Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: Erro Ao Tentar Fazer RAID 0


Posts recomendados

Boa noite a todos.

Estou com três HDs aqui:

1 x Seagate 7200.11 500GB

2 x Seagate 7200.11 1,5TB

Estou tentando fazer raid 0 com os dois HDs de 1,5TB. Como é minha primeira vez, resolvi ler o manual da placa mãe (ASUS Rampage Formula X48). Lá o procedimento descrito é o seguinte:

1) Ir na BIOS e definir SATA Configuration como RAID (atualmente está como IDE).

2) Apertar Ctrl + I durante o Boot e fazer o raid 0 no menu que aparece.

Executei os dois passos conforme o manual descrevia, mas quando tentei inicializar o sistema operacional (que está no HD de 500GB) ocorreu uma falha. Desfiz o raid 0 entre os outros dois HDs e ainda assim ocorria a falha. Percebi que o problema estava no passo 1) descrito acima. Quando eu defino SATA Configuration como RAID o sistema operacional não inicializa.

Como resolvo esse problema?

Grato a todos pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jack, qual o aviso de erro que dá?

Suponho que o HD de 500GB esteja como primeira opção na lista de boot certo?

Tenho Raid 0 aqui. Talvez possa te ajudar. Mas como não conheço tua bios, poderia dizer as opções que aparecem nesse SATA Configuration como RAID ou mesmo as opções que há nesta página?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As opções da BIOS são IDE, RAID e uma outra lá que é uma sigla de 4 letras que começa com A.

O sistema operacional não acusa nenhum problema, ele simplesmente não inicia. Chega naquela tela preta que diz "Iniciando o Windows" (ou algo assim) e o computador reinicia automaticamente.

E sim, o Boot está sendo feito do HD de 500GB (primeira opção).

EDIT: Reiniciei o PC agora e dei uma olhada na BIOS. As opções em SATA Configuration são as seguintes:

SATA Configuration [Enhanced] {default}

......................... [Disable] {opções}

......................... [Compatible] {opções}

Configure SATA as [iDE] {default}

........................ [RAID] {opções}

........................ [AHCI] {opções}

Ainda tem mais dois itens (Hard Disk Write Protect e SATA Detect Time Out), mas não acho que eles tenham algo a ver com o problema.

Quando eu seleciono "Configure SATA as [RAID]" o outro menu (SATA Configuration, que eu descrevi acima) desaparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hmmm... não me lembro aqui agora como fiz, lembro que li o manual e fui mandando bala e funcionou. Tenho uma P6T, talvez sejam bem parecidas as bios, pelo menos nessa parte. Vou reiniciar o desktop daqui a pouco e te digo como está.

Edit:

Abri aqui agora. No storage configuration, está como o seu manual manda, Configure Sata as [Raid].

Já na página da Bios do Boot, em HARD DISK DRIVES está 1st drive [Raid: Intel Raid] e na outra linha 2nd drive [Raid:e aqui o modelo do meu hd que não está em raid]. Essa página não é a de proridade de boot. Apenas lista os HD's.

Tenho 3 HD's, 2 em Raid e 1 normal, caso bem parecido com o seu. Só que eu instalei o Sistema Operacional no Raid. Aliás, achei estranho você deixar o SO em outro HD visto que é um Raid 0.

Acho que na tela de configuração do Raid, quando aperta CTRL I, pode estar esquecendo de configurar alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora deu tudo errado de vez...

Mas vou descrever tudo o que fiz aos poucos.

Quando eu coloco em [RAID] essa página que você mencionou (que apenas lista os HDs) desaparece. No menu principal da BIOS tem vários itens:

SATA 1

SATA 2

SATA 3

...

SATA 6

Esses itens mostram todos os dispositivos conectados nas entradas SATA. Quando eu coloco em [RAID] tudo isso desaparece. A tela inicial passa a mostrar somente

System Time

System Date

Legacy Diskette A

Language

SATA Configuration

System Information

Eu não tenho a menor ideia de porque isso acontece. Mas agora esse é o menor dos meus problemas.

Depois de algumas tentativas de criar RAID 0 ontem, meu HD com o sistema operacional deu problema. Agora quando eu vou iniciar o Windows 7 aparece a mensagem "Erro ao carregar o sistema operacional".

Como isso aconteceu eu também não sei. Todo o tempo que tentei fazer RAID 0 eu mantive esse HD com o sistema operacional (o de 500GB) desconectado. Depois que eu desisti das tentativas de RAID conectei-o novamente para usar o computador normalmente e me aparece essa maldita mensagem.

Meu computador agora não carrega o Windows, com ou sem [RAID] definido. Nesse momento estou postando do notebook da minha mãe.

