Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS M2N-E Liga e desliga sozinha


Posts recomendados

Recentemente o meu computador passou a agir de forma estranha, ele passou a ligar e cinco segundos depois, desligar sozinho, até então ele estava funcionando normalmente, então imaginei que poderiam ser dois problemas de inicio.

Sujeira ou Fonte:

Abri o micro que havia sido limpo a pouco mais de 3 meses e ele estava bastante limpo ainda, mesmo assim, fiz uma nova limpeza, apertei o cabos novamente, retirei o cabo ATX2 e recoloquei ele, liguei e o micro iniciou.

Subiu o Windows, ficou uns cinco minutos ligado e então congelou tudo, parou de responder mouse, teclado, apertei o reset e o micro desligou.

Ao tentar religar o micro, novamente ele começou a ligar, todos os coolers funcionarem e depois de cinco segundos desligar.

Resolvi então olhar os módulos de memória.

Retirei eles e limpei os contatos, passei uma borracha nos contatos metálicos e um pincel ESD nos soquete do banco de memória. Coloquei eles novamente, tentei ligar e o micro ligou. Comecei a mexer nele, e passado uns cinco minutos ele congelou novamente. Apertei o reset a máquina desligou e ao tentar religar, o mesmo problema, liga, fica cinco segundos e desliga.

Mudei o botão de ligar com o Reset para desencargo de consciencia, mas mesmo assim o problema persiste.

A máquina esta completamente limpa, dissipadores e coolers limpos e funcionando normalmente, dissipador e cooler da placa de vídeo totalmente limpos, mudei o CPU Fan de lugar para testar mas mesmo assim o problema persiste.

Alguém já pegou algo parecido, possuem uma solução que possa me ajudar?

Bem depois de deixar o micro ligado por muito tempo creio que a solução foi encontrada, depois de um CLEAR CMOS o micro esta funcionando normalmente.

Administradores, podem fechar este tópico

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caros colegas adeptos e fãs de informática.

O micro continua fazendo a mesma coisa, o engraçado que ele voltou a funcionar normalmente após o reset de BIOS, inclusive deixei ele por horas ligado e ele funcionou normalmente, quando cheguei em casa, liguei, acessei a internet e ele funcionou perfeitamente por horas sem travar ou apresentar nenhum problema.

No entanto, no dia seguinte ao tentar liga-lo, o problema voltou, ele ligava, ficava alguns segundos e parava.

Tentei então resetar o BIOS novamente usando Clear CMOS, mas dessa vez não resolveu mais, como eu ja havia feito todas as limpezas possiveis, retirei todos os cabos da placa-mãe e religuei um a um, o micro ligava e travava no setup, depois disso voltava a ligar e desligar em seguida. Retirei o processador, efetuei limpeza dele, passei pasta termica novamente e a mesma coisa, ele ate liga, mas quando começo a mexer nele, ele trava em seguida.

Alguém consegue me ajudar a ter uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caros colegas...ninguem tem uma ideia? Eu andei reparando em vários foruns, inclusive aqui, uma grande quantidade de usuários fazendo a mesma reclamação de placas ASUS principalmente do modelo M2N onde o usuário estava usando o micro normalmente e do nada aconteceu esse problema e depois disso o micro passou a agir dessa forma desligando sempre em seguida.

Será um problema da ASUS? Algum componente usado nas placas que esta dando defeito agora? Alguém tem uma ideia que possa ajudar? Ja fiz limpeza total, troquei modulos de memorias, fonte, placa de video, limpei processador, passei pasta termica nova, mexi em tudo que conheço, fiz reset de CMOS e nada.

Uma coisa que notei, que varios usuários reclamam desse problema em placas ASUS com processadores AMD, e normalmente todos relatam o mesmo problema, a maquina funcionava normalmente quando de repente passou a proceder dessa forma.

Fico no aguardo de alguma ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa ninguem tem uma ideia para ajudar? :o

Bem minha ultimas tentativas:

Tirei os cabos de 12v para fazer teste, primeiro tirei o de 12v do processador, e depois por teste tirei do ATX24 pin, no caso do de 4 pin do processador, a máquina ligava, mas desligava quase imediatamente, com o do conector do ATX24pin, a máquina ligava e demonstrava o mesmo erro, sem diferença alguma, liga e de 3-5 segundo desliga sozinha.

Vejam que em alguns momentos chegou a entrar no Setup, mas agora nem isso faz mais.

então eu peguei a Placa mãe, tirei o processador e como sou um brincalhão, tentei ligar sem processador, a placa dessa vez nao delisgou, ficou ligada ate que eu desliguei ela.

Limpei o processador novamente, troquei a pasta termica novamente, limpei os contatos do CPU com alcool isopropilico e o soquete tb, coloquei na máquina, religuei e pronto, o problema retornou.

No entanto é obvio que sem o processador os comandos basicos de POST nao são gerados, nem as checagens, sendo assim, continuo entre, fonte, processador ou placa mãe.

