Ir ao conteúdo

Bios as vezes não da Boot.

Bo3mio

Posts recomendados

Postado

Galera é o seguinte, a uns dias meu pc tem apresentado alguns problemas.. ele simplesmente não da boot na bios! liga todos os coolers o monitor fica em modo Standby, como se o pc ficasse desligado.

No mesmo dia, havia usado o pc normalmente fui religar mais tarde ele inicou a bios tudo certo, foi carregar o Win ele travou e desligou após um tempo retirei da tomada esperei uns 3 min e liguei novamente, e aparentemente estava normal.

minha config:

Win Vista 32bits

Asus P5kpl-c-1600

1x2GB Kingstone 800mhz

Pentium D 925 3.0ghz

2 HD's 250GB(Samsung) + 80GB(maxtor)ambos sata 7200rpm

E-vga 9800GT 512mb

C3tech 550W ditas reais.... que certeza que não é :wacko:

Bom, suspeito que seja culpa do processador porque ele anda superaquecendo hoje mesmo ele chegou a 77° rodando um jogo e não travou.

Mas a temperatura do processador pode impedir a bios iniciar?

Ou sera minha fonte a vilã da história, que não anda aguentando o tranco do pc?

Quando ele consegue iniciar ele não trava, não perde desempenho. Tirando os casos de alguns jogos mais pesados Ex: GTA IV que a mobo acaba tirando o trothle da cpu e dando um beeelo lag.

Então qual sera o problema? Mobo, Fonte, Processador ou até mesmo o Win?

e o pc apresenta esse problema quando esta muuito calor hj mesmo fez 30° em SP.

Desde já agradeço a atenção!

Postado

Cara, não entendi teu problema direito, se estiver certo, ele simplesmente anda não dando vídeo, correto? E as vezes travando na inicialização..

Procure fazer uma limpeza interna, verifica se o cpu fan está bem encaixado, pasta térmica de qualidade também é importante.. Acho que realmente seja por causa da temperatura que esteja alcançando teu processador, tente fazer os passos acima e ver se diminui a temperatura e resolve os problemas.. Boa sorte :D

[]'s!

Postado

Então, hj por exemplo.

Ele travou na inicialização do win.... a maldita barra carregando, resetei e dps ele nem deu boot na bios.

as vezes ele simplesmente liga mas n aparece video e nem da boot na bios... não da o tal do beep.

To pra comprar um cooler da Everool buffalo, meu Pentium D tinha um adesivo colado nele! passei uma pasta termica comun :|

Vou comprar artic silver 5 e com esse Buffalo, quero ver ele esquentar dps hehe.

Mas sera esse o problema temperatura?.... temp do processador pode impedir o boot da bios?

Postado

Cara, para ser bem sincero contigo, eu não acredito muito nisso, da temperatura impedir o boot, já acho que aí está mais ligado a outros hardware, como a mobo por exemplo.. Mas, tentou dar um clear cmos já?

Outra coisa que tu disse, que, quando ele inicia, não da pau nenhum, sendo assim, eu já descartaria a fonte, então, talvez, seja tua própria mobo dando pau mesmo, mas, isso são suposições.. Vaimso tentando aos poucos :D

Abraço e boa sorte aí!

Postado
Cara, para ser bem sincero contigo, eu não acredito muito nisso, da temperatura impedir o boot, já acho que aí está mais ligado a outros hardware, como a mobo por exemplo.. Mas, tentou dar um clear cmos já?

Outra coisa que tu disse, que, quando ele inicia, não da pau nenhum, sendo assim, eu já descartaria a fonte, então, talvez, seja tua própria mobo dando pau mesmo, mas, isso são suposições.. Vaimso tentando aos poucos :D

Abraço e boa sorte aí!

Bom, de qualquer forma vou trocar o dissipador, se não já já esse Pentium D vai pro saco... (Não sei como ainda não foi)

Tomara que seja só a temp do processador.

É agora lembrando, creio que n seja a temp. Pois quando fui tirar esse adesivo, havia deixado meio solto o dissipador. Resumindo Liguei o pc... 97° o processador e dps desligou sozinho nem deu tempo de puxar da tomada :wacko:

Meu processador já faz quase 1 ano que roda em temp's altas, 45~70° isso poderia danificar minha mobo?

