Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador caseiro utilizando o som CCE MD3000

Jason Bourny

Posts recomendados

Bem primeiramente bom dia ao pessoal do fórum!

Gostaria da ajuda de vocês e desde ja peço aos moderadores se eu postei no lugar errado que mudem o tópico para o local certo por gentileza.

Aqui em casa eu tenho um som que só funciona o rádio dele, tenho também 4 caixas de som e um subwoofer da clone velhin:D eu não entendo nada de eletrônica mas vi em algum lugar na net um pessoal falando em montar/fazer um amplificador para colocar as caixas de som no pc falando em datasheet, tda etc, o que eu queria fazer é colocar essas caixas no pc como dito e fazer com que elas funcionem em 2 canais direito e esquerdo ou 4 canais ou seja quadrifônico ja que uso o meu pc para ver filmes na tv e ja pude ter a expêriencia de por essas caixinhas de som na tv e sei que o som é melhor alem de ser mais alto:rolleyes:.

Obs: As 2 caixas cinzas se não me engano são de 300W e não citei acima mas queria saber se fica muito caro fazer o que eu falei se alguem puder me ajudar desde ja sou grato.

abraços:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, primeiramente seja bem vindo ao forum

Esto fazendo um projeto semelhante ao te, porém estou usando como modulo de potencia principal amplificador de carro, pois eles são mais eficaz. Mas estpu colocando um pre amplificador com TDA2005, para poder usar totanmente o modulo.

ahh.... sua caixa não é de 300W não, no radio esta informando a potencioa PMPO, q é potencia falta.

Link para o comentário

ahh.... sua caixa não é de 300W não, no radio esta informando a potencioa PMPO, q é potencia falta.

Cara você ou alguem aqui do fórum saberia me dizer qual é a potência ou algum lugar que eu pudesse verificar?

Outra coisa você ou alguem aqui do fórum também poderia me dizer se ha algo que eu posso aproveitar desse rádio to meio sem grana agora o que eu posso gastar agora é no maximo uns 100 150 R$.

Abraços:D

Link para o comentário

• Coordenador
Cara você ou alguem aqui do fórum saberia me dizer qual é a potência ou algum lugar que eu pudesse verificar?
Se você esta se referindo a este aparelho da foto, você pode verificar a potencia dele na etiqueta colada atrás dele...

Deve ter algo do tipo "consumo xxW" onde este "xx" é a potência consumida pelo aparelho todo a plena carga, a potência de audio real (RMS) você calcula aproximadamente à 70~80% desta potencia de consumo...

Link para o comentário

Se você esta se referindo a este aparelho da foto, você pode verificar a potencia dele na etiqueta colada atrás dele...

Deve ter algo do tipo "consumo xxW" onde este "xx" é a potência consumida pelo aparelho todo a plena carga, a potência de audio real (RMS) você calcula aproximadamente à 70~80% desta potencia de consumo...

Então a do aparelho eu verifiquei ta marcado com 54W isso quer dizer que da mais ou menos entre 40 a 45W certo?

Agora alguem aqui do forum ou você mesmo bcpetronzio sabe me dizer como perguntei no post anterior se existe algo que eu possa aproveitar desse rádio ou não?

E aproveitando se vocês me sugerem algum site que fale sobre projetos parecidos com o meu ou que tenha algum tipo de informação pois como disse ainda sou muito leigo nesse assunto.

Desde ja agradeço por toda ajuda fornecida pelo pessoal aqui do forum

Link para o comentário

Amigo eu ja tive um som deste CCE MD3000. você pode adaptar uma entrada auxiliar nele e ligar seu pc.

Basta abrir e encontrar o chicote que vai até o mecanismo do cd, se nao me engano os 3 ultimos fios dele são os que captam o audio do cd, e ali você pode colocar um cabo com plug P2 e ligar em seu pc.

Link para o comentário

• Coordenador
Então a do aparelho eu verifiquei ta marcado com 54W isso quer dizer que da mais ou menos entre 40 a 45W certo?
Sim!, 40W no máximo! ou 20W+20W por canal!...
Agora alguem aqui do forum ou você mesmo bcpetronzio sabe me dizer como perguntei no post anterior se existe algo que eu possa aproveitar desse rádio ou não?