Curioso que andei pesquisando em vários foruns, inclusive gringos, e existe dezenas de usuários da M2N-E reclamando desse tipo de problema, inclusive citam que a máquina estava normal e de repente aconteceu isso, e todos sem solução.

A maioria com placas com mais de cinco anos de uso, a ASUS, respondeu em seu forum interno a uma duvida de um usuário com o mesmo problema, que a empresa garante uma vida útil de cinco anos para seus produtos, eu achei um absurdo, porque então eu coloco um timer para minha placa parar de funcionar depois de tanto tempo em uso?

E conhecemos que alguns produtos possuem sim do fabricante uma previsão de durabilidade de cinco anos, como HD, drive opticos, mas sempre sendo variavel podendo durar mais ou menos, no entanto placa-mãe costuma sempre durar muito tempo quando não exposta a curtos ou oscilações de voltagens.

Se isso for realmente verdade, seria uma mancha feia e séria na imagem da ASUS, principalmente porque só indico essa marca de placa para todo mundo que conheço.

Mas por favor meus amigos, ninguém tem uma ideia para ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lí suas mensagens, vamos tentar tirar esse encosto daí.

Primeiro poste a sua configuração.

A ASUS M2N-E é uma placa mãe que não vem com um buzzer soldado a ela. Se você não tem um instalado nela, recomendo que coloque um. Isso é essencial para que a gente possa ter alguma possibilidade de identificar qual é o problema já que toda placa mãe consegue comunicar anormalidades através dos beep codes que são sinais sonoros emitidos com um padrão de duração e intervalos caso a máquina "não ligue".

Com o manual da placa mãe em mãos, identificamos o padrão e facilmente podemos achar o culpado pelo problema, seja placa de vídeo, memorias, fonte e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim realmente ela não vem com nenhum soldado mas deixei o comum conectado, o problema que é muito rápido para ela acionar os bips, ela liga, e não inicializa, logo em seguida ela desliga, desconfiei da fonte, mas teste a fonte em outro micro e ele funcionou normalmente, no entanto não tenho processador ou placa mãe do mesmo padrão, estou vendo se consigo alguma emprestada para teste.

Em alguns momentos ela ate ligava mas entrava no setup e travava ali dentro.

Bem segue a config

ASUS M2N-E

Athlon 64 x2 4800

Memória Kingston DDR2 800 MHz Kingston (testei ambas em outro micro e memórias novas no micro e nada)

Placa de Vídeo Geforce XfX 9600 GT

Fonte Seventeam 450W

HD Seagate 160GB

O tempo que tenho esse micro é de quase cinco anos, sempre faço limpezas e a última foi realizada a apenas três meses, ele estava funcionando num dia e no outro começou a apresentar esses problemas.

Valeu pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, se você já testou tudo e nada apresenta problema em outro PC, deve ser a placa mãe mesmo. Processador é a última coisa que eu desconfiaria, pra ser sincero nunca ví um processador queimado ou apresentando problemas que não fosse culpa de uma fonte ruim ou cooler mal encaixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar conseguir um processador para fazer um teste, mas caso seja problema da placa mãe, confesso que fico desapontado e o pior, como eu mencionei, estou vendo cada vez mais pessoas reclamando de problemas com as placas ASUS e sempre problemas semelhantes, ou é um virus atacando o Flashbios ou uma falha séria de Hardware ou componentes (teoria da conspiração rs).

Tirando ASUS, qual vocês recomendam? MSI estava normalmente sendo muito boa, mas nunca mais peguei elas e nem sei como andam, pelo menos não ouço mais falarem delas como antes.

Alguém tem boas placas para indicar fora da ASUS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro amigo Elpapa, obrigado pela ajuda, vou passar o mistério dos mistérios.

Hoje, logo que cheguei, fui ligar o computador meio triste, mas percebi que quando ele passava muito tempo fora da tomada desligado, ele entrava no setup pelo menos, e para minha surpresa, entrei no setup, não travou, mexi mais um pouco e resolvi ligar um HD, liguei, e subiu o sistema, atualizei o chipset, mexi um pouco, tentei atualizar o BIOS mas nao tive sucesso, mas mexi, um pouco, desliguei, religuei, desliguei, e o computador já fazem mais de 2 horas de uso e ele esta funcionando normalmente. Tentei atualizar o BIOS e ae parou de carregar o Windows, dei um clear CMOS e voltou a carregar normal, mas tudo indo sem problemas, sem travar, sem nem aparentar de longe o micro de ontem.

Obviamente existe um problema, mas não sei onde, capacitor com problema provavelmente né? Fiquei pensando e a unica conclusão mais coerente que consigo chegar, que o tempo que ela ficou desligada, descarregou esse capacitor problemático talvez.

O pior que olhei minunciosamente a placa e não encontrei nenhum sequer capacitor que apresente mesmo de longe a impressão de estufamento, vazamento ou qualquer outra coisa anormal.

Bem se tiver uma ideia me avise, não feche ainda o tópico porque tenho certeza que o micro irá dar problemas de novo.

