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Alguém experiente me diz se esta certo...


rd7l

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Oi pessoal;

Tenho que fazer um trabalho, mas estou começando com eletrônica agora.

Fiz uma simulação no Proteus e funcionou perfeitamente... Porém gostaria de fazer a placa impressa no Eagle. Fiz o "Schemantic" do Eagle mas não sei se as ligações estão certas.

Ainda não comprei o relé nem os "JP". O resto esta certo.

Se alguem puder, por favor, verifique se o meu "Schemantic" esta certo para, então, eu tentar fazer minha primeira placa.

Sugestões são bem vindas!

Obrigado!

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No tengo mucha experiencia, pero parece estar bien.

Brincadeiras á parte, parece correto sim, monte e veja no q dá, colega.

Se for perder será só algumas horinhas e a plaquinha de fenolite, prejuizo razoavel pra quem tá começando, eu mesmo já perdi mts (e ainda perco).. o aprendizado é assim mesmo..

Bôa sorte!!

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Deley... Obrigado!

Só consegui um relé de 12V, e esta chegando nele (e no Diodo) 8.6V. Isto vai acontecer na realidade?

Estou pensando em usar outro UA741 na configuração "seguidor de tensão" depois do MOSFET (e antes do Relé e Diodo) pois assim, pelo menos na simulação, vai chegar 10.35V no Relé.

É uma solução pro relé armar?

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No circuito não diz a tensão da alimentação..mas acredito ser 12V

Se realmente for, creio q poderá usar sim um relé 12V sem problema..

Quanto ao 741, sem prob. também..

poderia também ter usado o simbolo certo do trim-pot, no proteus tem!

E digo mais.. pode também sobstituir o relé por um acoplador ótico(moc3020) e um triac pra evitar falha nos contatos do relé..

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Sim. A fonte é 12V (simétrica). Vou usar uma fonte de computador.

Na simulação esta tendo uma queda de 2.5 no MOSFET. Assim, esta chegando 8.7V no Relé que é de 12V. Essa diferença ainda sim o fará ascender?

Na minha cidade, interior de MG, é difícil encontrar componentes. Acredito que este acomplador vai ser difícil encontrar.

Postado

Caso o relé não atraque, coloque um trimpot de 10K no lugar do resistor de 10K q vai para o gate do fet e vá ajustando até ficar funcionando corretamente..realmente a protoboard ajuda mt, mas se não tiver ela..

Monte e veja...

Postado

Do jeito que está o fet não vai ser acionado corretamente. Para que este fet fique com a menor resistência entre dreno e fonte (drain e source, em inglês) é recomendado que haja uma tensão Vgs de cerca de 10 V (tensão entre porta e fonte, ou, em inglês: gate e source).

Neste circuito, a tensão máxima (em relação à terra) que pode aparecer na porta do fet é pouco inferior a 12 V (já que o 741 não é rail-to-rail), sendo que a tensão na bobina do relé (que é a mesma tensão da fonte do fet) chega a 8.6 V, conforme sua simulação.

Neste caso, temos então um Vgs de aproximadamente 12 - 8.6 = 3,4 V. Veja que na verdade este valor vai ser ainda inferior, conforme já comentado, por o 741 não ser rail-to-rail. Veja ainda que 3.4 V é bastante inferior aos 10 V recomendados, impedindo o acionamento correto do fet.

Embora seja provável que o relé funcione com estes 8.6 V, acho mais adequado você tirar esse fet e colocar em seu lugar um transistor bipolar comum, da família BC mesmo. Fazer esse fet acionar corretamente pode dar bastante trabalho ou - se for feito de forma simples - exigir uma segunda fonte de alimentação no circuito.

Postado

o Lokasso esta certo

porque nao coloca o rele entre o dreno e os +12 V

pelo menos minimizava o problema

e usar um ci diferente tambem ajudava

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Pessoal;

Fiz na Protoboard e não funcionou.

O problema nem foi o FET. Ates mesmo dele, a medida que a resistência do NTC caia a tensão na porta 6 do uA741 deveria passar de negativa (nível lógico baixo) para positiva (nível lógico alto), e isto não aconteceu.

Ao inverter a porta inversora (2) com a não inversora (3) o circuito já ligava ativado o relé. Desta forma, o circuito não "desligava" nunca.

Esta configuração do uA741 que estão vendo aí é um Schmitt Trigger.

"Resolvi" o problema fazendo um Comparador de Tensão. Porém, na prática se este circuito fosse de resfriamento (por exemplo) o relé iria ficar armando e desarmando continuamente.

Gostaria de disponibilizar para vocês, caso tenham interesse minha simulação e uma planilha que fiz para calcular o valor do resistor do Scmitt Trigger. Como faço sito?

Outra explicação: Este circuito é puramente didático, faz parte de um projeto e por isto devo obrigatoriamente usar FET e Schmitt Trigger, além do relé. Então... com comparador de tensão não vai servir para mim, apesar de ter funcionando.

De toda forma, muito obrigado à todos. Se puderem me ajudar um pouco mais, fico grato!

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Ahh, só agora olhei com calma seus circuitos, e tem mais coisas incoerentes. No primeiro deles você liga os terminais 4 e 7 do lm741 na alimentação, o que está correto, entretanto, no segundo deles você liga na alimentação os pinos 1 e 8, o que não faz o menor sentido, e deixa os pinos 4 e 7 aterrados.

Outra coisa importante: como você está trabalhando com um comparador com histerese, o ampop estará sempre saturado, ou seja, sua saída ou estará em quase +12V ou em quase -12V. Desta forma, a entrada não inversora (do primeiro circuito) estará sempre em:

IN+ = Vout*R3/(R3+R4) =~ Vout*0,18 -> que será aproximadamente -2,1V ou +2,1V, dependendo de Vout (tensão da saída do ampop).

