Ir ao conteúdo

Tensão duvidas!

LucianMen

Posts recomendados

Postado

Alguem pode me ajudar nessas perguntas!

O que é tensão de pico?

o que é tensão eficaz?

Qual a tensão de pico, quando a tensão efcaz for de 110V (ACV)?

Qual a tensão de pico, quando a tensão eficaz for de 220V (ACV)?

O que é uma tensão pico a pico?

Qual o valor da tensão de pico em uma tensão senoidal, a qual indica 12v no multiteste?

Qual o valor da tensão pico a pico, de uma tensão alternada senoidal, a qual indica 9v no multiteste?

Porque os equipamentos eletronicos necessitam de tensão e corrente continuas, para funcionar perfeitamente?

Postado
Alguem pode me ajudar nessas perguntas!

1) O que é tensão de pico?

2) O que é tensão eficaz?

3) Qual a tensão de pico, quando a tensão eficaz for de 110V (ACV)?

4) Qual a tensão de pico, quando a tensão eficaz for de 220V (ACV)?

5) O que é uma tensão pico a pico?

6) Qual o valor da tensão de pico em uma tensão senoidal, a qual indica 12v no multiteste?

7) Qual o valor da tensão pico a pico, de uma tensão alternada senoidal, a qual indica 9v no multiteste?

8) Por que os equipamentos eletronicos necessitam de tensão e corrente continuas, para funcionar perfeitamente?

Olá amigo.

Vamos lá. Eu enumerei suas perguntas separei-as para facilitar a visualização. Vou tentar ser bem simples e explicativo.

1) Tensão de pico é o pico da tensão, ou seja, o valor máximo que a tensão pode atingir. Em uma onda senoidal a tensão de pico é a tensão lá no topo.

2) Tensão eficaz ou RMS é a tensão de pico dividido por raiz de 2. Se você pegasse uma fonte DC com esse valor conseguia proporcionar a mesma potência que a tal fonte AC.

3) 110V * "raiz de 2" = 155,56V (explicado na resposta 2).

4) 220V * "raiz de 2" = 311,13V (explicado na resposta 2).

5) Tensão de pico a pico é a tensão entre os picos (o de cima menos o de baixo) ou 2x a tensão de pico. Se por exemplo as tensões de pico forem +4V e -4V, a tensão de pico-a-pico será 8V.

6) O multiteste ou multímetro mede a tensão eficaz, logo a resposta se encontra da mesma forma que as respostas 3 e 4, ou seja: 12V * "raiz de 2" = 16,97V.

7) Da mesma forma que a anterior encontramos a tensão de pico: 9V * "raiz de 2" = 12,73V. Daí a tensão de pico a pico é 2x 12,73 = 25,46V.

8) Tem vários motivos. Os componentes dentro dos equipamentos são projetados para funcionar dessa forma. Não é algo adequado para os componentes serem desligados 60 vezes por segundo (frequência da rede). As inversões de polaridade.

Uff! :bandeira:

Foi minha primeira postagem aqui. Espero ter ajudado com meus conhecimentos e se tiver algo errado podem corrigir a vontade! ;)

Postado

Não é bem pelo fato de serem desligados e ligados muitas vezes, ja que muitas coisas usam ondas quadradas para funcionar, e funcionam perfeitamente dependendo da frequencia desta onda, o fato de que usam corrente continua é que os componentes tem polaridade! Ou seja, a corrente alternada ira ocasionar o mal funcinamento e a posterior queima do componentes, se você observar, os capacitores eletriliticos, de tantalo tem polaridade, os diodos servem para distinguir polaridades, os circuitos integrados jamais funcionariam adequadamente com uma onda senoidal alternada!

Procure pesquisar a função e funcionamento dos principais componentes eletronicos, diodos, circuitos integrados, transistores, capacitores, resistores, etc.!

Ate mais!

Postado

Muito obrigado pela resposta dos dois mais eu quero me aprofundar mais nessas respostas vocês poderiam me passar um sit sobre esses assuntos para que eu possa analisar e estudar?

Obg Mesmo!

Postado

Apenas um fato..... o valor eficaz ou RMS não é simplesmente multiplicar por raiz de 2 qual sinal que seja. Isso so vale para sinais senoidais. O valor eficaz é calculado elevando o sinal ao quadrado e integrando o mesmo no periodo desejado (no caso de sinais periodicos normalmente se integra no periodo do sinal) e então se divide o valor integrado pelo periodo e então se tira uma raiz quadrada do valor. Traduzindo o nome RMS (Root Mean Square) quer dizer a raiz da media do quadrado, no caso do sinal. Tome cuidado com isso pois se voce encontrar uma onda tricanlugar, quadrada, pulsos, os seus valores RMS so podem ser calculados por essa formula e não simplesmente se multiplicando por raiz de 2. Mais um detalhe, multimetros vagabundos não calculam true rms pois eles fazem exatamente isso, multiplicam o valor do sinal por raiz de 2. Existem equipamentos que fazem esse calculo mas são mais caros.

Postado

Amigo, se quer saber bem sobre a corrnete eletrica é interessante ver algo começando por assuntos relacionados a Física... se não me engano o terceiro volume dos livros de física é que falam de eletricidade!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...