"Mas, tentou dar um clear cmos já?"

Ainda não, vou tentar... mas isso apagaria toda a minha config da mobo?

Muito obrigado pela ajuda!

Postado

Cara, não vou te afirmar que danifica a movo a temperatura sempre alta, nunca vi isso, mas, como uma opinião particular, eu acho que é possível sim, esperamos que mais alguém no fórum opine...

Quanto ao clear cmos, ele zera toda a bios..!

Postado

Olá colegas!

Sou usuário novo, não sei se postei no lugar errado.

SOCORRO!

Tenho um note HP DV6 1030us - C2D, 4GRam, placa Intel 4500MHD, HD 320G.

Instalei o Windows 7 64 bits ultimate e agora a BIOS TRAVOU!

Esc, F1, F2, F9, F10, F11...nenhum desses comandos funcionam, não abrem o menu.

Ctrl+alt+del apenas reinicia e trava no mesmo lugar com a seguinte mensagem: Press the esc key for startup.

O que eu faço?

Postado

Obrigado Osmar, mas ao fazer isso, cada vez que eu aperto esc, dispara um barulho.

Explico detalhadamente o problema:

Ao ligar o note, para na tela onde aparece do lado esquerdo inferior:

Press the esc key for startup menu

Mas se pressionar esc algumas vezes, entra numa tela escura, sem nada escrito e dispara o barulho....que para se não pressionar nada.

Os comandos F1, F2, F9, F10, F11 entra na função, mas não executa nada, não aparece nenhum menu...

Pressionar del não faz nada....fica na tela com a mensagem Press the esc key for startup menu

Ctrl+alt+del reinicia a máquina, que para nesta mesma tela....

Tem algo que eu possa tentar fazer?

Obrigado.

• 2 semanas depois...
Postado

Caro Bo3mio estou com o mesmo defeito que você no meu pc Positivo,as vezes ele não esta iniciando a Bios,ja verifiquei capacitores eletroliticos e nada,omais intereçante nisso tudo é que se eu retirar a Bateria da Cmos e recoloca a Bios sobe,ai então posso desligar,reiniciar,colocar no mode de espera que o pc funciona normalmente,mas no dia seguinte do nada o malditi do defeito volta.Um colega me falou para dar uma lavada na placa com alcool isopropilico e tambem verificar a minha memoria,bom a placa foi lavada e a memoria verificada,mas de nada adiantou,ja estou ate pensando em trocar minha placa por uma nova,uso um Pc da Positivo Modelo Z80SL com Processador Pentium D e Windows XP Home,pra mim uma boa maquina para o que trabalho.E para os que ainda não entenderam o defeito direito é o seguinte,ao iniciar o PC o Boot da Bios não Sobe,mas aciona as Fans e notasse que a HD esta girando,mas dali não sai mais,ah o monitor fica somente em Stand-By,So pra tentar ajudar ja fiz a troca do Processado e nada,ok

Postado
Obrigado Osmar, mas ao fazer isso, cada vez que eu aperto esc, dispara um barulho.

Explico detalhadamente o problema:

Ao ligar o note, para na tela onde aparece do lado esquerdo inferior:

Press the esc key for startup menu

Mas se pressionar esc algumas vezes, entra numa tela escura, sem nada escrito e dispara o barulho....que para se não pressionar nada.

Os comandos F1, F2, F9, F10, F11 entra na função, mas não executa nada, não aparece nenhum menu...

Pressionar del não faz nada....fica na tela com a mensagem Press the esc key for startup menu

Ctrl+alt+del reinicia a máquina, que para nesta mesma tela....

Tem algo que eu possa tentar fazer?

Obrigado.

Cara faça um seguinte teste,retire o Hd e inicie o Note para ver o que acontece.

