Ir ao conteúdo

Problema com amplificador TDA2613

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Olá, montei um amplificador com o TDA2613, ele é de 6W de alta fidelidade, estou usando uma fonte simples de 22V @ 1A, o problema é que quando ligo ele, depois de um certo volume, ele começa a estalar e distorcer o som, testei também um TDA2614 (também 6W) e o problema persistiu, montei ela em P2P, no começo os sons graves (batidas) ficam clipadas, depois o resto e conforme o volume, maior a distorção.

Montei um amplificador de 2W com o TDA7267, apesar de simplório é um ótimo amplificador e o som dele é mais (muito mais) alto do que o TDA2613 sem distorcer, então não acredito que seja este o limite de potência dele.

Também tenho o TDA1013 da mesma série retirado de uma TV, só não testei ele porque me engasguei com o DC volume control, se tiver um meio de explicar como usar ele, ficarei muito agradecido.

Testei ele em 22+22V @ 0,5A e em 22V @ 1A (meu trafo é simétrico).

Obrigado.

• 2 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

Colega Alessandro Nilsen, os féras nestes assuntos estão "meio" sumidos!..., confesso que não conheço estes CI's em funcionamento! Por isso, não dei palpite nenhum! desculpe-me...

Mas aguarde mais uns dias! você será auxiliado!....

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado

Talvez eu ache a tensão de alimentação muito alta, usei o circuito original do datasheet, vou re-montar ele utilizando uma fonte ajustável, por precaução, montarei também o TDA2614/2613.

Aliás, para usar o TDA1013 sem o controle DC, é só inserir o som na ''emenda'' dos dois amplificadores internos?

Desculpe a demora, tive um problema com meu pc.(

:mad: )

EDIT: Testei com minha fonte ajustável (42V@4A[chaveada]+2X2SC2625] e o resultado foi o seguinte:

Liguei com a tensão no mínimo e fui aumentando, quanto maior era a tensão, maior a distorção, idem para o volume! Quando encostei no dissipador dos 2SC2625 percebi que estavam quentes (cada um suporta 10A) e que o dissipador do TDA estava pelando! Mas ignorei (acho este chip um lixo e não me importo em perdê-lo), quando a tensão chegou nos 30V a fonte desarmou e encerrei o teste.

Vale frisar que o circuito, mesmo montado em P2P(aranha) estava correto (verificado com multimetro), e que tambem não ouvi música pelo falante, mas sim um chiado, estou usando um radinho de pilha, sem o amplificador o som sai limpo, pelo amp, só ruídos, o engraçado é que só acontece isso com estes TDA's, os outros (2003, 7267 etc) funcionam 'de boa'.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!