Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar led em 127vca


Dj William

Posts recomendados

Eu liguei um led azul 3volt em 127v com 2 resistor em serie com o led sendo um de 8k2 e um de 390R o led acendeu mas depois de uns minutos o resistor 8k2 começou a esquentar ate solta fumaça e queimou, n aconteceu nada com o led nen com o resistor de 390, queria saber o que aconteceu... Mas tarde eu liguei novamente o led em serie mas com um resistor maior, um resistor de 10k e outro de 390R em serie ficou aceso um tempo e novamente voltou a queima ´mas dessa vez queimo o led. o que eu faço para ligar um led em 127v.

eu n queria usar tranformador isso é só uns esperimento meu coisa de quem n tem nada para fazer. rsrsrsrs

Alguem poderia mi dizer como eu faço para ligar 1 led em 127v e por que os led que eu liguei queimou?

agradeço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

DJ william:

O procedimento que você fez foi quase correto, o que ocorreu é que o resistor que você ligou (no caso o de 8k2) dissipou mais potencia do que sua capacidade,

Por isso mesmo depois de determinada a corrente e a tensão em cima do resistor e seu valor for calculado você deve ver a potencia que cai nele senao vai queimar mesmo,

por isso temos uma ampla gama de potencia nos resistores que vão desde a 0,1W até monstros de 200W ou mais

Espero ter sido claro, mas qqr duvida pergunte!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caro Faller

Para 220v , preciso alterar os valores dos componentes ?( cap. e resistor).

Desde já agradeço

Reduza o valor da capacitância do condensador para metade e use um que tenha a isolação necessária para os 220 Volts.

Use 150 nF x 630 Volts para segurança, se for trabalhar em 220 Volts..

O resistor e o led não alteram..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
estou começando estudar isso agora em eletronica analogica

o que queimou o led no modo em que liguei n foi a tensão reverça q ficou em cima do led?

Exatamente, e justo por issoque no circuito que te passei existe um diodo em contrafase com o led, para "clampar" a tensão reversa do led em 0,7 Volts que é a tensão direta do diodo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
qual a função do capacitor no circuito?

porque você esta ultilizando um resistor baixo 1k5? 1/2watts

O capacitor apresenta uma "resistência" chamada de reatância capacitiva Xc a passagem da corrente elétrica. O valor de Xc pode ser calculado pela fórmula Xc = 1/ (2 x pi x f x C) Então: Xc = 1/ (2 x 3,1416 x 60 Hz = 0,000000330)

= 1 / 0,00012 = 8.333 Ohms

Usa-se um resistor em série para que nem todo a corrente seja derivada da componente reativa... ( a corrente via capacitor é uma corrente reativa, estará fora de fase com a tensão da rede, mas isso não importa para o acendimento do led)

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!