Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha e ADSL


mambembe

Posts recomendados

Pessoal, eu até tenho vergonha de postar isto aqui... Mas é que eu estou morando em Niterói há um bom tempo e aqui o Telemer-Oi-Velox pratica preços muito maiores do que no Rio. Mais do que o dobro... :angry:

Como eu me recuso a sustentar monopólios, continuo usando até hoje conexão discada. Só que os preços abaixaram bastante, e eu desconfio que é por causa da concorrência que finalmente vai chegar à cidade (GVT). Assim, creio que muito em breve vou ter uma conexão melhorzinha.

Minha dúvida é bem estúpida, mas fazer o quê? Eu nunca usei ADSL! :huh:

É o seguinte: eu uso um filtro de linha com proteção contra surtos na linha telefônica (cabo RJ-11) e gostaria de saber se com o ADSL eu vou precisar de alguma proteção elétrica adicional. Eu creio que não, e tenho quase certeza disso, mas não custa pagar um mico básico e perguntar.

Valeu. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb fiquei muito tempo na discada, mas por falta de opção. Até início de 2006 eu era um sem banda larga! Fiquei na Internet via Wi-fi, com ADSL na outra ponta, de 2006 até uma semana atrás, quando finalmente ativaram ADSL2+ na minha linha! Mas eu no seu lugar já teria fugido da discada na primeira oportunidade, desde início da era Youtube e downloads de arquivos de mais de 100 mega (dá pra baixar em uma madrugada inteira) conexão discada é impraticável, pelo menos pra mim.

Enfim, não é porque você vai passar usar ADSL que deve eliminar a proteção, pelo contrário, aí que você vai precisar da proteção porque provavelmente o modem ADSL é mais sensível que um modem discado aos surtos elétricos que podem ocorrer na linha telefônica, principalmente causado por raios, mas cabe dizer que essa proteção usa o fio terra como via de descarga do surto e na ausência desse algumas coisas podem acontecer:

1 - O modem se safa, mas a parte de proteção telefônica do filtro vai pras cucuias.

2 - O modem se queimar junto com a proteção.

Na impossibilidade do uso do fio terra, eu indico os protetores E-Terra Due Tel ou E-Clamper Tel que vocÊ encontra em www.waz.com.br, www.atera.com.br www.clamper.com.br

Mas um protetor que usa o fio terra em geral é mais eficiente, desde que também o aterramento esteja conforme as normas vigentes e equipotencializado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb fiquei muito tempo na discada, mas por falta de opção. Até início de 2006 eu era um sem banda larga! Fiquei na Internet via Wi-fi, com ADSL na outra ponta, de 2006 até uma semana atrás, quando finalmente ativaram ADSL2+ na minha linha! Mas eu no seu lugar já teria fugido da discada na primeira oportunidade, desde início da era Youtube e downloads de arquivos de mais de 100 mega (dá pra baixar em uma madrugada inteira) conexão discada é impraticável, pelo menos pra mim.

Enfim, não é porque você vai passar usar ADSL que deve eliminar a proteção, pelo contrário, aí que você vai precisar da proteção porque provavelmente o modem ADSL é mais sensível que um modem discado aos surtos elétricos que podem ocorrer na linha telefônica, principalmente causado por raios, mas cabe dizer que essa proteção usa o fio terra como via de descarga do surto e na ausência desse algumas coisas podem acontecer:

1 - O modem se safa, mas a parte de proteção telefônica do filtro vai pras cucuias.

2 - O modem se queimar junto com a proteção.

Na impossibilidade do uso do fio terra, eu indico os protetores E-Terra Due Tel ou E-Clamper Tel que vocÊ encontra em www.waz.com.br, www.atera.com.br www.clamper.com.br

Mas um protetor que usa o fio terra em geral é mais eficiente, desde que também o aterramento esteja conforme as normas vigentes e equipotencializado.

Mas eu nem sonho em eliminar proteções, _rau_! O que eu quero é saber se preciso adicionar alguma.

Bom saber que o modem ADSL é ainda mais sensível. O apartamento em que moro não tem aterramento adequado e isso não dá pra resolver.

Eu achei este modelo aqui na Campler. Só que eu já gastei uma grana razoável para importar o P8GT da APC, que é bem parrudo e tem proteção para linha telefônica. Será que não é o bastante para proteger o modem ADSL?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá, entendi errado então.

Olha, geralmente as proteções de filtros simples são fracas, mas do APC é razoavelmente forte. Eu te aconselharia entretanto alguma que te dê proteção mista ou seja, por meio de cetelhador e varistor, mas você precisa ter o condutor terra chegando na tomada ou não adianta muito colocar proteção.

