Ir ao conteúdo

Como interfacear uma CPU com sensores?

Sink00

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Eu preciso montar um sistema de processamento embarcado que possa interfacear com sensores e atuadores. O sistema precisa ter uma capacidade de processamento razoável, acima de 350mhz. Alem disso ele ira lidar com processamento de sinais e controle. Para tal aplicação eu vejo três saídas. Usar um ARM, um DSP ou comprar um netbook de segunda categoria e instalar um RTOS nele. Esse ultimo seria de certa forma o mais flexível para a minha aplicação pois eu poderia carregar nele diretamente blocos de processamento de sinais montados com o Simulink do Matlab, porém computadores não são feitos naturalmente para terem inúmeras entradas e saídas. Usar a porta USB dele para transferência de dados não é viável, pois USB não é RT. A única saída que eu vejo nesse caso seria montar uma interface PCI com um FPGA, porém eu não sei se esses netbooks de segunda categoria tem alguma porta PCI e alem disso a minha experiência com FPGAs é beeeem limitada. Eu posso comprar também algum Centrum velho de 500Mhz que tenha uma PCI em sua MOBO mas isso acaba ficando espaçoso demais. Bom basicamente eu preciso de sugestões para o meu problema. Alguém conhece algum modo de interfacear DSPs ou ARM diretamente com os blocos do simulink. Eu sei que é possível com PICs, porém os 80Mhz do PIC32 é muito pouco para essa aplicação. Eu já ouvi lendas que é possível usar blocos do simulink no Code Composer da TI, mas não achei nada concreto.

Quanto à comunicação com os sensores eu acredito que um SPI seja mais que suficiente.

Aguardo sugestões, obrigado.

Postado

Eita, o negócio por aqui está de alto nivel hein.

No fim das contas o seu problema está em carregar os blocos de processamento do simulink no seu sistema ou no quesito capacidade de processamento?

não daria pra carregar os blocos em um sistema embarcado como o freeRTos devidamente carregado em um processador ARM? pode ser um LPC ou um STM32.

Abs.

Postado

então na verdade ainda estamos avaliando o quanto é necessario podermos carregar os blocos do simulink. É que como sera um sistema de processamento de sinais e controle o simulink facilita a implementação de modelos a serem estudados. Mas nada que não possa ser programado na mão. O quesito capacidade de processamento é uma restrição na verdade. O ideal seria algo maior até que 500Mhz. Uma solução que achamos seria usar um PC/104 com um cartão de saidas, mas é algo que sai bem mais caro que usar um ARM9 por exemplo. Mas de qualquer modo acho que esse PC/104 era a resposta que eu estava procurando. Mas obrigado pela atenção.

Abs

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!