Postado
Caro Bo3mio estou com o mesmo defeito que você no meu pc Positivo,as vezes ele não esta iniciando a Bios,ja verifiquei capacitores eletroliticos e nada,omais intereçante nisso tudo é que se eu retirar a Bateria da Cmos e recoloca a Bios sobe,ai então posso desligar,reiniciar,colocar no mode de espera que o pc funciona normalmente,mas no dia seguinte do nada o malditi do defeito volta.Um colega me falou para dar uma lavada na placa com alcool isopropilico e tambem verificar a minha memoria,bom a placa foi lavada e a memoria verificada,mas de nada adiantou,ja estou ate pensando em trocar minha placa por uma nova,uso um Pc da Positivo Modelo Z80SL com Processador Pentium D e Windows XP Home,pra mim uma boa maquina para o que trabalho.E para os que ainda não entenderam o defeito direito é o seguinte,ao iniciar o PC o Boot da Bios não Sobe,mas aciona as Fans e notasse que a HD esta girando,mas dali não sai mais,ah o monitor fica somente em Stand-By,So pra tentar ajudar ja fiz a troca do Processado e nada,ok

Li que tu verificou as memórias, mas tu tentou trocá-las e fazer teste?

Tente mais 2 coisas, a primeira, troca a bateria da mobo, se não resolver, tenta atualizar a bios.

Boa sorte!

Postado

Cara este defeito esta mais para a atualização de Bios do que para a memoria,porque eu ja havia trocado o pente,vou tentar uma atualização de Bios para ver o resultado,ok.tambem suspeito da fonte porque a que testei não era nova e sim usada de uma outra maquina que esta comigo para manutenção,ok.

Postado

Bom, eu já resolvi o problema de superaquecimento do processador... agora consegui limpar BEM o processador, antes não tinha o alcool isopropilico.

O pc parou de dar esse problema, nem congelando.

Estranho (_(

Ao menos meu processador voltou ao normal não passa dos 60°, limite do Pentium D é 63°então ta ótimo ehehe

bom quando troquei a pasta eu desconectei tudo da mobo sera que foi por isso? e tirei um pouco de poeira com um pincel mesmo.

Wega, já checou se é temperatura do processador? talvez seja isso(acho).

Postado
Bom, eu já resolvi o problema de superaquecimento do processador... agora consegui limpar BEM o processador, antes não tinha o alcool isopropilico.

O pc parou de dar esse problema, nem congelando.

Estranho (_(

Ao menos meu processador voltou ao normal não passa dos 60°, limite do Pentium D é 63°então ta ótimo ehehe

bom quando troquei a pasta eu desconectei tudo da mobo sera que foi por isso? e tirei um pouco de poeira com um pincel mesmo.

Wega, já checou se é temperatura do processador? talvez seja isso(acho).

Caro Bo3mio ja consegui encontar o defeito da minha placa que é um malcontato no soquete do meu processador,notei que quando dou uma pequena empenada na placa proximo ao processador o defeito não volta,portanto estou lenvando esta placa para o laboratorio de eletronica da fabrica onde trabalho para dar uma ressoldada com uma estação BGA de solda,aquelas estações que servem para soldar chips Sets das placas mãe,se não obtiver sucesso vou ter de trocar a minha plca mãe,ok carinha valeu pela força.

Postado
Caro Bo3mio ja consegui encontar o defeito da minha placa que é um malcontato no soquete do meu processador,notei que quando dou uma pequena empenada na placa proximo ao processador o defeito não volta,portanto estou lenvando esta placa para o laboratorio de eletronica da fabrica onde trabalho para dar uma ressoldada com uma estação BGA de solda,aquelas estações que servem para soldar chips Sets das placas mãe,se não obtiver sucesso vou ter de trocar a minha plca mãe,ok carinha valeu pela força.

Wega, pensando com os meu botões aqui, talvez seja esse meu problema também!

Talvez não tenha encaixado 'direito' ? 1° vez que mexi em processador, talvez seja isso. :unsure:

Bom ao menos não apresenta mais esse problema! Ta tudo normal aqui, temperatura, desempenho e sem travar no boot! ^_^

... mas por algum motivo do 'alem' meu Pc voltou ao normal :D

Se algum moderador achar necessario fechar o tópico, fico agradecido.

porém tem o Wando_SC, com problema no boot também.

Obrigado a todos pela ajuda! ^_^

• 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!