina emprestada, criei um disquete de atualização da BIOS, q peguei no site do fabricante.

Consegui atualizar a BIOS e passou a reconhecer o meu processador corretamente, mas o HD continuava a dar os mesmos sinais de erro. quando eu reiniciava às vezes reconhecia o processador e às vezes perdia a configuração da BIOS.

Briguei com isso por alguns dias... L

Perdi a paciência e usando o PC emprestado e o porque MAGIC, exclui a partição do meu HD. Fiz tudo nos conformes, passei programa q detecta erro no HD, FDISK /mbr pra matar vírus de boot, particionei HD novamente e voltei-o pra minha máquina. Formatei e instalei o Windows normalmente, instalei novamente o Panda.

A máquina e o sistema ficaram relativamente estáveis. Consegui passar o antivírus, tanto o Panda quanto o Bitdefender on-line nos outros HD’s (não encontrou nada de muito importante, alguns cookies e um Spyware).

Mas ai começaram novamente os problemas, quando ia tentar salvar meus dados de algum outro HD (slave), o Pc ficava extremamente lento, levando horas para copiar alguns arquivos.

Começaram novamente os travamentos e consequentemente (com as reinicializações) as mesmas mensagens de erro até que não consegui mais acessar o Win naquele HD q estava bom. Nem mesmo quando tentava fazer a reparação do Win pelo CD do Win ou disquetes de boot do XP (pois gravadora tmb não conseguia ser acessada). Além de tudo, passou a perder novamente as definições do SETUP.

Atualizando novamente a BIOS, as configurações do SETUP voltavam e ai, eu conseguia fazer o mesmo processo com dois outros HD’s, ou seja, Excluía partição; particionava; formatava; instalava o Windows; e instalava Antivírus.

Normalmente o sistema ficava estável por algum tempo, até mesmo por quase dois dias e, de repente começava a travar. Às vezes reiniciava e tudo bem, outras vezes dizia q havia arquivo do Windows danificado ou corrompido e não dava o boot. Não consegui nenhuma vez fazer a reparação com o CD de instalação do Win, ou não me dava acesso à reparação ou dizia que não era possível reparar, ai eu formatava outro HD e passava a usá-lo.

Curioso é que pude observar q o Micro não perdia mais as configurações do SETUP, mesmo quando reiniciava ao travar.

Agora a pouco estava da seguinte forma:

- Eu estava usando 2 HD’s 1Master (MAX 80GB) e outro Slave (MAX 160GB)da 1ª IDE e travou. quando reiniciei apareceu à mensagem de q o Windows não podia ser reiniciado, pois o arquivo \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM não podia ser encontrado.

Tentei várias vezes e a mesma coisa, então coloquei o CD de instalação do win e dei boot pelo CD. Ele não me deu acesso à recuperação do win e parou na tela onde eu podia instalar novamente o Windows nas partições existentes (mostrou os 2 HD’s C e D), excluí-la ou formatar novamente. Não usei nenhuma destas opções, sai e dei o boot novamente.

Ele entrou normalmente no Windows pelo HD, como se nada tivesse acontecido. Mas percebi que na inicialização, ao detectar os HD’s ele não mostrava o nome de um deles e sim um monte de símbolos desconexos:?#??/Ç_+##$.

Bom, o Windows carregou e logo travou de novo. Fiz o mesmo, dei o boot pelo CD do win e ele parou na mesma tela anterior, só que desta vez só me mostrava uma partição existente o C. A partição D q era o HD q na inicialização apresentou a leitura estranha não apareceu. Sai da instalação e tirei o HD slave (Max 160 GB) e o Windows carregou normalmente no HD Máster. Depois coloquei outro HD como slave (SEAG 400 GB) e está estável a +- 3 horas.

Detalhe percebi q a configuração da BIOS não foi perdida mais, posso desligar por muitas horas, reiniciar q não perde as configurações, agora quando eu entro no SETUP e faço qualquer alteração (Mudar o boot para DVD) quando mando salvar e reiniciar ele já inicia o boot não reconhecendo corretamente meu processador.

Já não sei mais o q pensar, se é BIOS, se é vírus, se é defeito em algum ou alguns HD’s, se é placa mãe????!!!

