Ir ao conteúdo

NVIDIA 3D vision - Tópico Central

Reyvakys

Posts recomendados

Postado

Este tópico tornou-se uma compilação de todos os comentários envolvendo o assunto 3D Vision; por este motivo a sequência dos comentários está meio sem pé nem cabeça. Nas últimas páginas há vários links de imagens em 3D de games e filmes para serem observadas com os óculos estereoscópicos (é assim que se escreve?) finalidade a que se propõe este tópico no momento. Na página 08 há um pequeno tutorial que ensina como fazer os screen shots e o upload das imagens. Foi o pessoal do Forum da NVIDIA quem me ensinou. Contribua com suas imagens e vamos passar a limpo quais são os games que produzem os melhores efeitos 3D. Boa viagem!

Postado

Eu instalei o driver mais recente da minha geforce 9800 GTX, e instalei tambem o driver do oculos 3d, e meu monitor e um LG serie-L226WTQ, e acontece que no painel de controle da NVIDIA eu consigo ativar a opção 3D Stereoscopic, e ao jogar ativo o modo com Ctrt+T, e a imagem fica no modo 3D sendo que a frequencia cai pela metade, mais varios jogos roda sem trava nessa frequencia, alguns jogos coloco em 75HZ, e jogo em 35 ou 40 fps, e não da leg, ate mesmo o crysis no modo normal ele roda em 30 fps, e não da leg (sem a opção 3D ativada) .

Eu comprei apenas os Oculos 3d da NVIDIA, tem prazo para chegar ate segunda 22/02/10..

Sera que vou conseguir sentir o prazer de jogar em 3d mesmo, ou sera que quando eu colocar os oculos para funcionar, tudo que estava ativado, não vai funcionar mais.. """lembrando, mesmo que o jogo esteja em 30 ou 25 fps, ele roda liso, com esceção do loading que demora mais""""

Comentem por favor, não achei ninguem no google que diz ter jogado com os oculos, mais sem o monitor adequado, nem mesmo para testar...

OBS: pretendo comprar uma tv lcd compativel com o 3d.. por isso descartei o Samsung 2233RZ.. abraços

Postado
Oi, comprei meu óculos 3D Vision neste site http://acessorioseperifericos.pontofrio.com.br/Oculos-3D-Vision-Nvidia-GForce-c-Receptor-de-Dados-43602.html?Filtro=C56&strBusca=%C3%93culos%203D

a meu ver uma das melhores ofertas do mercado já que pode ser parcelado em 10X, porém, ao chatear com uma vendedora ela me informou que o Kit só vem com o receptor + óculos e me consta que o receptor se conecta ao micro por um cabo USB...outros vendedores incluem no kit um cabo DVI-D para HDMI,http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131187139-oculos-nvidia-geforce-3d-vision-wireless-estereoscopico-gpu-_JM não sei porque já que o único monitor compatível até o momento só tem entrada DVI-D...:huh: Pergunto: se o kit realmente vier sem o cabo USB eu posso comprar qualquer um por aí e usar sem problema?

Outra: só pra testar, resolvi instalar o drive do dispositivo 3D, o qual tem um drive a parte da VGA. No processo de instalação, fui informado que eu deveria instalar um novo drive para a VGA ( 8800 GTS), Windows Vista Ultimate 64 bits, etc...e fui o que eu fiz; depois retomei a instalação do drive do óculos 3D e no meio do caminho o wizard (assistente de instação) me diz que um (?) estéreo era compatível com um drive mais antigo da placa e eu fiquei por entender :wacko:

O oculos que eu comprei tambem foi no ponto frio, e eles chegarão ontem, o cabo hdmi/dvi vem dentro da caixa junto com os oculos e receptor de dados, em quanquer lugar que a pessoa comprar sempre vai vir com esses cabos . o dvi , usb para caregar o oculos outro usb para manter o receptor ligado ao pc, e uns acessorios para ajustar no nariz, e mais um cabo para ligar em hdtv compativel com 3d.