Grande colega Jason Bourny!, você se lembra de "Lavoisier"? Frase memoráve!!!

"Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma."!, seu som pode ser transformar em um excelente amplificador para seu PC!

Como o colega Teylor disse!: ""É só você indentificar a saida de som do CD e adaptar uma entrada auxiliar nele!""...

Se estiver disposto?, nós te auxiliaremos!...

Link para o comentário

Bem primeiramente obrigado pela ajuda de todos os 3 que postaram aqui até agora.

Agora esse cabo com o plug p2 alguem saberia me dizer / mostrar uma foto dele para que eu possa compra-lo por que disposto a fazer eu estou (ja que não quero jogar o som fora e infelizmente to meio s/ grana então pra mim essa é a melhor opção)precisa de algo mais ou só o cabo mesmo, outra coisa quando estiver em casa vou abrir o aparelho e posto algumas fotos para o pessoal que esta me ajudando.

Obs: eu sei que pode parecer até uma pergunta ridicula para quem entende mas se eu fizer isso do cabo o som que sair das caixas vai ficar stereo 2 canais ou mono 1 canal só?

abraços.

Link para o comentário

O som vai ficar estério sim, você pode comprar um cabo P2/RCA e remover as pontas RCA e ligar ele direto na placa do aparelho...

Então Bcpetronzio esse cabo eu ja tenho em mãos e tava pensando em fazer o seguinte eu não sei se esse é o nome correto mas, eu tava pensando em ver nessa quarta que vem agora se compro 2 rca femea (ia ver hoje mesmo nessa terça mas como vai ter estabelecimentos que vão fechar por causa do jogo vou só quarta mesmo), ai eu faria o seguinte ligaria eles ao som (eu iria fazer 2 furos atrás dele para passar só os plugs) por que ai acho que ficaria até melhor na hora de transportar pois não ficaria o fio para fora só os 2 plugs e não sei se há a possibilidade mas, se houver de ligar também por exemplo no dvd ou video game o ficaria mais fácil pois seria só ligar o cabo rca que você acha? é uma boa a ideia ou não?

mas me exclarece uma coisa..no inicio do topico você tinha dito q seu som é 4 canais correto? ou eu entendi errado?

Amigo acho que eu mesmo que me expressei mal o que eu quis dizer é se haveria alguma possibilidade de eu utilizar o sistema quadrifônico do meu pc ligando essas 2 caixas cinzas no meu som e o meu som ao pc.

E as 2 caixas pretas eu faria um amplificador para elas e ligaria esse amplificador ao pc também, ai ficaria quadrifônico e pelo som que eu possuo ser 40W no total maximo como o Bcpetronzio disse 20W em cada canal iria montar um amplificador com potência total de 40W ou seja 20W em cada canal também ai somando todos os canais (20+20 do som e 20+20 do amplificador = 80W) o problema é que essas 2 caixas pretas acho que não chegam a essa potência e eu não sei quanto iria gastar nessa brincadeira:D e como disse não to podendo gastar agora.

Agora vocês podem me tirar 2 dúvidas a 1ª é como vocês podem ver nas imagens são 11 fios quais seriam os que eu iria utilizar pois o amigo TEYLOR disse

se nao me engano os 3 ultimos fios dele são os que captam o audio do cd, e ali você pode colocar um cabo com plug P2 e ligar em seu pc.
agora quais são esses fios começa da direita para a esquerda ou da esquerda para direita e se são 3 como eu emendo 2 para 1 plug rca e 1 para o outro?

A 2ª é neste meu som o leitor de CD está com problema (aparece no disc mesmo quando eu coloco CD só depois de muito ejetar o cd e recolocar ele lê o cd isso quando lê) a minha duvida é quando eu apertar o botão cd ele vai aparecer nodisk mas vai sair audio nas caixas correto?

