Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dinamo


gpancha

Posts recomendados

E o seguinte estou com um projeto na escola e tenho que criar um barco com garrafas pet e gostaria de por um motor de barco fraquinho ligado a duas baterias que por sua vez sao ligados a pedais de dinamo,gostaria de saber se isso e possivel , sou iniciante em energia então se puderem me passar o bassico do bassico agradeço

Grato^_^

post-690418-13884954862247_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele quer usar o dinamo pro ocupante do barco não ficar a toa, já que ele está lá então que pedale, viajar de graça não.

Teria que colocar uma polia grande no pedal, algo como 60cm, e uma polia de uns 2,5cm no dinamo, e pedal a uns 50 rpm, pra chegar nos 1200rpm.

O calculo é:

polia-do-pedal x rpm-do-pedal / rpm-necessario-pro-dinamo = polia-do-dinamo, logo, 60.50 / 1200, ou 3000/1200 igual a 2,5cm.

Aquela de colocar dinamo de bicicleta na lateral de rotor tipo de bicicleta ergometrica não é nada produtivo, aqueles dinamos não tem potencia.

Mas, um dinamo automotivo a 1200 rpm tem capacidade de mandar quanto pra bateria 12V, uns 2 ou 3A? E com 2A um motor 12V leva um pedalinho a, chuto, uns 2km.h.

Há perda na hora de transformar energia cinetica em eletricidade no dinamo (30% de perda?), há perda na hora de armazenar na bateria (30% de perda?), e há perda na hora do motor transformar eletricidade em energia cinetica (30% de perda?). 30 sobre 30 sobre 30, sobram pouco mais de 30% da energia inicialmente aplicada ao pedal.