Já a entrada inversora tem o valor:

IN- = Vbat*R2/(R2+R1) -> não sei qual a variação do seu NTC (R2), mas supondo que ele varie de zero a infinito (suposição absurda, mas serve para exemplificar o problema) e que Vbat=12V, teríamos então:

IN- = Vbat*0 = 0V, e no outro caso, IN-= Vbat*1 = 12V. V- então pode variar portanto de 0 a 12V.

Veja que isto é um problema, já que quando a saída do ampop estiver em -12V, e portanto IN+ =~ -2,1V, sempre teremos IN- > IN+, independente do valor de R2. O comparador nunca vai sair deste estado então, já que para isto é necessário que IN- < IN+.

Para resolver este problema você precisa mudar o terminal de R2 que vai ao terra para a tensão V- (e coloque também o terminal de cima do R1 em V+), assim, os novos extremos pra IN- serão:

IN- = (V+ - V-)*R2/(R2+R1) + V-

se R2 = 0 -> IN- = V-

se R2 = Infinito -> IN- = V+

Logicamente o seu R2 vai variar em uma faixa muito menor do que de 0 a Infinito, mas basta você ajustar os valores dos resistores para operar na faixa desejada.

Postado

Para resolver este problema você precisa mudar o terminal de R2 que vai ao terra para a tensão V- (e coloque também o terminal de cima do R1 em V+), assim, os novos extremos pra IN- serão:

Obrigado pelas dicas! Vou tentar...

Ainda estou com uma dúvida, o que seria o V-? Seria a entrada inversora (porta 2 do ampop) ou a alimentação de -12V (fonte do computador que estou usando)?

A figura em anexo mostra a calibração do meu NTC.

Obrigado!

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Postado

IN+ -> Entrada não inversora do ampop, pino 3

IN- -> Entrada inversora do ampop, pino 2

V+ -> Positivo da fonte de alimentação, supondo que ela é simétrica. Deve ser ligado ao pino 7

V+ -> Negativo da fonte de alimentação, supondo que ela é simétrica. Deve ser ligado ao pino 4

Vout -> Saída do ampop, pino 6

Se você não for usar fonte de alimentação simétrica é necessário alterar algumas coisas da minha sugestão anterior.

abraço,

Postado

Lokasso;

Desculpe pela minha pergunta anterior. Fui afabado. Logo depois descobri o que seria V-.

Simulei e fiz no prontoboar. Funcionou!!!

O sistema ativa, porém não desativa (acredito que seja pela histerese, mas não sei dizer porque nem como resolver isto)... mas já está ótimo.

Agora e virar a noite pra montar o circuito no Ares do Proteus...

Obrigado!

Postado

Você está usando algo para aquecer/esfriar o NTC ?

Faça o seguinte: poste o seu circuito corrigido. Meça então os valores das tensões nas duas entradas do ampop - tanto com o NTC "frio" quanto com ele "quente" - e nos dê os valores medidos para as duas situações. Aproveite e meça também a saída do ampop para as duas situações.

abraço,

Postado

Lokasso;

Tive que desmontar o circuito, pois a prontoboard era emprestada e já devolvi. Tenho quase certeza que com o NTC frio a tensão na porta 6 do ampop é -10.05V e com ele quente (3,3kohms ou menos) é 11.00V.

Na entrada eu não me recordo, mas é o mesmo valor que o Proteus dá na simulação.

Usei um ferro de solda para aquecer o ampop e deixei ele resfriar naturalmente.

Aqui segue a simulação: http://ubuntuone.com/p/72Y/

Para o uso que quero este circuito já esta ótimo, pois quando chegar a certa temperatura vai ativar uma sirene (por exemplo avisando sobre um incêndio) e então não precisa desligar. Se este circuito fosse para por exemplo ligar um ventilador numa câmera frigorifica aí sim precisaria desativar após o controle da temperatura na sala fria.

Obrigado!

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Pessoal;

Estou aqui com mais algumas dúvidas!

Na simulação (e prontoboard) o relé esta chaveando. Porém no J3 irei ligar 2 pilhas. Gostaria de saber: aonde devo ligar o fio "1" do J3?

No J4 irei ligar um led. O fio "1" do J4 deve ir para o fio preto (terra) da fonte de alimentação (fonte de computador)?

Resumindo: Na prática, a ligação esta certa e o relé vai ligar?

Poderiam, por favor, verificar meu circuito impresso?

Não achei no Proteus meu relé, mas em anexo esta o Datasheet dele.

Download aqui: http://ubuntuone.com/p/7EY/

Meu cerebro esta entrando em curto!

Obrigado!

Postado

Estranho, testei em outros computadores com Windows e funciona normal!

Vou tentar resumir minha principal dúvida:

A bobina do meu relé esta ligada ok, com ~12V. Como meu relé suporta 240V e 3A gostaria de saber como faço com o neutro que virá destes 240V... posso ligar ele junto com os outros terra do circuito ou tenho que ter um terra separado (pois a carga pode ser de até 3A). Se eu for usar o mesmo terra do restantes do circuito (que é 12V), devo engrossar a trilha?

Postado

Sim, será derivada de outra fonte.

O circuito é didático, mas gostaria de usar o que fosse melhor ou mais comum. O que sugerem?

No Ares estou usando um conector (de nome JP, para ligar os fios que vão até o relé) de 2 entradas, sendo que um esta ligado na trilha que vai ao relé e no outro estou deixando flutuando.

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