Infelizmente minha esperiencia não foi nada agradavel, pois como eu havia dito logo em cima, estou usando um monitor da LG de 60HZ, os jogos rodava com a metade dos fps, e não chegarão a dar legs, em alguns momento havia alguma lentidão, mais nada que atrapalhace.

No test Wizard diz que o monitor esta pronto para 3d mais não foi indentificado como tal, e fica um sinal de interogação , e da 3 opções para escolher, usar video CRT, usar video DLP generico e usar 3D dicover grasses.

Tentando usar cada opção, mais em todas não tive nenhuma sensação de profundidade, ou coisas saindo da tela, em umas delas a a imagem ficava tremendo, como se estive pulando de esquerdo para direto, com os oculos ou sem os oculos o efeito continuava o mesmo.

Em outro modo, o modo de video CRT, a imagem ficava duplicada e ajustando a profundidade a duplicagem se afastava ou se aprocimava(o efeito esterio), mais ao colocar os oculos as coisas continuava a mesma, apenas alguns elementos da tela ficava normal, geralmente as paisagens de ultimo plano contiava com suus duplicadas enormes, e nada de ficar em 3d...

E ai pessoal, isso SIGNIFICA que e obrigatorio mesmo o uso do monitor 120 HZ?

Com ele o efetito vai mesmo ficar 100 %, ou sera ainda que meus olhos não são bons para tal, pois parace que predomina a visão do lado direito, se eu fechar o olho direito vejo com o esquerdo porém um pouco embasado, para letras..

Então devo comprar o monitor 120hz

Postado

voce precisa de um monitor que faça pelo menos 100hz de taxa de atualização vertical, pois a imagem 3d se constroi a partir de 2 imagens sobrepostas, cada uma rodando em uma frequencia diferente no seu monitor, e cada uma vai precisar de pelo menos 50hz para se estabilizar logo só vai funcionar em monitores qua conseguem fazer 100hz pelo menos, sendo o ideal 120hz para 2 imagems de 60hz... agora de boa, é uma frivolidade, no entanto, se voce tiver a oportunidade de comprar uma monitor que faça 120hz, compre, a imagem é a melhor para jogos.

Postado

queria saber se a ATI tem suporte para 3d gaming como a nvidia

já que as especificaçoes da placa(HD5870) na ATI fala que a placa suporta imagens 3d, entretanto não consegui achar nada na net falando de oculos 3d para placas ATI

Postado

Eis que gasto uma fortuna com o monitor Samsung 2233RZ e mais outra fortuna com o Benedito deste óculos 3D. Ontem, depois de muita expectativa comecei instalar os drivers que acompanham o produto: uma parte da instalação faz um teste gráfico (quase um teste oftalmológico) com o usuário para avaliar se ele é "biologicamente apto" para o 3D; fiz o teste: fui aprovado...que felicidade. Depois o programa pede para você conectar o emissor de raio infravermelho à porta USB do PC e ligar o óculos para avaliar seu hardware. Começam os flicks, que coisa irritante. Aparece uma tela em que você tem que testar com o olho esquerdo observando uns gráficos em uma janela; você pode ver triângulos, hexágonos ou ambos ao mesmo tempo (marquei ambos ao mesmo tempo). Depois é feito o teste com o olho direito e novamente vi triângulos e hexágonos ao mesmo tempo...next...seu teste de hardware falhou. Falhou como, meleca? Eu segui toda a cartilha da Nvidia: monitor 2233RZ / VGA 8800 GTS 320MB / e o maldito do óculos...tudo certo...

