Ir ao conteúdo

Trabalhar com computador deitado (horizontal)

Dr_Zero

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, meu computador é um gabinete torre media vertical por motivos de espaço gostaria de encaixá-lo em um local deitado haveria algum problema para os discos rigidos. Obrigado.

• Membro VIP
Postado
Olá pessoal, meu computador é um gabinete torre media vertical por motivos de espaço gostaria de encaixá-lo em um local deitado haveria algum problema para os discos rigidos. Obrigado.

DR_Zero, não sei dizer com total certeza, mas antes os hds eram feitos para trabalharem na horizontal, alguns podiam trabalhar nas 2 posições, atualmente não sei como está isso, mas a uns anos atrás, deixar o hd na vertical, fazia com que seu braço trabalhasse exercendo maior força, alguns diziam que causava uma morte mais rapida da peça, eu nunca vi isso acontecer na pratica, mas fica ae registrado.

Abs.

Postado

O HD foi projetado para ficar na horizontal e não na vertical.

Por isso ele leva quatro parafusos (bem fixo) em uma baia que o posiciona na horizontal.

Postado

Você pode coloca-lo na horizontal sim, tenha como exemplo os consoles, voce pode jogar com o ps2 deitado ou em pé, o mesmo com o ps3 e o xbox 360.

Postado

Eu uso um HD em uma case 3.5" e ele está na vertical. Agora o problema mesmo seria o drive de DVD que ficaria na lateral, eu sinceramente não recomendo.

Agora pense comigo, se o gabinete ficasse na vertical não teria problema alguma, já que o cooler do processador, placa-mãe e outras placas ficaram em pé e elas ficam presas por parafusos ou travadas.

Como já citaram aqui, antigamente era um problema utilizar o hd na vertical mas atualmente os hd's não possuem mais esse problema.

PS: engraçado você perguntar isso, porque faz a alguns dias que eu perguntei sobre isso justamente por causa da minha case externa.

See ya

Postado
HD de desktop é usado em consoles ?

Sim, tanto que voce pode usar um hd de desktop para coloca-lo no xbox ou ps3 e funciona normalmente, eu pelo menos já fiz e tive notícias de gente que conseguiu com ps2, mas nunca tentei.

Lembrando que a sony e a microsoft asseguram que eles funcionam normalmente tanto na horizontal quanto na vertical.

• Membro VIP
Postado
Sim, tanto que voce pode usar um hd de desktop para coloca-lo no xbox ou ps3 e funciona normalmente, eu pelo menos já fiz e tive notícias de gente que conseguiu com ps2, mas nunca tentei.

Lembrando que a sony e a microsoft asseguram que eles funcionam normalmente tanto na horizontal quanto na vertical.

Amigo, mas a sony e a MS asseguram que seus Hds funcionam nas 2 posições, e não hds de desktop.

Posso estar enganado, mas os hds de console são semelhantes aos de notebook, não?

Abs.

Postado

Olá çolega.

POde sim.

Os HDs atuais aceitam trabalharem na vertical.

Aqui uso o Gabinete AKASA MIDAS na vertival(ele pode ser usado nos dois sentidos) e na vertical o HD nesse gabinete(diferente dos outros) fica na vertical tambem.

Não sei sobre seus discos, se são antigos, mas pelo mesmo os Samsung mais novos(2 anos pra cá) aceitam tranquilo trabalharem na vertical.

Postado

Obrigado pela atenção pessoal, meus HDs são novos da Samsung enviei um e-mail a eles que não foi respondido ainda, se responderem coloco aqui. Obrigado novamente.

• 1 ano depois...
Postado

Cara, fui procurar saber se o drive de DVD comum pode trabalhar na vertical, já que tem aquelas linguetas que segurariam o DVD, e eu suspeitava que sim. Goggleando por aí caí nesse tópico. Nada foi falado sobre o DVD, mas discutiu-se se os HDs podem ou não trabalhar na vertical!!!

HDs de 3 1/2 (PC) e 2 1/2 (Notebook) podem trabalhar tanto na vertical quanto na horizontal desde o "tempo do onça". Os antigos HDs de 5 1/4 (e os primeiros de 3 1/2) é que não podiam sequer pensar em trabalhar na horizontal, mas até meu HD de 8GB do meu Pentium 100 (coloquei um processador de 200mhz mas ele vai ser eternamente meu "Pentium 100") pode trabalhar na vertical!

E aproveito pra deixar aqui outra dica. DVDs comuns TAMBÉM podem trabalhar na vertical, a única ressalva é que não dá pra usar aqueles mini-DVDs, só discos padrão de 12cm.

Mas aí vem a pergunta: como fixar o DVD? Simples, é só colocar ele e deixar as linguetas sergurarem o disco, pra quem nunca percebeu são essas aqui ó:

images?q=tbn:ANd9GcReDUln_gb_Aa-m7S72j69jtV87TOF071OWBmVk58selfnw3zLAP4CNUe62

E não se preocupem com a "centralização" do disco, ao contrário dos drives de notebook, que tem aquele encaixe que centraliza, os drives comuns centralizam quando é encaixado o motor no disco, como se fosse uma embreagem de carro (quem já abriu um drive já viu como funciona). Ocorre um desgaste "a mais" desse mecanismo, mas apenas dele, sistema de leitura (sistema que move o canhão) pouco ou nada vai sofrer a mais, já que usa um sistema de parafuso sem fim, e o peso da cabeça de leitura é muito baixo.

Já sobre o desgaste maior nos HDs. Com certeza ocorrerá um desgaste maior do motor que move o sistema de leitura do que se o HD estiver trabalhando na horizontal, afinal ele terá que vencer a gravidade na hora de "subir" a agulha, mas a engenharia das empresas projetam os HDs visando as duas situações, sejam eles de 3 1/2 ou 2 1/2, precisam prever que alguns usuários irão usar os HDs na posição vertical. Diga-se de passagem, alguns sistemas empresariais costumam usar os HDs na vertical. E a diminuição da vida útil é bem menor do que trabalhar com o HD em temperatura muito alta, por exemplo, logo a diferença será pouca pro usuário comum.

Desculpem resuscitar um tópico tão antigo, mas é interessante a dúvida e existe MUITO achismo.

Outras informações:

http://www.samsungodd.com/WebManual/DVD-Writer/SH-S223C%28L%29/SH-S223C/en/Use_Drive.html

http://www.reforgerdirect.com/servlet/the-1292/Memorex-20X-External-USB/Detail

Ah, quase me esqueci... Muitos gabinetes atuais possuem docking station pra HDs SATA que deixam os HDs numa posição totalmente esquesita, e na vertical, motivo: HDs atuais podem trabalhar em qualquer posição.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!