Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caso estranho de WinXP e Fonte de alimentação...


dr. dj2

Posts recomendados

Estranho mesmo, meu segundo micro, antigo, um P III 750 com fonte ATX e sistema operacional Win XP. Tudo funcionando ok, só que quando desligo ele, a fonte desliga e vem uma mensagem que ocorria no velho Win98:

SEU MICRO PODE SER DESLIGADO AGORA COM SEGURANÇA. Aí desligo no estabilizador, pois no botão on - off ele não desliga, aí tudo certo...Isso não está causando problemas no micro, pelo menos até agora não notei nada. Fazem 3 semanas que estou com ele.

Pergunto, isso tem haver com a placa, a configuração da bios ou mesmo a fonte ??? Pois nunca vi ocorrer isso com um micro ATX e com Win XP ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho mesmo, meu segundo micro, antigo, um P III 750 com fonte ATX e sistema operacional Win XP. Tudo funcionando ok, só que quando desligo ele, a fonte desliga e vem uma mensagem que ocorria no velho Win98:

SEU MICRO PODE SER DESLIGADO AGORA COM SEGURANÇA. Aí desligo no estabilizador, pois no botão on - off ele não desliga, aí tudo certo...Isso não está causando problemas no micro, pelo menos até agora não notei nada. Fazem 3 semanas que estou com ele.

Pergunto, isso tem haver com a placa, a configuração da bios ou mesmo a fonte ??? Pois nunca vi ocorrer isso com um micro ATX e com Win XP ????

isso ocorria com os gabinetes antigos, mas nunca ví no isso no windows XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD desse micro está formatado em FAT32. Por isso a mensagem. E foi instalado um XP nele como upgrade. Basta excluir a partição existente, formatar em NTFS, e fazer uma instalação nova, que isso vai desaparecer.

Não tem nada a ver com fonte, placa, ou qualquer hardware.

Se não me engano eu antes de instalar o xp eu exclui a antiga partição e criei outra NTFS. Mas não tenho certeza ???? Como conferir isso, em propriedades do hd ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano eu antes de instalar o xp eu exclui a antiga partição e criei outra NTFS. Mas não tenho certeza ???? Como conferir isso, em propriedades do hd ???

Vá em Meu Computador, Clique com o direito no Disco Local (C:), Propriedades, e bem no alto da aba Geral, já vai ver lá:

Tipo: Disco Local

Sistema de Arquivos: "o que está instalado"

E não tente transformar esse disco em NTFS, que nunca vi ficar bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá em Meu Computador, Clique com o direito no Disco Local (C:), Propriedades, e bem no alto da aba Geral, já vai ver lá:

Tipo: Disco Local

Sistema de Arquivos: "o que está instalado"

E não tente transformar esse disco em NTFS, que nunca vi ficar bom.

É como eu suspeitava, formatação NTFS. Acho q esse "problema" tem algo a ver com a configuração da bios...só pode pois nunca vi um ATX não desligar e dar a mensagem descrita num post anterior.

INTRIGANTE...isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posta aê a configuração completa do PC. Incluindo, fonte e gabinete.

Bem, não tenho aqui o micro mas vejamos o q eu lembro:

Processador Pentium III, 750 MHz, 384 megas de memória dimm Pc 133 genérica em 3 slots, fonte ATX de 300 watts marca Sact. Hd 40 gigas samsung com alguns bads, placa de vídeo de 8 megas - marca ???, placa de som AWE 64 creative e Placa mãe ????

não sei se ajuda :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, não tenho aqui o micro mas vejamos o q eu lembro:

Processador Pentium III, 750 MHz, 384 megas de memória dimm Pc 133 genérica em 3 slots, fonte ATX de 300 watts marca Sact. Hd 40 gigas samsung com alguns bads, placa de vídeo de 8 megas - marca ???, placa de som AWE 64 creative e Placa mãe ????

não sei se ajuda :confused:

Atualizando:

BIOS:

American Megatrends Amibios versão 1997 release 20/12/2000 S, XP Spack 2 e placa mãe PCCHIPS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Dr...

Tambem ja passei por esse problema, o mais intrigante é que essa é uma fonte padrão ATX e não ha motivo para que seja exibida essa mensagem.

Poderia ate concordar com os amigos de que a partição esteja em FAT32 mais esse não é seu caso.

Resolvi esse problema com a formatação (pois era o que o cliente queria fazer) não te garanto que dará certo.