Mais uma vez grato pela ajuda dos amigos do forum

Link para o comentário

• Coordenador
ai eu faria o seguinte ligaria eles ao som (eu iria fazer 2 furos atrás dele para passar só os plugs) por que ai acho que ficaria até melhor na hora de transportar pois não ficaria o fio para fora só os 2 plugs e não sei se há a possibilidade mas, se houver de ligar também por exemplo no dvd ou video game o ficaria mais fácil pois seria só ligar o cabo rca que você acha? é uma boa a ideia ou não?
Perfeito! Jason..., fica mais profissional sim!...

Sobre as dúvidas: 1ª: Eu não consegui identificar pelas fotos, quais seriam as saidas de som do módulo do CD, geralmente a conexão que leva o audio, é feito por um cabinlho blindado..., não consegui visualizar nada parecido com isso nas fotos!...

Pergunta: No módulo do CD só possui aquele conector de 11 fios? Não possui nenhum outro?

Dúvida 2: Sim, mesmo depois de ele acusar que não leu o disco, a saida de audio do módulo do CD ficará selecionada e pronta para reproduzir o som que você injetar nos fios...

Uma dica!, se as saidas de audio ficarem neste cabo, você pode identifica-las assim:

Com o aparelho ligado, caixas conectadas, Volume pela metade, com a ponta do dedo você vai encostando nos pinos de soldas deste conector..., naquele que produzir um "ronco" na caixa, será uma das saidas..., continue encostando neles até você identificar os dois canais..., neles seriam ligados o fio positivo do sinal de audio..., os fios negativos de audio (malhas), você pode uni-las e ligar em qualquer ponto de terra da placa...

OBS: Não se preocupe com choques, pois a unidade de CD é alimentada com baixa tensão 8~12V no máximo!...

Se conseguir identifica-los dê um retorno!...

Link para o comentário

Então Bcpetronzio como as fotos mostram abaixo e eu estava com pressa ontem acabei esquecendo na correria de tirar o leitor de CD para fora, abaixo dele como pode ver a um circuito eletrônico que eu desparafusei e achei esse chicote branco que sai do não sei se qual é o nome correto para (aquele aparelhinho que emite o laser que lê o CD) e ele que leva o audio para a placa que esta abaixo dele e dessa placa saem os "11 fios" que citei no post anterior e vão para o circuito que esta preso na frente do meu som que tem os botões play, pause, etc... é esse cabo que você diz ser blindado?

Obs: A tampa do aparelho fica para a direita das fotos (exceto da foto que mostra os cabos que saem do CD e vão para o painel frontal) e no cabo branco que acho ser o "chicote" esta escrito "800 kyung awm 2696" varias vezes.

[ATTACH]75022[/ATTACH]

[ATTACH]75023[/ATTACH]

[ATTACH]75024[/ATTACH]

[ATTACH]75025[/ATTACH]

Abraços:D.

Não consegui inserir a imagem que mostra os cabos que saem do cd e vão para a placa do painel frontal então segue abaixo

abraços:D

Link para o comentário

• Coordenador

Ok! esta fita branca que sai da unidade óptica e vai para a placa, não é o cabo blindado que falei!, me parece que seu som não usa fios blindados para levar o som do módulo do CD para o CI que fará a comutação do som!...

Na 4ª foto de seu post dá para identificar, através da serigrafia, quais são os fios que levam o sinal de audio da placa...

Observe uma parte da foto que você postou, (É o conector de 11 fios), eu fiz um circulo em torno dos fios que saem o som do módulo de CD, de cima para baixo são: Pino 4 = Canal L - Pino 5 = GND (terra do Som) - Pino 6 = Canal R..., se você fizer o teste que indiquei no post #13 você notará um "ronco" nas caixas, quando você encostar o dedo nestes fios...

Será neles que você ligará os fios que vem dos conectores RCA fêmea, que você vai adaptar para fazer essa entrada auxiliar em seu som...

post-359338-13884956135394_thumb.jpg

Link para o comentário

Bcpetronzio primeiramente boa tarde!

