Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como usar o operador lógico .ou. no visualg


Jhony Bravo

Posts recomendados

Boa tarde,

Por favor gostaria de uma ajuda não estou conseguindo entender o conceito sobre o operador lógico .ou. no visualg, o professor passou um exercício um pouco complicado na minha opinião para alguém como eu que está vendo isso pela primeira vez, peço ajuda não só para resolver o exercício mas também para explicar como deve ser usado adequadamente este operador lógico, obrigado.

segue o exercício:

A) Ler o nome e o sexo de uma pessoa e apresentar como saída uma das seguintes mensagens: "Ilmo. Sr" , caso seja informado o sexo como masculino, ou " Ilma. Sra ", caso seja informado o sexo como feminino. Apresentar também junto com cada mensagem de saudação o nome previamente informado.

:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como expressões algébricas utilizam operadores algébricos, expressões lógicas utilizam operadores lógicos.

Os mais básicos operadores lógicos são:

- E (Conjunção): resulta em verdadeiro se ambos operandos forem verdadeiro;

- OU (Disjunção não-exclusiva): resulta em verdadeiro se um dos operandos forem verdadeiros;

- XOU (disjunção exclusiva): resulta em verdadeiro se e somente se um dos operandos forem verdadeiros;

- NÃO (negação): inverte o valor de um operando;

É usual as operações serem chamadas de AND, OR, XOR (EX-OR) e NOT, respectivamente.

Exemplo:

Homem <- verdadeiro;

ProblemasDeSaude <- falso;

Como saber qual o valor da váriável PodeSeAlistar?

Basta fazer a operação:

PodeSeAlistar <- Homem XOU ProblemasDeSaude;

Assim temos PodeSeAlistar = verdadeiro uma vez que verdadeiro XOU falso resulta em verdadeiro.

Quanto ao exercício eu não sei onde usar o OU. Penso que basta fazer uma verificação usando um "se" na variável "sexo" e se o resultado for true o programa faz uma ação, senão ele faz outra. No nosso caso imprime "Ilmo.Sr" se for homem ou "Ilmo.Sra" se for mulher.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria +- isso que você precisa ??

o então não tem ~ mas ai ta saindo.

var

sexo: caractere
nome: caractere
x: inteiro

inicio

Escreval ("INFORME O NOME DA PESSOA :")
Leia(nome)
Escreval ("INFORME O SEXO :")
Leia(sexo)

Se ((sexo=masculino)ou(sexo=MASCULINO)) então
Escreval("Ilmo Sr. ",nome)
FimSe
Se ((sexo=feminino)ou(sexo=FEMININO)) então
Escreval("Ilma Sra. ",nome)
FimSe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!