Ir ao conteúdo

Dual channel de DDR2 1200MHz na Asus Striker Extreme (NVidia 680i)

AlexandreNegrao

Posts recomendados

Postado

Olá!

Na documentação oficial da Asus essa MOBO esta limitada a trabalhar com memórias DDR2 800MHz no máximo (sem OC).

O OC máximo que consegui de maneira estável (como rocha) foi colocar minhas XMS2 para trabalhar a 900MHz.

Existem as DDR2 1066, 1100 e 1200MHz...estou pensando em trocar as minhas boas e velhas XMS2 por um kit Dual Channel de 4GB Ripjaws da G. Skill (ou Corsair Dominator se achar algum kit) de 1200MHz

Minhas dúvidas:

• Conseguirei fazê-las trabalhar no seu clock nativo (tendo em vista que gostaria de fazer o upgrade pra 1200MHz)?
  • Se sim, o que devo configurar na BIOS (tensão, etc) para tanto?
  • O Desempenho vai melhorar de maneira significativa?

Postado
Olá!

Na documentação oficial da Asus essa MOBO esta limitada a trabalhar com memórias DDR2 800MHz no máximo (sem OC).

O OC máximo que consegui de maneira estável (como rocha) foi colocar minhas XMS2 para trabalhar a 900MHz.

Existem as DDR2 1066, 1100 e 1200MHz...estou pensando em trocar as minhas boas e velhas XMS2 por um kit Dual Channel de 4GB Ripjaws da G. Skill (ou Corsair Dominator se achar algum kit) de 1200MHz

Minhas dúvidas:

• Conseguirei fazê-las trabalhar no seu clock nativo (tendo em vista que gostaria de fazer o upgrade pra 1200MHz)?
  • Se sim, o que devo configurar na BIOS (tensão, etc) para tanto?
  • O Desempenho vai melhorar de maneira significativa?

dae colega,

Cara, melhor vai melhorar sim, mas não espere milagres.

Veja meu caso:

Eu tenho essas OCZ, elas são 1000MHz, e estão atualmente em 800MHz, pois não consegui estabilizar essas pragas em 1000MHz nessa placa mãe nem ferrando (claro que pode ser falta de testar com mais calma, mas em FSB 400MHz não consegui nem a pau, em menor FSB até consegui 1000MHz).

Já na minha antiga GA-G31M-S2L, elas funfavam de boa em 1000MHz.

E eu te falo, não senti AQUELA diferença por estarem em 800MHz agora.

Eu acho que só pelo clock não vai compensar.

Postado

Cara, isso é estranho. De acordo com as especificações da sua MOBO no site do fabricante, ela tem suporte nativo para memórias DDR2 1200+/1066/800/667. Ou seja, ela deveria ser capaz de aceitar memórias com essa frequência sem pestanejar. Você esta utilizando a última versão da BIOS?

Enfim...minha dúvida ainda persiste. Seria interessante alguém com essa minha mesma MOBO, ou que esteja usando módulos de memória com clocks acima do valor máximo nativo da placa, e de maneira bem estável.

Postado

Lá no site falar e na mb estar escrito é uma coisa :D

Sem zoeira, testei mesmo cara, mexi latência, tensão, muita coisa mesmo, não fica nem a pau em 1000MHz, só com FSB mais baixo.

Postado

Bom, decidi testar na raça!

Adquiri um kit dual channel:

4GB (2x2GB) da G.Skill DDR2-1200 PC2-9600 (F2-9600CL5D-4GBPI)

No site da G.Skill cada modelo de memória possui uma lista de MOBOS "certificadas" já que aparentemente os módulos foram testados sem problemas nessas placas. A Striker Extreme não figurava lá na lista do Kit que adquiri, bem como o chipset 680i ou qualquer outro da NVidia, só da Intel.

-_- -_-

No site da Asus o QVL da Striker só vai até DDR2 800 e mesmo assim a G.Skill não é listada.

-_- -_- -_- -_-

Hoje vou trocar os módulos DDR2-800 PC-6400 XMS2 da Corsair...será que meu PC vai funcionar de maneira estável? O que será que vou ter que configurar na BIOS? Voltagens, latências, clocks?