Alguém pode me dar alguma luz aqui? Existe esperança de corrigir esse problema sem ter que formatar o HD com o sistema operacional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, as coisas estão indo de mal a pior...

Tentei isso sim, mas quando eu mando reparar ele diz que o boot está funcionando normalmente.

Eu vou tentar salvar o que eu tenho no meu HD de 500GB (em outro HD de 500GB que tenho por aqui) e então vou formatá-lo, é o único jeito.

Para falar a verdade, acho que nem isso vai funcionar. Dei uma procurada no Google sobre esse problema e vi que mesmo quando o HD é formatado a situação não se normaliza.

Eu estou tendo dificuldade para entender os métodos sugeridos para resolver o problema. Um sujeito disse:

Basta inicializar o CD do Windows e partir para o console de reparação do sistema. Quando a tela preta estiver pronta depois de designar a instalação a ser recuperada e a senha do administrador, é só dar o comando fdisk /mbr.

A "tela preta" é o prompt de comando? Porque, se for, esse comando fdisk /mbr não é nem reconhecido. Outro sujeito sugeriu que eu utilizasse o "utilitário do HD" para repará-lo, mas o que seria isso e como eu o utilizo?

Não sei mais o que fazer :( Obrigado pela sua paciência comigo, colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A tela preta é o prompt de comando sim. O fdisk corrige a mbr nesse caso. Mas sinceramente não sei se no Seven tem isso não. ACHO eu que não... mas não tenho certeza. No XP sei que tem.

O utilitário do HD tem no site do fabricante. É um software que busca erros e problemas no HD, em alguns casos consegue corrigir, em outros não.

Por sorte, o único que usei foi o Seagate, o software se chama Seatools.

Tem o Seatools pro DOS e para Windows. No seu caso, usa o pro DOS. Baixa ele com o PC da tua mãe e você terá que gravar um CD/DVD bootável com esse software e dar boot a partir dele. Daí é só ir seguindo por intuição basicamente, é bem simples. Só não vai dar um Zero Fill no software que você perderá tudo. No site, tem o tutorial também... com imagens e tudo. Sabe um pouco de inglês?

Segue o link:

http://www.seagate.com/ww/v/index.jsp?locale=en-US&name=SeaTools&vgnextoid=720bd20cacdec010VgnVCM100000dd04090aRCRD

E que isso Jack, sempre tento ajudar... as vezes posso não saber certinho como fazer alguma coisa... ou posso me enganar... mas tentar ajudar a gente tenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, muito obrigado, colega. Sim, eu sou fluente em inglês, isso não será um problema.

Não pode ser um pendrive bootável ao invés de um CD/DVD bootável?

Vou tentar isso agora mesmo. Ou seria melhor eu salvar as informações do HD antes? Fora o Zero Fill existe alguma outra opção que apague meus dados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende, se estiver fácil aí de plugar o HD em outro PC não custa tentar primeiro. Mas o software não vai fazer nada sem a sua permissão. Danificar ele não vai não hehehe

Não me lembro de cabeça, talvez tenha lá a opção de fazer a formatação simples ou coisa do tipo, mas creio que perceberá facilmente.

Quanto ao boot, no site fala apenas por CD/DVD ou disquete. Creio que não funcionará.

Repare que no utilitário do DOS ele não reconhece dispositivos esxternos, ou seja, se colocar esse HD com uma case USB por exemplo ele não reconhecerá. Para este caso, você precisaria instalar o Seatools para o Windows neste outro PC.

Edit:

Aliás, depois, já usa esse software nos HD's de 1.5TB por desencargo de consciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvei os dados do HD com o Windows 7 e formatei-o. Agora estou conseguindo inicializar (não apresenta mais o problema "Erro ao carregar o sistema operacional"), mas o RAID ainda não funciona.

Assim que eu defino como RAID o Windows não carrega. Será que eu deveria fazer um update ad BIOS?

Pesquisei no Google e vi que várias pessoas tiveram esse mesmo problema com a Rampage Formula, mas ninguém conseguiu resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha nossa, nem estou acreditando. Consegui, finalmente, resolver o problema.

Vejo que muitos têm essa dificuldade e não existe nenhum tópico específico descrevendo a solução, passo a passo. Talvez fosse útil para a comunidade que algum Moderador alterasse o título desse tópico e o adicionasse a um daqueles tópicos fixos com soluções de vários dos problemas mais comuns com os quais os usuários se deparam.

Sem mais delongas, a solução é a seguinte:

Para Windows Vista e Windows 7:

1. Abra o menu Iniciar e pesquise regedit

2. Encontre os seguintes diretórios no menu à esquerda:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Msahci

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\IastorV

3. No painel à direita localize na coluna Name o ícone que diz Start, clique com o botão direito sobre ele e selecione Modify. O tutorial diz que só é necesário alterar um desses registros, mas quando eu mexi somente no primeiro não funcionou. Por desencargo de consciência, altere os dois.