Então eu lancei mão dos recursos que eu tinha: reduzi o refresh do monitor de 120 para 100 HZ. Depois fui lá no painel de controle da NVIDIA: tem uma barra deslizante lá que permite a você reduzir a porcentagem de profundidade, que é o recurso que viabiliza o efeito 3D. Reduzi a barra até conseguir acabar com o flick (aquela luz piscante pegajosa que fica na tela quando o óculos é ativado). Iniciei novamente o teste gráfico/oftalmológico...surgiu a tela que avalia seu olho esquerdo e o direito: desta vez só vi triângulos com o olho esquerdo e hexágonos com o direito (ou vice-versa, não me lembro): parabéns, seu teste de hardware foi aprovado. Depois veio a imagem que testa sua aptidão biológica para o 3D vision: fiz e dancei; o teste se encerra dizendo que eu não deveria usar o óculos 3D.

Então estou nesta encruzilhada: ou regulo esta meleca para agradar o hardware e ser reprovado no teste biológico ou regulo para passar no teste biológico e me lascar no teste do hardware. Algum infeliz passou pelo mesmo infortúnio que eu? Sim, eu sei que devido a um problema oftalmológico eu posso não ser apto para o 3D e só para confirmar vou levar um conhecido lá e fazer o teste com ele e ai da Nvidia se ele for aprovado e eu não que antes de pagar quase R$700,00 nesse óculos e R$612 no monitor ninguém me avisou que isso poderia acontecer. Ai de ti Nvidia, ai de ti....:cool::mad:

Postado

Só vi ele funfando na loja mesmo, no ultimo need for speed e no street fighter 4, não achei lá essas coisas não. MAs que vascilo eim nvídia, putz, bom pelo menos se tem um monitor de 120hz :D Mas tenho certeza que isso daí é problema relacionado a software e com certeza algum driver mais recente pode consertar.

Eu pessoalmente comprei o 2233rz só pelos 120hz, tava nem ai para óculos 3d :P acredite, é coisa de deslumbrado, não é nada demais...

Postado
é ruim de configura ele mesmo, tu ta com os driver que tem suporte ao 3d vision [acho que acima do 190]

Pois é, entrei em contato com essa cambada, dei o part number do produto, o número de série, o modelo da minha VGA, fiz inscrição, ativei inscrição, relatei o problema e neca de pitibiriba. O pessoal do fórum de lá não conseguiu me ajudar muito...usa o cabo Dual link, troca os drives, etc...esse tipo de coisa. Já tentei dois drives diferentes: o 195.20 e o 196.20, tudo uma ...considerando que é do 190 pra cima eu teria ainda 5 drives para testar, mas onde encontrá-los? Alguém sabe se existe uma representação da Nvidia aqui no Brasil com telefone e endereço? Se a coisa não melhorar vou ter que apelar parra a PROCOM...

Peraí, eu estava zapeando por aí e vi o driver 190.62 http://www.userdrivers.com/url.php?link=aHR0cDovL3VzLmRvd25sb2FkLm52aWRpYS5jb20vV2luZG93cy8zZF92aXNpb25fc3RlcmVvL05WSURJQV8zRF9WaXNpb25fdjE5MC42Ml9kcml2ZXIuZXhl por acaso o 3D Vision funciona no XP?

Postado

Reyvakys, segundo o site da Nvidia ( Acesse AQUI ), o 3D Vision funciona somente com Windows Vista e Seven.

Aqui mesmo, você pode vêr uma imagem do site que demonstra o que você precisa para poder utilizar o 3D Vision:

whatyouneednew.jpg

Postado
Reyvakys, segundo o site da Nvidia ( Acesse AQUI ), o 3D Vision funciona somente com Windows Vista e Seven.

Sim Chagas, confirmado. Me parece que este 3D que funciona no XP não é para estereoscopia é para aquele 3D do óculos de papelão do tempo do ronca.