Vou dividir essa experiência (trágica ou não) aqui no forum do CH, passo-a-passo, e espero que consiga ajuda de vocês no caminho, caso seja necessário.

Bom, como podem ver na foto anexada, elas funcionaram sem eu mexer em nada de nada na bios (a não ser ativar a opção SLI-Ready memory).

Mas, como podem ver, estão funcionando a 533MHz, o que imagino seja 1066MHz efetivos, certo?

Agora ta na hora de mexer na BIOS...

Postado
E aê pessoal? Da uma força aê, já mexi na BIOS algumas vezes (timings), sem sucesso...

Colega, não espere milhagre em DDR2 acima de 800MHz

DDR2 nativamente trabalham a 800MHz no máximo, nada a mais que isso, a bios de muitas placas disponibilizam multiplicador de clock para 533 ou 1066MHz efetivos, isso é por conta dos próprios fabricantes de módulos e não atendem a normas internacionais, por tanto não usam o controle JEDEC e sim EPP=(Overclock de fábrica), portanto quelquer frequencia acima de 1066MHz você terá que mexer na ferquencia da sistema, com isso, nenhuama garantia que seu sistema estabilize nestas configurações.

Fica esperto, DDR2 CL4 800MHz tem a mesma performance de DDR2 CL6 1200MHz.

Postado
Colega, não espere milhagre em DDR2 acima de 800MHz

DDR2 nativamente trabalham a 800MHz no máximo, nada a mais que isso, a bios de muitas placas disponibilizam multiplicador de clock para 533 ou 1066MHz efetivos, isso é por conta dos próprios fabricantes de módulos e não atendem a normas internacionais, por tanto não usam o controle JEDEC e sim EPP=(Overclock de fábrica), portanto quelquer frequencia acima de 1066MHz você terá que mexer na ferquencia da sistema, com isso, nenhuama garantia que seu sistema estabilize nestas configurações.

Fica esperto, DDR2 CL4 800MHz tem a mesma performance de DDR2 CL6 1200MHz.

Esse Kit é CL5.

Entendo, mas é por isso que quero saber onde vocês acham que devo mexer...eu li muita cois aqui no CH sobre memórias em timings, mas na hora de mexer na BIOS me perco, sinceramente.

Postado
Esse Kit é CL5.

Entendo, mas é por isso que quero saber onde vocês acham que devo mexer...eu li muita cois aqui no CH sobre memórias em timings, mas na hora de mexer na BIOS me perco, sinceramente.

Você já leu este? é sobre DDR3 porém carrega os mesmos conseitos de temporização.

Só limbreando que no seu sistema por ser Intel o clock das memórias é produto do FSB

Postado
Você já leu este? é sobre DDR3 porém carrega os mesmos conseitos de temporização.

Só limbreando que no seu sistema por ser Intel o clock das memórias é produto do FSB

O link que você colocou esta apontando pra esse tópico aqui (que eu criei).

Depois coloca o caminho certo que eu dou uma lida sim, bele?

Postado
http://forum.clubedohardware.com.br/memorias-1600-c/792144

este link

é sobre DDR3, mas usa os mesmos conseitos.

Seria interessante se você postasse SS dos ajustes de sua bios, assim ficaria mais fácil de te ajudar a configura-las

Nossa, mais de 11 páginas de posts pra ler hehe! Vou lendo aos poucos, logo termino.

Acabo de topar com uma review muito bacana pra esse caso, do HotHardware. Eles testaram módulos DDR2 1250MHz da Corsair no mesmo chipset 680i da minha placa mãe (só que em uma EVGA). Fiquei curioso com o fato de que eles diminuiram o multiplicador da CPU usada e aumentarm o FSB no modo "linked" com as memórias. Desse modo conseguirarm fazer os módulos trabalharem no padrão de clock e timings com o clock da CPU praticamente na mesma velocidade.

http://hothardware.com/Reviews/Corsair-Dominator-TWIN2X204810000C5DF/?page=5

Postado

Ainda não resolvi não, dei uma lida no tópico sugerido (apesar de ainda não ter terminado de ler) e modifiquei algumas configurações...mas sem sucesso.

Logo vou postar aqui algumas telas da minha BIOS e mais detalhes do sistema pra ajudar na resolução.

Quem viver verá rs.

[]s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!