Vou deixar mais um pouco e fazer alguns testes adicionais e de depois postarei aqui o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal!

Desculpem ressucitar o tópico, mas comigo acontece algo muito parecido e com a mesma placa mãe.

O meu problema é que ela permanece ligada por um tempo (tipo 20-30 min) e depois começa a reinicializar. O windows reinicializa uma duas vezes até que ela simplesmente para.

O parar se dá da seguinte forma: Quando clico no botão de ligar não acende os led da frente do gabinete, o cooler funciona, e o led que fica na própria placa mãe permanece acesso.

O que eu fiz até agora:

- Desconectei todas as placas e memórias, limpei, e reconectei.

- Soltei a placa mãe e a recoloquei.

- Resetei a bios (como está explicado no manual).

- Desconectei o cooler e olhei a pasta - ok

Nada funcionou.

Phelvis conseguiu arrumar a tua?

Alguem pode me dar alguma dica?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

Desculpem ressucitar o tópico, mas comigo acontece algo muito parecido e com a mesma placa mãe.

O meu problema é que ela permanece ligada por um tempo (tipo 20-30 min) e depois começa a reinicializar. O windows reinicializa uma duas vezes até que ela simplesmente para.

O parar se dá da seguinte forma: Quando clico no botão de ligar não acende os led da frente do gabinete, o cooler funciona, e o led que fica na própria placa mãe permanece acesso.

O que eu fiz até agora:

- Desconectei todas as placas e memórias, limpei, e reconectei.

- Soltei a placa mãe e a recoloquei.

- Resetei a bios (como está explicado no manual).

- Desconectei o cooler e olhei a pasta - ok

Nada funcionou.

Phelvis conseguiu arrumar a tua?

Alguem pode me dar alguma dica?

Obrigado

E o cooler ta girando normal ? olha você precisara testar uma nova fonte ai, e ver se o problema vai parar....eu recomendo q troque o pente de memoria tb, e ligue ele sem o hd, fique vendo se ele vai reiniciar.

Feito isso deixe um tempo e poste de novo o q aconteceu.....eu ainda acreditarei q se nao funcionar pode ser algo da sua placa-mãe.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre

Obrigado pela resposta.

Estou no trabalho, portanto vou postar só o que já fiz.

- Cooler funcionando normal (gira mesmo que o pc não ligue).

- Tirei a memória e desliguei o HD, para ver se ao menos entrava na bios, não funcionou.

- A fonte é uma C3 Tech de 350W reais (quando chegar em casa testo com a fonte do outro pc). Neste pc só tem o básico (HD, video geforce, placa mãe - nem dvd tem)

Uma coisa que aconteceu a um tempo atrás, foi do gabinete estar dando choque. Inclusive queimou a placa de rede da placa mãe e o modem.

mexi nos cabos (eles tinham se soltado - os que não estava usando) e não aconteceu mais.

Vi aqui no forum o pessoal consenado o uso de estabilizador?

Bem depois posto mais, espero que não precise gastar, pois ele dava conta do recado ainda.

E o cooler ta girando normal ? olha você precisara testar uma nova fonte ai, e ver se o problema vai parar....eu recomendo q troque o pente de memoria tb, e ligue ele sem o hd, fique vendo se ele vai reiniciar.

Feito isso deixe um tempo e poste de novo o q aconteceu.....eu ainda acreditarei q se nao funcionar pode ser algo da sua placa-mãe.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha posso dizer que a minha esta funcionando até hoje sem problemas mas eu realmente não sei o que eu fiz, na realidade eu fiz dezenas de procedimentos ao mesmo tempo e não sei se algum resolveu o problema, também sinto que o problema não esta resvolvidos e a qualquer momento vou ficar na mão novamente.

Se alguém descobrir o motivo me avise, encontrei dezenas de post em inglês de pessoas reclamando do mesmo problema com esse modelo de placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer modelo de placa esta sujeito a problemas o fato é que fazemos muitas coisas que podem diminuir a vida dos componentes, mesmo que involutariamente, depois é complicado mesmo, mas acho que ainda vale a pena confiar sim, até porque as demais placas deixam muito a desejar tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer modelo de placa esta sujeito a problemas o fato é que fazemos muitas coisas que podem diminuir a vida dos componentes, mesmo que involutariamente, depois é complicado mesmo, mas acho que ainda vale a pena confiar sim, até porque as demais placas deixam muito a desejar tb.

Pelo que tive olhando é isso mesmo.

Vai ser uma placa asus que é muito semelhante a esta. Depois compro tudo novo com processador melhor tb. Ao menos aproveito mais 1-2 anos este processador.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer placa que estiver fornecendo energia errada pode queimar uma placa de video sim, ou não queimar mas sim danificar, quanto ao inverso, isso só aconteceria se a placa de video estivesse aquecendo muito e nesse caso nao queimaria por energia mas por excesso de calor dentro do gabinete, sendo prejudicial principalmente para os capacitores da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!