Ir ao conteúdo

Amplificador TDA2050 com fonte chaveada

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho uma fonte C206PSB de uma impressora EPSON, fornece 168W em 42V e 15W em 5V.

Queria montar um amplificador potente (20~50W) com ela, por enquanto estou apostando no TDA2050 em fonte simples.

Tentei montar um circuito de terra virtual (21+21V) mas na hora de testar, o circuito literalmente ''derreteu'' (TIP127 & 1N4148), usei o exemplo do Sijosae.

Usando o TDA2050 obteria 45W a 10% (©_@), porque até lá o TDA2040 já teria torrado (42V cotra 40V ABS suportada), sem contar que o TDA2050 é HIFI, daria um ótimo amplificador!

Se alguém Tiver mais uma sugestão é só falar!

Especificações de minha fonte, página 148

Postado

o TDA2050 pode ser usado em fonte simples porque nao tenta essa hipotese ?

veja no datasheet tem o esquema e circuito impresso

Postado
Olá, tenho uma fonte C206PSB de uma impressora EPSON, fornece 168W em 42V e 15W em 5V.

Queria montar um amplificador potente (20~50W) com ela, por enquanto estou apostando no TDA2050 em fonte simples.

Tentei montar um circuito de terra virtual (21+21V) mas na hora de testar, o circuito literalmente ''derreteu'' (TIP127 & 1N4148), usei o exemplo do Sijosae.

Usando o TDA2050 obteria 45W a 10% (©_@), porque até lá o TDA2040 já teria torrado (42V cotra 40V ABS suportada), sem contar que o TDA2050 é HIFI, daria um ótimo amplificador!

Se alguém Tiver mais uma sugestão é só falar!

Especificações de minha fonte, página 148

amigo sua historia é parecida com a minha

ja tinah feito a pci pra minha caixinha de som portatil, mas esqueci do detalhe da alimentação simetrica, tive tambem a brilhante ideia de criar um gnd virtual usando u mregulador de tensão na minha bateria 12v

resultado, nem ligou, e quando tocava tocava tudo com ruido

desisti e fiz outra pci, no seu casso arranje uma fonte para isso, vai te dar menos dor de cabeça

Postado

Obrigado Pedro1995

Mas no meu caso é mais fácil eu conseguir outro amplificador do que outra fonte e acredito que o TDA2050 funcione em fonte simples conforme o datasheet.

Isso leva a outro problema: Não consigo desenhar a pci para o TDA em fonte simples, sei que tem no datashet, mas o complicado é tirar a máscara de componentes do layout e deixá-lo utilizável, tentei pelo paint mas depois de 1 hora desisti. Se alguém tiver esse layout e querer me ajudar agradeço!

-----------

Consegui achar um layout para montar numa placa universal, quando eu tiver tempo eu construo a placa!

Obrigado!

Postado

amigo,só por indicação,já pensou em usar o TDA-7384 ?

acho ele mais prático de usar,além de fornecer 4x35w. ele equipa os modelos de entrada da Hbuster...

também tô fazendo um projeto parecido com o seu,usando este amplificador com um par de bravox CD6 (4ohms,45rms cada).

Postado

Obrigado Salomão Moura. Mas esse chip trabalha até 18V contra os 42V da minha fonte, não tem como funcionar sem gambiarra.

Samuel.gonzales, já tentei desenhar a pcb para esse chip, mas como não tenho muita prática, desisti.

Para funcionar o TDA2050 na potência máxima (por segurança), de quantos watts teria que ser o dissipador? Se eu usar um cooler de fonte o tamanho do dissipador diminui? Tenho 4 coolers aqui e não tenho medo de usar! :lol:

• 2 semanas depois...
Postado

cara,não sei te dizer. tenta fazer o seguinte: instale um dissipador de sua preferência (lembre que cooler é o dissipador+fan,e aí seria interessante não usar um fan devido a poder causar "ruído" no som.) e junto a ele um sensor de calor,preso ao chip. pegue o valor medido e adicione +10. se o resultado estiver acima dos 45,é melhor trocar por outro, não só pela vida útil como pela potência também,que cai de acordo com a temperatura.em último caso ce pode instalar um fan de boa.

Grande abraço!

Postado

Coolers que tenho são o dissipador e a fan, vou usar um de AMD Duron com uma fan de fonte e ver se esquenta muito.

Tenho aqui uma plaquinha de motor de toca fita (com o botão para aumentar a velocidade de 0 a 100%) que tem um potenciometro externo, vou soldar um termistor no lugar e prendê-lo junto ao dissipador, assim, a plaquinha controla o cooler. Quanto á interferência, creio que a própria fonte por ser chaveada já o faça, mas para mim não tem problema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!