4. No campo que diz value data escreva 0 e dê Ok.

5. Feche o Editor de Registro.

6. Reinicie o computador, entre na BIOS e mude o SATA Configuration para [RAID].

Pronto, agora o sistema operacional irá ser inicializado normalmente. Logo que o Windows carregar ele avisará que o driver do dispositivo foi instalado com sucesso (balão no canto inferior esquerdo).

Espero que isso ajude outras pessoas. Essa solução foi retirada do link abaixo, mas, por incrível que pareça, apesar de estar no Site da Microsoft (minha primeira fonte de pesquisa), só encontrei um link para o artigo num Fórum gringo lá pela quarta página de pesquisa do Google.

http://support.microsoft.com/kb/922976/en-us/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do HD de 500GB foi resolvido, mas não sei se foi porque eu formatei ou porque eu fiz um update do Firmware.

EDIT: Como se for muito fácil perde a graça, eu ainda encontrei mais um probleminha. O Windows (qualquer um deles) não cria HDs (bootáveis) de mais de 2TB de capacidade, portanto quando fiz o RAID 0 dos dois HDs de 1,5TB acabei com duas partições: uma de 2TB e outra de uns 800GB.

Dei uma pesquisada no Google e descobri que não há como contornar esse limite se você quiser instalar um Sistema Operacional no drive de mais de 2TB. Mas como não era isso que eu queria (ele é apenas para armazenamento), foi só ir em Gerenciar -> Gerenciamento de Disco e converter o HD com o RAID (ainda não particionado) em GPT (o padrão é MBR).

Agora tenho um HD de 2,72TB para armazenamento funcionando perfeitamente :D

Aliás, se alguém estiver interessado, estou transferindo agora para ele uma pasta de 1,2TB e a taxa de transferência é de 120MB/s. Isso me parece muito baixo, mas como eu não estava atrás de performance com esse RAID, não me importo. A pasta está indo de um HD de 1,5TB sem RAID para dois de 1,5TB em RAID. Talvez o HD de origem esteja lerdando o processo. Isso é possível?

Bom, agradeço a você novamente, colega. Todas as minhas dúvidas foram sanadas e fiz o melhor possível para que o próximo que encontre essas mesmas dificuldades consiga resolvê-las rapidamente, e não ficar quatro dias quebrando a cabeça como eu :D

Deixo a cargo dos Moderadores decidir o que deve ser feito com esse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
O problema do HD de 500GB foi resolvido, mas não sei se foi porque eu formatei ou porque eu fiz um update do Firmware.

EDIT: Como se for muito fácil perde a graça, eu ainda encontrei mais um probleminha. O Windows (qualquer um deles) não cria HDs (bootáveis) de mais de 2TB de capacidade, portanto quando fiz o RAID 0 dos dois HDs de 1,5TB acabei com duas partições: uma de 2TB e outra de uns 800GB.

Dei uma pesquisada no Google e descobri que não há como contornar esse limite se você quiser instalar um Sistema Operacional no drive de mais de 2TB. Mas como não era isso que eu queria (ele é apenas para armazenamento), foi só ir em Gerenciar -> Gerenciamento de Disco e converter o HD com o RAID (ainda não particionado) em GPT (o padrão é MBR).

Agora tenho um HD de 2,72TB para armazenamento funcionando perfeitamente :D

Aliás, se alguém estiver interessado, estou transferindo agora para ele uma pasta de 1,2TB e a taxa de transferência é de 120MB/s. Isso me parece muito baixo, mas como eu não estava atrás de performance com esse RAID, não me importo. A pasta está indo de um HD de 1,5TB sem RAID para dois de 1,5TB em RAID. Talvez o HD de origem esteja lerdando o processo. Isso é possível?

Bom, agradeço a você novamente, colega. Todas as minhas dúvidas foram sanadas e fiz o melhor possível para que o próximo que encontre essas mesmas dificuldades consiga resolvê-las rapidamente, e não ficar quatro dias quebrando a cabeça como eu :D

Deixo a cargo dos Moderadores decidir o que deve ser feito com esse tópico.

Meu caro, vamos por partes.

No momento em que você passou a controladora de IDE para AHCI/RAID o windows pirou, pois estava instalado em um HD IDE (SATA em modo de compatibilidade IDE) e de uma hora para passou a habitar um HD SATA sem os drivers instalados, ai não inicia. Se você tivesse instalado o windows com o BIOS setado para AHCI ou RAID mesmo, não teria nenhum problema em adcionar o RAID.

