Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com tamanho de memória na Intel GL40


Shinra Inc.

Posts recomendados

Olá!

Não sei se deveria criar este tópico aqui ou na parte de notebooks. Caso o moderador discorde, pode mover.

Meu cunhado adquiriu um Microboar Centturion. A GPU é onboard, uma Intel GL40. Segundo o site do fabricante, essa placa compartilha memória até 256MB.

Instalei um jogo nele (Left 4 Dead 2, que tem seu minimum requirements com uma GPU de 256MB) para ver o que dava. Ficou horrível.

Aí fui investigar a BIOS e descobri que não há opção para controlar o tamanho da memória compartilhada. Rodei o GPU-Z e ele acusou Memory Size de 32MB!

Será um bug no GPU-Z? Se o memory size estiver correto, há como alterá-lo para os 256MB? (lembrando que a BIOS não traz essa opção)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Não sei se deveria criar este tópico aqui ou na parte de celulares. Caso o moderador discorde, pode mover.

Meu cunhado adquiriu um Microboar Centturion. A GPU é onboard, uma Intel GL40. Segundo o site do fabricante, essa placa compartilha memória até 256MB.

Instalei um jogo nele (Left 4 Dead 2, que tem seu minimum requirements com uma GPU de 256MB) para ver o que dava. Ficou horrível.

Aí fui investigar a BIOS e descobri que não há opção para controlar o tamanho da memória compartilhada. Rodei o GPU-Z e ele acusou Memory Size de 32MB!

Será um bug no GPU-Z? Se o memory size estiver correto, há como alterá-lo para os 256MB? (lembrando que a BIOS não traz essa opção)

[piadaruim]

Chama o Cloud que ele resolve.

[/piadaruim]

Piadinhas toscas de lado, tentarei te explicar.

O vídeo da Intel compartilha memória dinamicamente, ou seja, ele aloca a memória de acordo com a necessidade. O mínimo de vídeo alocado é de 32MB, mas se for necessário, ele furta os 256MB de memória RAM pro vídeo do sistema. Até aí, tudo bem.

O problema todo, é que o vídeo onboard da Intel é lixo, só serve pra tarefas básicas, gaming nem pensar. Nem mesmo de L4D2, que usa a Source, que é uma engine já defasada.

Memória de vídeo não é determinante de desempenho. Há verdadeiras porcarias por aí que tem 1GB de memória, mas não vão usar nunca, porque não tem potência pra isso. É o caso da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!