Ir ao conteúdo

Defeito em monitor Proview

psagostinho

Posts recomendados

Postado

(resolvido)Ola pessoal,tenho um monitor aqui que de repente apagou e não ligou mais

fica só piscando o led power.Peguei o esquema e de acordo com ele as

tensões até na saida dos retificadores estão normais,é dai pra frente que começa o problema.Não ha tensão nas saidas do trafo principal nem nos

pinos do fly-back,nas entradas de vcc dos ci existe alguma tensão,porém

todas fora de padrão e oscilantes com diferença de 1,5 a 2,0 v.É um proview 17" TA772NS.Alguem conhece esse defeito?

Postado

Amigo bcpetrnzio,removido o fb.as tensões continuaram inalteradas.Nos terminais do ci 3842(pwm)no pino 7 de entrada de vcc=75v,pino 3=85v e pino 6(saida)=85v ref.ao gnd,porém não ha tensão no secundário do trafo principal.Dá pra ter uma noção

melhor agora?

Postado

Não lembro mais deste modelo,mas pelo esquema o Led é alimentado pelo Micro ou pela fonte?

Se for pelo micro ja da para saber que está armando proteção e geralmente não será a fonte.

• Coordenador
Postado

Neste modelo de monitor é muito comum queimar um diodo que esta localizado bem no meio da placa!, (Meio mesmo!), não sei o número dele!!!... teste todos!...

• Coordenador
Postado

Colega psagostinho, pode ser que o CI3842 não esteja mesmo oscilando..., substitua ele e os capacitores eletrolíticos em torno dele...

Postado

A referencia é KA3842,eu tenho aqui um UC3842,sabe me dizer se é compatível?Outra

coisa:no esquema que tenho aqui não define o vcc de entrada no pino 7 desse ci,voce sabe qual é?

• Coordenador
Postado

Os integrados são os mesmos, pode usá-los sim..., quanto a alimentação dele é pelo pino 7 mesmo, o circuito de partida é formado pelos resistores R502 e R504, e é realimentado pelo diodo D505, o zener ZD551 de 18V estabiliza a tensão na entrada dele...

Postado

Bom amigo,trocado o 3842,todos os eletrolíticos com relação a ele mas nada de tensão.

Em referencia ao gnd os reguladores 7805 medem 0 volt.O difícil é que toda medição parte do trafo ou dos reguladores.,sendo assim ficamos sem referencia.Na saida da fonte tudo normal.

• Coordenador
Postado

Os GND de entrada e saida da fonte são isolados, no primário use o negativo do capacitor de filtro principal (C504), no secundário da fonte você pode usar qualquer parte metálica de aterramento da placa do tubo ou da placa principal..., no secundário monitore a tensão sobre o capacitor C520, pois como é a mais alta, qualquer variação o multimetro digital vai pegar...

Postado

Troquei a R526 que estava bastante alterada,o fet não apresentou nada errado mas troquei assim mesmo,porém notei que a queda de tensão na junção R502-R504 é muito

acentuada,de 195 v pra 1.5 v na entrada do pino 7 no 3842.

• Coordenador
Postado

Deve ter algo errado ai!, ou os resistores (R502 e R504) estão alterados ou o zener ZD551 ou D505 com fuga, ou o próprio CI ruim...

Postado

Ok amigo,o problema foi resolvido trocando o 3842 e os r502-r504,porém não deu vídeo,

esta ligando normal mas não tem imagem,vou pesquisar o circuito de deflexão,se tiver alguma dica nesse problema será bem vindo.

• Coordenador
Postado

Ok! quem fornece a tensão para o filamento é a fonte através do transistor Q505, verifique ele e o capacitor C527, C526, D502 e L509...

Postado

A tensão de filamento foi resolvido com a troca do transistor,mas o fly-back tem um

problema,ele tem alta tensão só na partida do aparelho,depois some,nos pinos continua entrando 120 v mas na chupeta não chega nada.Tenho que trocá-lo,mas o problema é

encontrar um fb desses.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...