Voltando ao meu martírio, aprendi a entrar em contato com a NVidia pela porta certa e eles vão me responder em 24hs. Ontem, depois de apanhar de todos os drivers disponíveis, voltei a instalar o último: o 196.21. Eis que, misteriosamente, minha configuração passou no teste de hardware e eu consegui executar o tal 3D...Meu Deus, que palhaçada! Não pode ser aquilo! vocês estão gozando com a minha cara! É a mesma coisa que assistir televisão olhando através de um aquário! Como é que uma instituição respeitada como o CH deixa um produto deste ser lançado no mercado sem a gloriosa etiqueta da bomba com pavio curto. Tenho que parar o jogo toda hora e ajustar a profundidade para as imagens não ficarem duplicadas; ás vezes a profundidade tem que chegar a quase zero para evitar essa lambança, ou seja, 3D zero.

Você aí, afortunado, que tem uma GTX 260 / 285...é assim com você também? A qualidade da execução 3D varia conforme a qualidade da VGA? Não é possível, só pode ser isso: a minha 8800GTS 320MB, apesar de ser qualificada para o 3D não está dando conta do recado. Lá no site dos vigaristas eles mencionam 8800 GTS e 8800 GTS 512...porque uma menção discriminada para a 512? Será que é só a partir desta capacidade que funciona? Tem alguma coisa errada aí...

Postado

Não quero ser grosso, parecer rude ou parecer que estou tirando sarro da cara de ninguem, apenas quero citar algumas coisas respeitosamente:

Vejo uma galera comprando monitores e óculos 3D para o "novo efeito de imersão digital" da nvidia, mas isso ainda é uma baita furada.

A tecnologia existe a mais de 15 anos, mas so foi implementada agora? por que sera?

Isso ainda é muito experimental, você NÃO vai comprar um monitor de 120hz e um oculos "especial" e vai ver tudo saindo da tela, voando em sua direção.

Pode-se até conseguir configurar UM game para que chegue o mais proximo de um ambiente sercando-o, mas assim que você mudar para outro game ou aplicativo estará tudo diferente e desajustado.

Por mais que haja profiles e configurações de aplicação automatica, tudo isso ainda é muito experimental.

Sim, a maioria dos aplicativos, games principalmente, ainda estarão embassados, distorcidos ou desfocados no modo nvision.

Sim, você vai ter que ajustar toda santa vez profundidade e outras milhoes de configurações perdendo horas antes mesmo de conseguir começar a curtir algo em 3D.

Não, eles provavelmente não vão retornar seu dinheiro. :lol:

Postado

É tipo embora a 8800gtx 320 seja uma baita placa.. Mais não se esqueça que em 3D redentariza duas vezes, ou seja, queda na metade dos FPS e problemas e mais problemas..

Vi você comentando sobre o produto bomba do CdH.. Pelo que eu entendo dessa classificação seria o seguinte, é quando o fabricante fala que é uma coisa e é outra um dos maiores exemplos que temos seria nossas fontes vendidadas em nosso país.

A contece sinceramente é que você compro uma tecnologia precosse..

Bom acho o seguinte:

-Deviria ter colocado uma VGA mais atual e potente para tecnologia

-E executado um SO mais atual como o W Vista ou W7

Pode ser talves um problema de fabricação e não de um lote todo, penso nisso ?

Embora é claro que a Nvidia não é santa né pois ela deveria ter recomentado uma VGA mais forte para jogos de ultima geração para obter um bom desempenho..

Na minha opnião a Nvidia só está no conceito de algumas pessoas por sua tradição e não por produtos bon's e com custo/benefício..

Postado

Então devo comprar o monitor 120hz

Ah, que bom que você também entrou nessa roubada, assim eu terei alguém para dividir as minhas mágoas. Minha configuração está perfeita para o tal 3D: Samsung 2233RZ, VGA 8800 GTS, o óculos, mas tudo que eu tenho até agora é uma imagem duplicada; para evitar essa meleca eu tenho que reduzir a "profundidade ou depth" a quase zero, ou seja, tenho que tirar o efeito 3D. Nem aquelas imagens que são exibidas depois que você passa no teste médico aparecem de forma decente: ficam tremendo e parece que tem uma onda que vem de baixo pra cima...para configurar essa porcaria então, nem se fala. Eu tenho que repetir o assistente inúmeras vezes até que o meu hardware seja aprovado...parece que estes testes são feitos na verdade para condicionar a sua visão. E depois de todo esse sofrimento, qual é minha recompensa?...Nada de 3D, só imagem duplicada...

