Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto 3 fontes


Dinilin

Posts recomendados

Bom dia pessoal, estou pensando em ligar meu som automotivo em casa, em vista que uma fonte automotiva custe 300conto e ainda necessite de usar a bateria(nao pode plugar direto no amplificador),, estou afim de montar uma fonte para o amplif, usando fontes atx , mas dai estou com medo de queimar, pois sao 220v e eu nao entendo muito disso, então peço a ajuda de vocês para me darem dicas de segurança. o que usar disjuntores, etcc, Foto do projeto em anexo.

Irao ser usados.

Fonte de start AT Asaki PS-300 (+5v 30.0A)

2 Fontes ATX Empire 480w (+5v 36.0A) ainda nao comprei, pela descriscao parece ser boa de corrente custa R$80.00 as duas

na teoria daria, 15V à 34amp, mas eu sei que nao vai dar isso tudo, porque as fontes nao sao la essas coisas

Elas irao alimentar Amplificador Automotivo 12v 40A "400Wrms a 1ohms

vai ser algo parecido com isso

então minha prioridade é segurança pois eu sei que isso vai funcionar, meu medo é que se uma fonte desarmar as outras sobrecarrege sei la de algum curto então, eu quero proteger o sistema, pois as fontes irao ser ligadas no +5v e se uma cair, vai para 10v,,.

Como eu faco a medissao, de corrente de uma fonte? tem como medir so com a fonte ou eu teria que ligar o amplificador e assim medir o consumo do mesmo, ou qto a fonte esta mandando para ele em amperes..

eu ja liguei a fonte AT pelo fio12v em um amplificador pequeno de 10Amp e funcionou legal,, como eu vejo os amperes que ela esta gerando??

tem algumas fotos se vocês puderem me dizer qto essa fonte pode gerar em amp, analisando os resistors etccc,

http://img718.imageshack.us/i/imagem1r.png/

http://img22.imageshack.us/i/dsc07413e.jpg/

http://img121.imageshack.us/i/dsc07407x.jpg/

Enfim toda ajuda será bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Inicialmente essa ligação feita por você ai no esquemático mostra todas as 3 fontes em paralelo, e desse modo seu amplificador receberia somente 5 Volts..

Tenho dúvidas se seu amplificador necessita realmente 40 Amperes em 15 Volts. Tens as especificações do mesmo???

Se fores ligar as 3 fontes em série terás que tomar o extremo cuidado de não encostar uma carcaça de fonte na outra, pois curto circuitaria uma das fontes de 5 Volts..

Se tiveres uma bateria para auxiliar, liga o amplificador a bateria e alimenta essa bateria com a saída de 12 Volts de uma ou mais fontes, agora sim em paralelo..

E, finalmente, o pior... Se ficar parecido com aquilo dali que mostraste no vídeo, um som prá lá de distorcido, uma nhaca total com no máximo uns 30 Watts e distorção superior a 20%, esqueça... Não vai valer a pena nem gastar R$ 10,00 ..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente essa ligação feita por você ai no esquemático mostra todas as 3 fontes em paralelo, e desse modo seu amplificador receberia somente 5 Volts..

Tenho dúvidas se seu amplificador necessita realmente 40 Amperes em 15 Volts. Tens as especificações do mesmo???

Se fores ligar as 3 fontes em série terás que tomar o extremo cuidado de não encostar uma carcaça de fonte na outra, pois curto circuitaria uma das fontes de 5 Volts..

Se tiveres uma bateria para auxiliar, liga o amplificador a bateria e alimenta essa bateria com a saída de 12 Volts de uma ou mais fontes, agora sim em paralelo..

E, finalmente, o pior... Se ficar parecido com aquilo dali que mostraste no vídeo, um som prá lá de distorcido, uma nhaca total com no máximo uns 30 Watts e distorção superior a 20%, esqueça... Não vai valer a pena nem gastar R$ 10,00 ..

Abraço...