Por favor, se alguém tiver alguma ideia!!!! Help me!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente bem complicada a sua situação. Quem costuma pregar este tipo de "peça" é a bateria da placa-mãe que quando acaba não grava mais as informações da Bios mas também pode ser um defeito ou problema em algum circuito da placa-mãe...

Faça o seguinte, para fins de teste desligue o computador [da tomada], não adianta desligá-lo mas deixar ele na tomada pois ele pode consumir em standby...

Se o conteúdo apagar-se novamente é devido a bateria, então você deve trocá-la.

O erro de Checksum Error é porcausa da bateria descarregada.

Espero ter ajudado, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só Micolins,

O meu HD de maior capacidade (SEAGATE 400 GB) é o HD que está com quase todos os meus arquivos pessoais (o q eu não posso perder de forma alguma) e ele não tem o Sistema Operacional instalado, por isso não quero **-lo como master, para não ficar salvando minhas coisas no raiz e se ele trava ou danifica, perco tudo.

No momento estou com a configuração que se demonstrou mais estável até agora, que é: Master 1ªIDE HD MAXTOR 80GB, Slave 1ªIDE SEAGATE 400GB (detalhe, ele tá entupido, sobram +- 15GB). A Gravadora está sozinha como Master da 2ªIDE.

Até agora não houve nenhum travamento, mas enquanto eu escrevia esta msg, ele reiniciou sozinho. :mad:

Reiniciou e carregou o Win normalmente. Acabou sendo interessante porque, quando carregou o Win me deu a seguinte mensagem:

1 - Houve um erro e o Win criou um LOG dele e iria enviar a Microsoft para me ajudar a solucioná-lo.

2 - Carregou o Browser em uma página da Microsoft com os seguintes dizeres:

Solucionar un problema con NVIDIA Unified Driver (NVENET.SYS)

NVIDIA Unified Driver (NVENET.SYS) ha dejado de funcionar correctamente.

Para solucionar este problema, vaya al sitio web de NVIDIA Corporation para descargar e instalar la actualización.

Haga clic para visitar el sitio Web de NVIDIA Corporation a fin de obtener instrucciones sobre la actualización

3 - Fui à página da nVidia e baixei os drivers da placa mãe e da de vídeo e vou instala-los daqui a pouco para ver o q acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, instalei os drivers do chipset da placa mãe e nada, não adiantou.

Estou sem máquina (usando o notebook), ela não reinicia mais.

No inicio funcionou muito bem e continuei usando o pc até que ele reiniciou sozinho e quando deu o boot tentava carregar o windows e travava. Parecia que ia conseguir acabar de carregar o windows e travava, até q em uma das vezes q reiniciei ele parou de reconhecer o HD q está na 1ªIDE.

Tentei reparar o Windows, mas ele não deixou.

Entrei no SETUP para alterar o boot e quando reiniciou ele passa a identificar o meu processador de forma erreda, identifica em todo boot como sendo Athlon 1100 ou 2200.

Agora está assim, quando dou o boot, na maioria das vezes ele da:

1 - PRIMARY MASTER : NONE

2 - Reconhece o Slave da 1ªIDE q não tem o sist. oper.

3 - Reconhece a Gravadora (Master 2ªIDE)

4 - Ele para um pouco dando o mac address da máquina e depois diz o seguinte:

- PXE-M0F: EXITING NVIDIA BOOT AGENT.

- DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER

Em outras poucas vezes, aparece o seguinte:

- AWARD BOOTBLOCK BIOS v1.0

- Copyright © 2000, AWARD Software, Inc.

- BIOS ROM checksum error

- Detecting Floppy drive A media...

Ou então ele trava logo depois da checagem da memória.

É o terceiro HD q acontece o mesmo. Formato, instalo o windows e ele fica estável por 1 ou 2 dias e ai começam os travamentos até não conseguir mais dar o boot por aquele HD.

A única coisa q consigo pensar em fazer é atualizar novamente a BIOS para ver se ele pelo menos volta a reconhecer meu processador corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que atualizar a BIOS neste caso é fundamental já que a placa-mãe não está reconhecendo o processador de forma adequada.

Bom, na hora de atualizar a BIOS verifique bem o modelo da placa-mãe para não colocar uma versão errada e certifique-se que o computador não reiniciará enquanto você está atualizando a BIOS, pois caso haja interrupção de energia você pode perder sua placa-mãe (na verdade tem conserto, mas é bem complicado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!