Como dito hoje a tarde eu comprei os 2 RCA fêmea, só que eu esqueci de perguntar tanto aqui no forum como para o vendedor se seria nescessário comprar um cabo para fazer a ligação do cabo de audio e do cabo terra do som para o plug ou se eu posso ligar direto os fios do som aos plugs pois como disse só vai fica a ponta dos plugs para fora depois que eu fizer os furos no som.

A e fiz o teste também do "ronco" das caixas porém, eu só escuto o ronco das caixas quando eu tiro o conector branco esse dos "11 fios" dessa placa que é ligada nele ai no painel luminoso do som ele acusa que a tampa esta aberta e as caixas ficam com um xiado baixo porém se ele estiver ligado a placa não faz o ronco e esse xiado parece ficar mais baixo.

Obs: Tava dando uma olhada no plug RCA fêmea aqui e queria só saber uma coisa existem 2 ferrinhos dentro dele um no meio do conector e outro na ponta o do meiro creio eu que deva ser o que vai o audio pois ele entra para dentro do plug e o de fora parece estar grudado na parte metalica de fora do plug por isso creio que seja o terra é isso mesmo né?

Tenho quase certeza mas na duvida achei melhor perguntar, infelizmente não poderei mandar agora uma foto dos plugs pois a minha camera digital ta sem pilhas...

Link para o comentário

• Coordenador
Tava dando uma olhada no plug RCA fêmea aqui e queria só saber uma coisa existem 2 ferrinhos dentro dele um no meio do conector e outro na ponta o do meiro creio eu que deva ser o que vai o audio pois ele entra para dentro do plug e o de fora parece estar grudado na parte metalica de fora do plug por isso creio que seja o terra é isso mesmo né?
Sim, você esta correto...

Una os pinos que estão nas extremidades do conector (Terra ou GND)...

Quanto a usar cabos na parte interna do aparelho, não precisa, desde que os fios referentes ao canal "L", "R" e o "GND" alcance o conector fêmea..., corte-os bem rente ao conector de 11 pinos e deixe o conector plugado na placa...

Link para o comentário

Bem primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal do forum (pincipalmente ao Bcpetronzio que teve paciência em tirar todas as minhas duvidas:D) e gostaria de dizer que ja fiz aqui a adaptação dos 2 plugs RCA fêmea e ja até liguei no PC e DVD ficou ótimo!!! só as vezes dependendo da música que eu escuto tenho a impressão de estar um pouquinho abafado o som mas acho que é coisa da minha cabeça mesmo:wacko:.

Agora eu gostaria de pedir só mais uma coisinha, gostaria de saber se há como algum moderador mudar o nome do tópico por que se alguém tiver o mesmo som que eu ja tem um tópico explicando e acho que o nome deveria ser "amplificador caseiro utilizando som CCE MD3000" isso é se os moderadores acharem nescessário.

E gostaria de saber se alguém sabe onde tem algum material de eletrônica gratuito (apostila, etc...) eu sei que ja até pode existir aqui no forum algum tópico referente a isso mas to pedindo por que to sem tempo mesmo para o pessoal ter ideia a adaptação do plugs fiz hoje as 2:00 da manhã então to pedindo por favor se alguém puder me ajudar por que sou sincero não sei nem para que serve um diodo e se for você Bcpetronzio ou algum moderador que me responder sobre o material de eletrônica pode responder e fechar o tópico.

Obs: sei que as fotos não estão la essas coisas mas a minha camera é "meia boca" então não deu para melhora-las mas, mesmo assim achei interessante tira-las pois acho que podem ajudar alguém e a "cola" nos plugs eu passei por dentro e por fora para dar mais "firmeza" para o plug não entrar para dentro eu ter que abrir o som novamente.

Link para o comentário

• Coordenador

Beleza! fico contente que tenha conseguido! Parabéns!... :aplausos:

O título eu já mudei!, mas deixo para os colega, a indicação de algum material ou site sobre eletrônica, para você começar a se aprofundar no assunto!...

Abaixo segue um link para uma apostilinha bem básica que explicará o funcionamento de um diodo e transistor...

http://www.tutomania.com.br/Manual/curso-de-eletronica-basica

Aguarde outras indicações!...

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!