Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PROCV para esquerda!!!


Edson.Costa

Posts recomendados

Bom dia Amigos,

Estou precisando da seguinte ajuda.

Uma função que faça a mesma coisa que o PROCV, sendo que meu valor de referência está a Direita dos valores de retorno. Ex:

A B C

1 100 150 laranja

2 150 200 banana

3 30 10 maçã

quero que me retorne o valor da coluna A, correspondente ao item da coluna C.

Ou seja, minha referência é laranja e tem que me retornar o valor 100.

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Edson.Costa, Boa Tarde.

Não sei fazer a função PROCV agir de outra maneira do que a que você também ja conhece.

Não sei trabalhar com macros, mas usando uma combinação de funções é possível fazer exatamente o que você quer.

....A.........B...........C...........D........E.........F..............................G.................................H

1..100......150........Laranja........................Fruta pesquisada.........Fórmula

2..150......200........Banana

3..30.......10..........Maçã

Utilize as funções:

1) CORRESP

Objetivo: Retorna a posição relativa de um item em uma matriz que coincide com um valor especificado em uma ordem especí*fica.

Use CORRESP em vez de uma das função PROC quando você precisar da posição de um item em um intervalo ao invés

do item propriamente dito.

2) ÍNDICE

Objetivo: Retorna um valor ou a referência a um valor dentro de uma tabela ou intervalo.

Há duas formas da função ÍNDICE(): matriz e referência.

A forma de matriz sempre retorna um valor ou uma matriz de valores. Devemos usar esta neste seu caso.

A forma de referência sempre retorna uma referência.

Montarei a fórmula em G1 levando-se em conta que você irá colocar a fruta a ser pesquisada em F1

=ÍNDICE(A1:A3;CORRESP(F1;C1:C3;0))

Logo, se colocar Banana em F1 aparecerá 150 em G1

Questão resolvida!

Aperfeiçoamentos da fórmula:

Mas, se colocar Abacate em F1 aparecerá #N/D em G1, já que esta fruta não existe na lista.

Você pode trabalhar este erro e colocar uma mensagem melhor do que esta, caso a fruta pesquisada não exista.

Utilize a função:

3) ÉERROS

Objetivo: Esta seção descreve as nove funções de planilha usadas para testar o tipo de um valor ou referência.

Cada uma destas funções, chamadas coletivamente de funções É, verifica o tipo de valor e retorna VERDADEIRO ou FALSO, dependendo do resultado.

Por exemplo, a função ÉERROS retorna VERDADEIRO se referir a qualquer valor de erro (#N/D, #VALOR!, #REF!, #DIV/0!, #NÚM!, #NOME? ou #NULO!).

No seu caso estamos interessados no erro #N/D.

Ficaria assim a fórmula agora:

=ÉERROS(CORRESP(F1;C1:C3;0))

Quando a fruta não existir teremos um retorno de VERDADEIRO.

Para melhorar a mensagem já que agora identificamos quando a fruta não existe, podemos colocar um conteúdo condicional.

Isto é, dependendo da condição o conteúdo do campo irá se modificar.

Utilize a função:

4) SE

Objetivo: Retorna um valor se uma condição que você especificou avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO.

Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas.

Ficaria assim a fórmula final agora:

=SE(ÉERROS(CORRESP(F1;C1:C3;0));"Fruta Inexistente"; ÍNDICE(A1:A3;CORRESP(F1;C1:C3;0)))

Portanto, basta colocar esta fórmula na célula G1 e entrar com a fruta desejada na pesquisa em F1, que a resposta será o valor correspondente à fruta pesquisada ou a mensagem "Fruta Inexistente".

C.q.d. (Como queríamos demonstrar):bigs:

Claro que eu poderia ter apenas colocado a fórmula direto para você em uma linha de resposta.

Mas, pode ser que outros colegas queiram entender melhor a lógica da fórmula, por isto fiz esta explicação.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Aquí das bandas das Minas Gerais, Mazzaropi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...