O pessoal lá na NVIDIA já está me ajudando, me mandaram instalar os últimos drives ( 196.21), coisa que eu já tinha feito, e depois me deram outras dicas:

1 - Apertar ctrl + t para habilitar o 3D ( eu nunca fiz isso)

2 - Testar o 3D com outro game ( estou jogando Unreal 2004, jogo classificado como excelente para o 3D)

3 - Carregar o óculos por 5 a 6 horas...

4 - Por último, me mandaram entrar em executar, digitar msinf032, salvar o arquivo Microsoft information Utilility e mandar para eles; no mínimo estão achando que o meu Windows é pirata e estão querendo me deixar com rabo preso. Tá! -_-

Postado

Opa pessoal,

Eu tenho o 3D Vision desde o início de 2009 e vi que o usuário está com dificuldades. Primeiro o que está acontecendo não é normal, a regulagem de profundidade e a de convergência devem ser feitas apenas uma vez no jogo e ao contrário do que um usuário acima disse, após 1 semana com o 3D vision é possível regular um jogo em menos de 30 segundos.

O teste da nvidia para o 3D Vision é feito para se verificar se existe o hardware adequado e aprovado, se o óculos está funcionando e por último se o efeito 3D está correto. O efeito 3D não é duplicação de imagens, não é condicionamento, o efeito 3D é imediato e mesmo pessoas que nunca viram um jogo 3D percebem imediatamente do que se trata o efeito. Como eu fui uma das primeiras pessoas a adquirir o sistema por aqui e certamente a primeira que postou um review em um forum, mais de 50 pessoas passaram aqui em casa para testar o sistema e apenas 2 não conseguiram ver o efeito 3D, o que é normal já que estatisticamente cerca de 3-4% das pessoas não conseguem ver o efeito 3D por inúmeras razões que não vem ao caso.

Sugiro pegar o aplicativo screensaver da nvidia Geoforms, que tem um 3D bastante pronunciado e muita gente usa para testar o 3D. Tanto o efeito para DENTRO quanto o efeito para FORA do monitor são evidentes, tanto que tem gente no forum oficial da nvidia que com projetor 3D consegue colocar os objetos a uma distancia aparente para fora da tela de mais de 3 metros. Se esta duplicação ou qualquer outro problema mais sério continuar para você e para as pessoas que você está demonstrando o sistema, existe algo muito errado, ou com o hardware ou com o software.

link: http://www.nzone.com/object/nzone_geoforms_downloads.html

Agora vou ser sincero com você, uma 8800 apesar de ser uma ótima placa é ultrapassada para se usar com o 3D vision, o cálculo é simples, pegue qualquer jogo que você tenha hoje e multiplique os fps por 0,60 e você vai obter os resultados esperados de fps com o 3D ativado. Entretanto o 3D Vision dispensa AA maior que 2x na maioria dos casos, o que alivia um pouco.

É isso, tem um tópico em outro forum cujo nome já foi dito por um colega na página anterior que tem quase 2000 posts sobre 3D Vision e uma quantidade razoável de usuários que podem te ajudar a resolver o problema. É uma boa leitura por lá.

[]s

Postado
Opa pessoal,

Agora vou ser sincero com você, uma 8800 apesar de ser uma ótima placa é ultrapassada para se usar com o 3D vision, o cálculo é simples, pegue qualquer jogo que você tenha hoje e multiplique os fps por 0,60 e você vai obter os resultados esperados de fps com o 3D ativado. Entretanto o 3D Vision dispensa AA maior que 2x na maioria dos casos, o que alivia um pouco.