Sim sim, me equivoquei na hora que fiz o desenho, no caso as fontes iriam ficar em serie, é um amplificador de som automotivo necessita de 12v, mas ligando em serie pela linha 5v daria mais corrente e teria uma boa tensão,

caracteristicas

- 400W RMS

- Impedância mínima: 1ohm

- Consumo máximo: 40A

- Frequência de operação: 10Hz a 20KHz

- Sensibilidade de entrada: 0,5V - 4V

- Crossover LP e HP: 80Hz e 1KHz (possui corte para subwoofer ou drivers e tweeters)

- THD < 1%

- Totalmente Protegido

no caso ira ligar em um subwoofer, no caso tera picos de grave,

obrigado pelos conselhos e por me corrigir! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então galera se eu fosse ligar na linha 12v ia dar mais amperes, porém tenho receio de que a tensão caia nos picos de grave, e danifique, será que cai?

meu principal receio é queimar meu amplificador e meu subwoofer, então quero proteger esse sistema..

duvidas

o que eu devo colocar entre cada fonte e entre o amplificador, para nao ter prejuizos? disjuntores servem?

tem alguma forma de medir a corrente de uma fonte? tava pensando em levar um muiltimetro numa loja de fontes e ver uma q de muita corrente..

a fonte at que eu tenho aqui, ja ta comigo a uns 14 anos, era do nosso primeiro computador e ela guento file um CD-player pioneer, kit 2 vias, mas quando eu aumentava muito, ou aplicava loud/bass dai dava uma distorçao nos falantes e o cd player piscava por falta de alimentaçao..

mais alguem pra me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tem alguma forma de medir a corrente de uma fonte? tava pensando em levar um muiltimetro numa loja de fontes e ver uma q de muita corrente..

a fonte at que eu tenho aqui, ja ta comigo a uns 14 anos, era do nosso primeiro computador e ela guento file um CD-player pioneer, kit 2 vias, mas quando eu aumentava muito, ou aplicava loud/bass dai dava uma distorçao nos falantes e o cd player piscava por falta de alimentaçao..

mais alguem pra me dar uma luz?

Medir a capacidade de uma fonte é o mesmo que medir o peso que um alterofilista consegue levantar.. Só será possível medir se ele tentar levantar..

Com a fonte a mesma coisa, vais ter que chegar na loja e exercitar a fonte, com cargas de alta potência, para sentir o quanto ela é capaz de segurar. Se a proteção dela não for boa ou não estiver boa ela explode... Simples.. É como se o alterofilista moresse se ao tentar levantar um peso maior um pouco, não conseguisse...

A coisa é complicada..

Se encostares uma bateria naquela fonte que pisca o led ao levantar o volume verás que o problema some ou diminui barbaramente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medir a capacidade de uma fonte é o mesmo que medir o peso que um alterofilista consegue levantar.. Só será possível medir se ele tentar levantar..

Com a fonte a mesma coisa, vais ter que chegar na loja e exercitar a fonte, com cargas de alta potência, para sentir o quanto ela é capaz de segurar. Se a proteção dela não for boa ou não estiver boa ela explode... Simples.. É como se o alterofilista moresse se ao tentar levantar um peso maior um pouco, não conseguisse...

A coisa é complicada..

Se encostares uma bateria naquela fonte que pisca o led ao levantar o volume verás que o problema some ou diminui barbaramente...

pois bem, então tem como eu medir quanto que a fonte ta mandando pro cd player, ou recebendo? em amperes?,

sabe me informar que se, é so eu tacar fusiveis que acaba com os meus riscos de queima??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
pois bem, então tem como eu medir quanto que a fonte ta mandando pro cd player, ou recebendo? em amperes?,

sabe me informar que se, é so eu tacar fusiveis que acaba com os meus riscos de queima??

Para medir o que a fonte está mandando para o CD player basta inserir um amperímetro na alimentação do mesmo.. Mas isso te dará o consumo do CD player e não a capacidade final da fonte..

A colocação de fusível na linha de alimentação serve para prevenir contra curtos circuitos, para proteger a fiação, para evitar pegar fogo, Não é trabalho do fusível evitar que algum aparelho danifique.. Geralmente eles fundem, rompem após alguma elevação de corrente provocada por um defeito qualquer que já aconteceu, não adianta prevenir com fusível..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!