Mais tente uma coisa (remoto) execute o comando: chkdsk /f ; /v; /rpara ver o que acontece.

Pode ser que um ciclo do HD esteja fazendo isso.

Tente lá e retorne.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Dr...

Tambem ja passei por esse problema, o mais intrigante é que essa é uma fonte padrão ATX e não ha motivo para que seja exibida essa mensagem.

Poderia ate concordar com os amigos de que a partição esteja em FAT32 mais esse não é seu caso.

Resolvi esse problema com a formatação (pois era o que o cliente queria fazer) não te garanto que dará certo.

Mais tente uma coisa (remoto) execute o comando: chkdsk /f ; /v; /rpara ver o que acontece.

Pode ser que um ciclo do HD esteja fazendo isso.

Tente lá e retorne.

Esse hd, foi recém excluida partição, feita nova e nova formatação. também o hd é outro do original que lá estava !

Esse chkdsk /f ; /v; /r, faço onde esse comando ? em iniciar - executar ??

e o q seria isso, um scandisk ?

o q seriam as letras f, v e r ???

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que procurar na bios a parte "power management" e habilitar a função apm/acpi. Depois inicia o computador, ele vai instalar os drivers para desligar direto.

Bem, feito isso e o problema continua ? Acho q não é por aí. Lá tem mais outras possibilidades:

DISABLED

APM ( ERA O Q ESTAVA )

ACPI

APM/ACPI

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dr. Dj2

esse é um comando do cmdo DOS.

Iniciar > executar > cmd

Para saber o que cada um faz.

Execute o cmd: digite chkdsk /?

Cada comando vai ser exibido uma breve explicação.

Falou.

Essa explicação do golfchrali é muito boa, vale a pena experimentar.

oK, tEREI Q TESTAR ESSA TUA DICA, MAS UMA DÚVIDA: em que diretório faço isso, no raiz - C: :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve fazer isso no diretorio raiz mesmo.

E la que esta essa configuração.

Isso pode ser um problema com pasta de sistema.

não fiz isso ainda, vou testar posteriormente....

Tambem achei dificl que isso podesse resolver....

Mais valeu a tentativa, porque isso iria corrigir um possivel erro no sistema...

Ja colocou o:

ACPI para ver.

????

No SETUP da BIOS

não coloquei ACPI, vou ver. Resolvi formatar e instalar novamente.....o mesmo problema. também esse pc não aceita outro HD ?? queria botar um de backup, mas não reconhece. Só instalando o sistema ( xp ) nos dois, aí entra o slave q reconhece o master. Computador espírita esse ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aconteceu isso comigo uma vez. Eu resolvi da seguinte forma não sei se vai resolver o seu tb. Va ate gerenciador de disposivos, 2 cliques na aba computador, clica com o direito e atualizar driver, não pesquisar escolherei o driver a ser instalado, escolha a opção com o acpi no final. No PC que eu peguei tava instalado o driver PC Padrão quando eu alterei para ACPI o pc desligou normante sem a msg do qindows pode ser desligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dr. Dj2

esse é um comando do cmdo DOS.

Iniciar > executar > cmd

Para saber o que cada um faz.

Execute o cmd: digite chkdsk /?

Cada comando vai ser exibido uma breve explicação.

Falou.

Essa explicação do golfchrali é muito boa, vale a pena experimentar.

Fiz isso, deu alguns relatórios e acusou algum problemas em uma pasta mas não definiu onde e qual ou tipo de problema ?? não sei o q fazer com aquelas informações.

Já aconteceu isso comigo uma vez. Eu resolvi da seguinte forma não sei se vai resolver o seu tb. Va ate gerenciador de disposivos, 2 cliques na aba computador, clica com o direito e atualizar driver, não pesquisar escolherei o driver a ser instalado, escolha a opção com o acpi no final. No PC que eu peguei tava instalado o driver PC Padrão quando eu alterei para ACPI o pc desligou normante sem a msg do qindows pode ser desligado.

Ok. O gerenciador de dispositivos está aonde ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clica com o direito no meu computador, propriedades, hardware ou painel de controle, sistema, hardware.

É cheguei lá. enquanto nesse pc aqui que escrevo está configurado ACPI UNIPROCESSOR PC e desliga normal. No outro está PC PADRÃO, e não consigo mudar ou atualizar, pois vem o gestor de atualização pedindo conexão de internet, drive de disco...ambos não tenho. A única possibilidade é o disco do winXP spack2 que tenho. Mas acho que não é o caso ? ENTÃO :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!