Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dinamo


gpancha

Posts recomendados

E o seguinte estou com um projeto na escola e tenho que criar um barco com garrafas pet e gostaria de por um motor de barco fraquinho ligado a duas baterias que por sua vez sao ligados a pedais de dinamo,gostaria de saber se isso e possivel , sou iniciante em energia então se puderem me passar o bassico do bassico agradeço

Grato^_^

post-690418-13884954862247_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele quer usar o dinamo pro ocupante do barco não ficar a toa, já que ele está lá então que pedale, viajar de graça não.

Teria que colocar uma polia grande no pedal, algo como 60cm, e uma polia de uns 2,5cm no dinamo, e pedal a uns 50 rpm, pra chegar nos 1200rpm.

O calculo é:

polia-do-pedal x rpm-do-pedal / rpm-necessario-pro-dinamo = polia-do-dinamo, logo, 60.50 / 1200, ou 3000/1200 igual a 2,5cm.

Aquela de colocar dinamo de bicicleta na lateral de rotor tipo de bicicleta ergometrica não é nada produtivo, aqueles dinamos não tem potencia.

Mas, um dinamo automotivo a 1200 rpm tem capacidade de mandar quanto pra bateria 12V, uns 2 ou 3A? E com 2A um motor 12V leva um pedalinho a, chuto, uns 2km.h.

Há perda na hora de transformar energia cinetica em eletricidade no dinamo (30% de perda?), há perda na hora de armazenar na bateria (30% de perda?), e há perda na hora do motor transformar eletricidade em energia cinetica (30% de perda?). 30 sobre 30 sobre 30, sobram pouco mais de 30% da energia inicialmente aplicada ao pedal.

Pedalando se consegue chegar nuns 120rpm, mas sem muita possibilidade de aproveitar o passeio num pedalinho, chuto uns 80 como algo usavel que não canse tanto e dê boa carga na bateria, mas ainda assim teria a perda da maior parte do que pedalou, teria alguma utilidade nisso se você fizesse um conjugado com solar, uma placa de 20W, custando uns R$ 350 talvez, armazena pouco mais de 5A por dia (Pouco mais de 2 horas pedalando duro). Já viu porque se usa motor a combustão pra isso ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SE não fosse afundar, daria pra colocar peso na roda, pra manter o embalo. Talvez um esquema com marcha de bicicleta pra conseguir ganhar velocidade. Viraria um pedalão, pelo tamanho, não mais pedalinho.

Se olhar os esquemas de eolicos caseiros, com varias bobinas em serie fixas e o rotor com imãs girando, verá que com espaço pode fazer um sistema mais simples que polias, seria algo como isso:

http://www.otherpower.com/bdwm53.html

(Alias, trocentos projetos do otherpower são com esse esquema, eu lia tanto que fiquei inebriado e fiz uma parecida pra colocar em roda d'agua, usando carretel de trafinho 127/220V (Usei em 127, os 2 enrolamentos em paralelo pra dar mais corrente), 4 em serie, 8 imãs de bario pequenos intercalando a polaridade, com 400rpm ia a uns 40V em aberto, mas ao aplicar numa bateria 12V a corrente circulante caia pra pouco mais de 300mA)

Estimo que com 16 bobinas bem ajustadas/alinhadas, e 32 imãs de bario de tamanho bom (Rare earth magnets da DealExtreme são minusculos, antes que alguem sugira, mas sem opção o jeito é usar os maiores deles) acho que dá pra conseguir uns 5A em 6V, usar bateria de 6V e motor 6V (Mais de um). Mas isso é chute, só fazendo uma duzia de protótipos pra determinar a melhor relação bobinas.imãs e dimensões.

(Se optar por isso, esse liquido que endurece é resina, em lojas de tintas tem ela pra conserto de paredes fibra, pra consertar caixa d'agua, piscina ou tanques de fibra em geral, vendem a tela de fibra também mas não precisaria, só a resina e os 2 catalisadores, uns R$ 20-30 a lata que dá pra um gerador mediano (Depende da forma, se usar carretel de trafo pronto como usei, usa menos, se fizer como no link vai mais, etc, coloco aqui mais pelos leitores futuros, porque pro projeto escolar, que deve ser pra alguns poucos meses, não vale o trabalho até 'pegar o jeito'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu disse sou iniciante então nao entendi nadinha de nada disso

(Alias, trocentos projetos do otherpower são com esse esquema, eu lia tanto que fiquei inebriado e fiz uma parecida pra colocar em roda d'agua, usando carretel de trafinho 127/220V (Usei em 127, os 2 enrolamentos em paralelo pra dar mais corrente), 4 em serie, 8 imãs de bario pequenos intercalando a polaridade, com 400rpm ia a uns 40V em aberto, mas ao aplicar numa bateria 12V a corrente circulante caia pra pouco mais de 300mA)

Estimo que com 16 bobinas bem ajustadas/alinhadas, e 32 imãs de bario de tamanho bom (Rare earth magnets da DealExtreme são minusculos, antes que alguem sugira, mas sem opção o jeito é usar os maiores deles) acho que dá pra conseguir uns 5A em 6V, usar bateria de 6V e motor 6V (Mais de um). Mas isso é chute, só fazendo uma duzia de protótipos pra determinar a melhor relação bobinas.imãs e dimensões.

Mesmo assim obrigado

se puderem postem mais alternativas nao gostaria de usar combustivel pois é um projeto para ajudar a natureza

se puderem me explicar o basico agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não seria melhor ler uns cursos e apostilas de eletricidade e eletronica antes de encarar o projeto?

Podemos ajudar, mas ensinar todo o be-a-bá num único post pra um único projeto complica, é necessario algum conhecimento prévio porque projeto pronto teria só se usar dinamo comercial pronto, que é caro.

(Construir gerador caseiro eficiente não é coisa pra iniciante)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!