Quando você seta o SATA no BIOS para IDE (compatibilidade) ou AHCI (SATA real) é o chipset quem administra os drivers instalados nas portas SATA (HDs, DVD, SSDs, etc...), quando configura para RAID é o controlador RAID quem administra os dispositivos conectados nas portas com o recurso RAID (vi que na sua mobo só tem 6 SATAs controladas pelo chipset, minha MSI P55-GD80 tem 6+2 6 pelo chipset e mais 2 controladas por um segundo controlador SATA), no meu caso, se eu colocase o HD de sistema no segundo controlador não daria problema para adcionar o RAID.

Abraços. Carvalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, colega, foi isso que descobri quando pesquisei. O problema é que o Windows 7 já estava instalado há bastante tempo e eu não queria reinstalá-lo só para ajeitar esse tal de RAID na BIOS.

O que eu descobri é que esse método que descrevi alguns posts acima (regedit, etc.) resolve o problema sem ter que formatar o computador.

Mas eu já resolvi o problema. Não entendo porque o bump do tópico. Na verdade, eu até sugeri essa solução ao colega lá no outro tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-raid-0/788630

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, colega, foi isso que descobri quando pesquisei. O problema é que o Windows 7 já estava instalado há bastante tempo e eu não queria reinstalá-lo só para ajeitar esse tal de RAID na BIOS.

O que eu descobri é que esse método que descrevi alguns posts acima (regedit, etc.) resolve o problema sem ter que formatar o computador.

Mas eu já resolvi o problema. Não entendo porque o bump do tópico. Na verdade, eu até sugeri essa solução ao colega lá no outro tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-raid-0/788630

Justamente, vim desse tópico. Coloquei um post para esclarecer melhor essa confusão que fica com o RAID e Instalação antiga do windows. Boa essa dica do REGEDIT.

Abraços. Carvalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 2 anos depois...

Galera tive o mesmo problema que o nosso amigo JACK STONE...

3 HDs e tentei fiz o RAID em dois e deixei o sistema operacional no terceiro e o sistema operacional pirou. Os meus HDs já estavam configurados como AHCI e mesmo assim o sistema não reconheceu.

Só consegui concluir o processo seguindo os passos descritos pelo JACK STONE. Obrigado!

Só pra acrescentar, após modificar o registro, tive ainda que entrar no painel de controle > ferramentas administrativas > Gerenciamento do computador > Repositório > Gerenciamento de disco, selecionar com o botão direito o disco "RAID", converter ele e criar um novo volume... Daí funcionou :)

Valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Em 03/04/2010 às 16:04, Jack Stone disse:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Msahci

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\IastorV

Boa tarde. Desculpe por reviver esse tópico,mas estou com o mesmo problema que o seu.

 

Eu tenho 1 SSD de 120GB com o Windows 10 instalado e tenho mais 3 HD's de 500Gb, um samsung e dois iguais western digital. 

Eu quero manter o sistema operacional no SSD e fazer RAID 0 com os dois HD's WD 500Gb.

 

Assim como você,depois que eu mudei de IDE para RAID na BIOS e criei o RAID 0 no menu. O windows não inicia. Único modo do windows iniciar é eu voltando para IDE, mas ai ele não reconhece o RAID 0.

 

Tentei seguir o passo a passo no regedit conforme você citou, mas o primeiro comando não tem no meu SO. O segundo tem, porém já está 0 no VALUE DATA.

 

Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?

 

Minha placa-mãe é uma GIGABYTE GA F2A68HM-S1.

 

Se alguém puder me ajudar serei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 06/12/2018 às 17:29, Rafael H.S. Afonso disse:

Boa tarde. Desculpe por reviver esse tópico,mas estou com o mesmo problema que o seu.

 

Eu tenho 1 SSD de 120GB com o Windows 10 instalado e tenho mais 3 discos rígidos de 500Gb, um samsung e dois iguais western digital. 

Eu quero manter o sistema operacional no SSD e fazer RAID 0 com os dois discos rígidos WD 500Gb.

 

Assim como você,depois que eu mudei de IDE para RAID na BIOS e criei o RAID 0 no menu. O windows não inicia. Único modo do windows iniciar é eu voltando para IDE, mas ai ele não reconhece o RAID 0.

 

Tentei seguir o passo a passo no regedit conforme você citou, mas o primeiro comando não tem no meu SO. O segundo tem, porém já está 0 no VALUE DATA.

 

Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?

 

Minha placa-mãe é uma GIGABYTE GA F2A68HM-S1.

 

Se alguém puder me ajudar serei muito grato.

Conseguiu resolver?? Estou com esse problena com dous ssds dr 240gb em um windons10, quando põe em raid fica reiniciando e da tela azul, quando volta pro outro modo ele liga, mas sem raid!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!