Caso não tenha aterramento, te aconselho esse protetor ai mesmo:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/e-clamper-computer-tel.html

O da APC vai te dar um nível parcial de proteção, mas sem aterramento ele não tem pra onde escoar o pico elétrico na linha telefônica a energia muito provavelmente será dissipada dentro do filtro mesmo, podendo danifica-lo no primeiro impacto e se der azar, muito azar, o modem pode queimar tb. Na linha de energia ainda vai sem terra porque ele tem o neutro, que é um condutor aterrado, mas a proteção da parte telefônica desse APC depende totalmente do fio terra- terceiro pino da tomada - como via de escoamento.

Tenho relato de dois casos em que numa descarga o filtro APC conseguiu proteger o modem, mas o fusivel estourou e claro, a proteção já era e o sinal tb não passa mais, ai só trocando o fusivel pra ver se a proteção continua ativa e o fusivel é de um tipo não muito comum de se encontrar. De qualquer forma, ligar direto ou ligar no APC, muito melhor ligar no APC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá, entendi errado então.

Olha, geralmente as proteções de filtros simples são fracas, mas do APC é razoavelmente forte. Eu te aconselharia entretanto alguma que te dê proteção mista ou seja, por meio de cetelhador e varistor, mas você precisa ter o condutor terra chegando na tomada ou não adianta muito colocar proteção.

Caso não tenha aterramento, te aconselho esse protetor ai mesmo:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/e-clamper-computer-tel.html

O da APC vai te dar um nível parcial de proteção, mas sem aterramento ele não tem pra onde escoar o pico elétrico na linha telefônica a energia muito provavelmente será dissipada dentro do filtro mesmo, podendo danifica-lo no primeiro impacto e se der azar, muito azar, o modem pode queimar tb. Na linha de energia ainda vai sem terra porque ele tem o neutro, que é um condutor aterrado, mas a proteção da parte telefônica desse APC depende totalmente do fio terra- terceiro pino da tomada - como via de escoamento.

Tenho relato de dois casos em que numa descarga o filtro APC conseguiu proteger o modem, mas o fusivel estourou e claro, a proteção já era e o sinal tb não passa mais, ai só trocando o fusivel pra ver se a proteção continua ativa e o fusivel é de um tipo não muito comum de se encontrar. De qualquer forma, ligar direto ou ligar no APC, muito melhor ligar no APC.

Obrigado pelos esclarecimentos, amigo... Vou fazer o que você recomendou antes mesmo de fechar o contrato de banda larga.

Como meu apartamento só tem uma saída de telefone (de onde eu puxei os fios para o meu PC e para o PC de minha mulher), vou tascar o dito cujo ali mesmo, nessa saída.

Minha única dúvida agora é em relação ao modelo. Eu achei o DPS Clamper E-Terra Due Tel (que você mencionou na primeira postagem) num preço bem mais em conta. Só falta imprimir o boleto e pagar. Devo pegar esse mesmo?

Pelo que pude ver, ele não é muito diferente do e-CLAMPER COMPUTER TEL: MOVs, centelhador a gás, fusíveis térmicos... mesma coisa! Só fiquei na dúvida porque no site da Clamper, que é o fabricante, você encontra menos informações técnicas sobre o produto do que numa simples loja. É cada uma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única diferença é que o E-terra saiu de linha e o E-clamper tem um varistor a mais, que ainda to pesquisando pra saber se dá alguma diferença, mas tenho quase certeza que na linha de sinal não dá diferença. Se tu quiser esperar pra eu te dar uma resposta mais certa... O E-clamper foi lançado final do ano passado e o E-terra acho que em 2006/2007.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única diferença é que o E-terra saiu de linha e o E-clamper tem um varistor a mais, que ainda to pesquisando pra saber se dá alguma diferença, mas tenho quase certeza que na linha de sinal não dá diferença. Se tu quiser esperar pra eu te dar uma resposta mais certa... O E-clamper foi lançado final do ano passado e o E-terra acho que em 2006/2007.

Mas é claro que eu espero! O boleto pode ser pago até segunda-feira.

A tomada junto à saída do telefone não é usada para nada, pretendo ligar nela apenas esse protetor. Se a proteção para a linha de sinal for a mesma ou só um pouco mais fraca... Acho que vai ser um bom negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei em contato com a Clamper, to esperando resposta deles, provavelmente responderão segunda-feira, mas se demorarem responder, pode comprar o E-terra que terá proteção mais eficiente do que o APC sem aterramento, se o APC tivesse aterramento, ai sim seria mais eficiente que o E-terra ou E-clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei em contato com a Clamper, to esperando resposta deles, provavelmente responderão segunda-feira, mas se demorarem responder, pode comprar o E-terra que terá proteção mais eficiente do que o APC sem aterramento, se o APC tivesse aterramento, ai sim seria mais eficiente que o E-terra ou E-clamper.

Maravilha _rau_, vou pegar o E-Terra mas vou ficar atento à sua resposta. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!