Ir ao conteúdo

Over em AMD Phenom II X3 720 [Iniciante]

maskmaster

Posts recomendados

Postado

Olá galera, ando pesquisando sobre over, mas ainda to meio perdido e com umas duvidas e ficaria muito grato se vocês pudessem responde-las:

Meu pc é um

AMD Phenom II X3 720 BE 2.8

ECS Black Series A790GXM-AD3

Ati Radeon 4870 512MB

4GB DDR3 G.Skill

Fonte OCZ SteathXStream 600W

Gabinete Cooler Master Dominator 690

com as seguintes ventuinhas

1 de 12cm frontal (Posso colocar + 1 de 12 cm)

2 de 12 cm superiores

1 de 12 cm inferior

1 de 12cm lateral

1 de 12 cm traseira

Perguntas

1º So quero overclock no processador, então queria saber de vocês até quantos ghz +- eu posso atingir com o cooler stock desse processador? E se eu comprasse um mais especifico pra over quanto eu poderia atingir em média?

2º Ja li que há diminuição da vida util e taw mais queria saber se isso inclui outros periféricos fora o processador? Queria saber se há algum perigo para os perifericos que não foram overclocados como as memórias e a placa de vídeo?

3° Procurei sobre over na minha placa mãe e havia gente dizendo que não era bom e gente falando que tinha feito e taw, queria saber se alguem pode acrescentar algo mais, não me importo se for pela dificuldade de uma bios que talvez não ajude muito, so quero saber se é seguro para a placa-mãe desse modelo e seus componentes?

Desde já obrigado a todos que tenham ajudado, Mask Master

P.S.: So tenho interesse em usar o over para jogos, ja que não me faz diferença em aplicações normais, então o over poderia ser até no AMD Overdrive.

Postado

sem overvolt acho que pega uns 3.3Ghz. Vá subindo pelo multiplicador do clock base de 0,5x em 0,5, e teste 30 mim de prime entre as modificações. Pare quando a estabilidade não for mais alcançada e crie um perfil.

Sem overvoltage não há grandes perdas de vida útil.

Postado

Muito obrigado Dragum,

Tipo fui seguindo suas dicas(Prime por 30 min) e ja to em 3.2 Ghz, mas queria saber se essas temperaturas estão legais,

Rodando Prime: Max 56.5°C

Em Iddle: 42°C

Tem algum problema com elas?

P.S.: Aqui a temperatura na minha cidade é alta, a max hj foi 30° e a atual ta 28°. Lembrando que não vou fazer overvoltage ^^ e meu cooler é stock.

• mês depois...
Postado

Tenho uma pergunta ... tenho o mesmo processador e placa-mãe.

Porque no everest 5. os núcleos daum 31° graus e o processador mostra 124º graus :?:

Postado

Com certeza bug dos sensores da mobo ou do processador. nesse seu caso, só resolveria testando, e vendo em qual dos dois é o problema, e trocando o mesmo por um igual de outro lote.

Sobre o maskmaster, basta ir subindo o multiplicador de clock pouco a pouco e testando a estabilidade.

Mas sem aumentar o vcore você não vai chegar a lugar quase nenhum

Diminui a vida útil? Sim, mas e daí? É quase certeza que você já vai estar com o computador obsoleto, ultrapassado, ou até mesmo com outra configuração quando esse processador ou as peças estiverem demonstrando sinal de desgaste.

Já foi o tempo que vida útil era importante em equipamentos de informática; em média, até mesmo processadores e vgas que sofrem overs agressivos duram 5 anos ou mais.

Você tem um excelente processador, melhor ainda pra over; na tua configuração só te falta um cooler melhor que te possa deixar mais livre; pra isso, peça uma recomendação na área específica do fórum.

De resto, acrescentando mais 50 ou 75mv no vcore, você provavelmente já consegue pelo menos 3.5 ghz nele.

• 3 semanas depois...
Postado

Tenho este mesmo processador e estou me aventurando no overclock pela primeira vez.

Acabei de comprar um gabinete Thermaltake v3 e comprei mais 3 coolers de 12cm da MaxPower, com 65 CFM e veio mais um junto com o gabinete. Tenho também um Cooler Master Hyper 212 plus.

Com o novo gabinete, o cooler do processador, e os fans, um na lateral, outro na traseira, mais um no topo e um na frente, estou usando meu processador em 3.4ghz e vcore 1,45.

Fiz um teste hoje, a temperatura da cidade está baixa, cerca de 14 graus, mas com 2 horas de prime95 meu processador e minha placa mãe não passaram de 44 graus cada um. Minha fonte é uma C3 Tech 600W Modelo DSA5060.

O que vocês acham destes resultados?

• 2 semanas depois...
Postado

excelentes.

mas 1.45 de vcore pra 3.4 ghz? velho, cê ta louco? hehe

dá pra fazer ele funcionar nisso aí com muito menos vcore; com esse aí teu tdp vai subir significativamente.

Esse processador usa vcore padrão lá pelos 1.250/1.280v; usar 1.45 é necessário somente se for passar ele dos 3.8 ghz, e mesmo assim, talvez nem seja necessário isso tudo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!