É isso, tem um tópico em outro forum cujo nome já foi dito por um colega na página anterior que tem quase 2000 posts sobre 3D Vision e uma quantidade razoável de usuários que podem te ajudar a resolver o problema. É uma boa leitura por lá.

[]s

Como disse o amigo isso provelmente não é normal.. E também como dito as 88XX veja um jogo que faça 30FPS e ativando o 3D tem essa queda que seria para 18FPS como disse o amigo..

Mas uma vantagem é certa e vi isso também quando tive o prazer de ver a tecnologia na pratica (Santa efigienia, numa loja) no efeito 3D praticamente não tem serrilhado AA em 2x são mais que suficiente.. Além é claro de ser uma tecnologia incrivel..

Pena que são poucas as placas ou quase nenhuma que consegue rodar um jogo como Crysis ou semelhantes em FULL HD ou mesmo na resolução encontrada nos monitores de 120Hz 1680X1050.

Postado

Agora vou ser sincero com você, uma 8800 apesar de ser uma ótima placa é ultrapassada para se usar com o 3D vision

[]s

A questão é que no site eles mencionam a 8800 como uma placa habilitada para o 3D. Quanto ao efeito 3D, fiquei impressionado com o que você falou: a imagem chega a ficar fora da tela? 3 metros? Se os bonequinhos do meu game parassem de ficar com 3 cabeças, já seria uma alegria sem par. Outra possibilidade que me pertuba é a minha idiossincrasia oftalmológica: de fato tenho miopia, astigmatismo, estrabismo e uma charmosa verruga na pálpebra. Se estas pequenas anormalidades me impedirem de 3Deizar não quero nem saber; vão ter que devolver meu dinheiro: do óculos e do monitor. Humpf!-_-

Postado

A imagem fica 3 metros com projetor 3D e tela de 120 polegadas, e com o demo da nvidia que eu mencionei. No PC e com o monitor samsung 2233rz, com o demo geoforms eu consigo uma convergencia que deixa o objeto cerca de 25cm para fora da tela, o que já é bem impressionante para o tamanho da tela. Miopia e astigmatismo não interferem na visão 3D, mas estrabismo sim, inclusive em algum lugar dos termos de contrato do 3D vision (não sei se online ou no driver) o estrabismo é citado como impedimento do 3D Vision justamente por dificultar a visão 3D.

[]s

Postado

Sempre tive problemas com qualquer coisa que seja 3d por causa dessa porcaria... Meu olho direito tem só 40%-60% da visão total... então posso esquecer qualquer coisa que tenha a ver com 3d ¬¬

Postado

Eu estava dando uma olhada neste link aí embaixo; o cidadão colocou o emissor de raios infravermelhos em cima do monitor: é necessário que o emissor fique no mesmo nível (altura) dos olhos?

• 2 semanas depois...
Postado

Não pude relatar o desdobramento dos acontecimentos porque minha fonte queimou e eu tive que comprar uma nova; voltei a cutucar a NVIDIA e um atendente chamado Shailendra (só pode ser hindú) está a me ajudaire. Ele me mandou executar o comando msinfo32 e anexar o arquivo que tem a configuração do meu PC para ele(a); estou com a pulga atrás da zoreia: o que ele(a), estaria querendo saber? Eu especulei com ele(a) a possibilidade de a luz neon dos coolers do meu gabinete Blue eye estarem criando alguma interferência. Mais uma suspeita: será que o Vista Ultimate precisa das atualizações do service pack 1 e 2 para executar 3D? Parece que eu já ouvi uma baboseira parecida com essa. Enfim, se você quer acompanhar o meu martírio e saber como sair deste tipo de roubada em 3ª dimensão, seja novamente biem venido!

PS: quem de vocês é o IONIC lá do site da NVIDIA?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...