Ir ao conteúdo

Fusível para fonte C3 Tech 430W

Lucas Olyntho

Posts recomendados

Postado

Bom dia, galera

Ontem, sem querer, eu troquei a chave da Fonte com o PC ligado (_(

Por sorte, só queimou o fusível de proteção... queria saber se vende separado, e qual devo comprar.

Fonte C3 Tech 430W - ATX 12V 2.0

Postado

Vende sim, em geral esses fusíveis são de 10A, mas seria bom você pegar o fusível queimado e levá-lo até uma loja de equipamentos eletrônicos e comprar um igual. Em geral custa menos de R$0,50. Basta instalar o novo fusível no slot da fonte e pronto, não importando a posição de instalação dele.

• 1 ano depois...
Postado

Aproveitando o tópico, tenho uma fonte dessas que queimou o componente RTH1 que fica ao lado do fusível. Alguém poderia me dizer a especificação dessa peça? pode ser até uma foto com boa resolução de forma que seja possível ler os seus valores.

Obrigado,

• Membro VIP
Postado

Dificilmente uma fonte queima somente seu fusível que ali está somente para evitar que algo prenda fogo, ou seja, ele queima por ter alguma coisa em curto, justo por ter ligado en tensão errada...

As fontes com chave seletora de tensão operam nativamente em 220 Volts na entrada de seu retificador.. Ao selecionar a chave da fonte para 110 Volts a fonte coloca um arranjo duplicador de tensão, para resgatar os 220 volts dos quais ela necessita..

Quando selecionaste a fonte para 110 Volts colocaste ai o dobrador de tensão, que pegou os 220 Volts que estavam na entrada e os dobrou, ficando sobre toda a eletrônica da entrada 440 Volts, que retificados e filtrados chegam a atingir mais de 600 Volts sobre os capacitores e transistor de comutação.. Por muito menos eles se vão, não aguentam essa tensão tão alta.. Veja que seus capacitores, os canecões, tem isolação para 200 ou 250 Volts no máximo, que em série dão uma isolação de 400 ou 500 Volts somente. Não aguentam 600 Volts na cuca..

Vou torcer para ti mas acho que potencialmente tens ai Thermistor de entrada danificado, diodos ou ponte, capacitores de filtro ou danificados ou comprometidos, varistores se a fonte os tiver e transistor dde comutação...

Tomara que tenha sido só fusível, mas acho que não vai ser não..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...