Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida básica com clock de memória


AmnesiaBR

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá,

O desempenho de um hardware é maior quando esse está sendo executado em maior frequência.

Memória de 1066MHz tem desempenho menor que memória de 1333MHz. O mesmo acontece com um i7-930 que tem desempenho menor que um i7-960, é uma relação direta.

Agora, usar algum aplicativo para extrair todo o clock extra do hardware, seja em overclock ou padrão, vai depender da função do equipamento para obter o benefício do clock extra.

Se a pessoa não necessita de mais processamento ou maior velocidade para o trabalho diário, não há necessidade de overclock.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não consegui ser muito claro. Minha dúvida é no seguinte sentido:

O desempenho de um Core i7-930 (que utiliza memória DDR3 1066) seria o mesmo ao utilizar uma memória de 1066mhz que ao utilizar uma memória idêntica em tudo, mas com clock de 1600mhz? Se sim como seria feito o OC para que ele se beneficie da memória de 1600mhz?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho que não consegui ser muito claro. Minha dúvida é no seguinte sentido:

O desempenho de um Core i7-930 (que utiliza memória DDR3 1066) seria o mesmo ao utilizar uma memória de 1066mhz que ao utilizar uma memória idêntica em tudo, mas com clock de 1600mhz? Se sim como seria feito o OC para que ele se beneficie da memória de 1600mhz?

Obrigado

Olá,

Se você colocar um i7 para trabalhar com memória de 1066MHz, o desempenho vai ser menor que colocar um i7 com memória de 1600MHz.

Acima eu expliquei que frequência maior é melhor, portanto, 1066MHz é pior que 1600MHz.

Tanto faz se esse suposto 1600MHz venha de um módulo de memória de 1066MHz overclockado até 1600MHz ou de um módulo padrão de 1600MHz.

Ficamos entendidos ou não?

Caso não tenha ficado esclarecido, vamos mastigar e explanar melhor essa questão/dúvida.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida continua, me desculpe pela ignorância.

Minha dúvida é sobre este fragmento extraido do site da Intel: "A controladora de memória integrada capacita três canais de memória DDR3 de 1066 MHz que resulta em até 25,6 GB/sec de largura de banda de memória. Essa latência mais baixa e largura de banda mais alta da controladora de memória proporcionam um desempenho surpreendente para os aplicativos de uso intenso de dados".

Então se o processador só consegue utilizar memória de até 1066 MHz é desperdício colocar memórias nesse processador com clock maior, não? Seria possível aproveitar esse clock maior através de OC? OC de quê especificamente?

Obrigado e desculpe pela lerdeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora sim Gabriel... Eu acho que entendi a sua dúvida.

Essa frequência de 1066MHz suportada pelo i7, não é uma frequência limite para o processador/controlador gerenciar, é somente uma frequência padrão para o i7.

Veja exemplos do porque dessas frequências: Parece ser uma separação do mais antigo para o mais atual. As frequências são todas padrão.

Um C2D ou C2Q com módulos de memória DDR2 800MHz, configurados para Dual Channel, tem taxa de transferência máxima teórica de 12.800MB/s.

Um C2D ou C2Q com módulos de memória DDR3 1066MHz, configurados para Dual Channel, tem taxa de transferência máxima teórica de 17.057MB/s.

Um i5-750 (por exemplo) que também trabalha em Dual Channel tem a vantagem de operar (padrão) com frequência de 1333MHz alcançando uma taxa de transferência máxima teórica de 21.328MB/s. É maior que um C2D ou C2Q.

Um i7-930 mesmo tendo uma frequência padrão menor que o i5, tem a vantagem de poder usar Tri Channel, com esse recurso, mesmo com frequência mais baixa, o i7 consegue superar a taxa de transferência do i5-750 do exemplo.

Um i7 configurado no modo de três canais em 1066MHz tem uma largura de banda de 25.584MB/s.

Note que o Tri Channel com a memória na mesma frequência (no caso 1066MHz) consegue ser 50% mais rápido que Dual Channel.

O fabricante poderia ter deixado uma frequência padrão para o i7-9xx de 1333MHz, mesmo em Tri Channel, até porque, a controladora do processador consegue tranquilamente gerenciar essa frequência, mas ai a diferença de banda, entre os processadores, iria ser muito grande. Tri Channel de DDR3-1333 é igual 32.000MB/s.

Todos os processadores ai citados e as controladoras NB dos C2d e C2Q, conseguem trabalhar e gerenciar a memória com frequências bem acima do padrão.

Outro detalhe.

Logo acima (primeira resposta) fiz menção sobre usar algum aplicativo capaz de extrair toda essa capacidade de transferência, se lembra? Leia lá...

Se você (ou outra pessoa qualquer) for usar um i7 para rodar aplicativos que consomem quantidades intensas de dados, clock maior da memória vai ser sempre mais rápido e vantajoso.

Esclarecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!