Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá senhores,

Busco informações sobre valvulas para controle de fluxo de gás (GLP) por acionamento eletrônico.

Desejo fazer o seguinte:

Tenho um liquido em um recipiente, necessito controlar a temperatura do liquido em determinado intervalo de tempo.

Já sei como fazer o sensoriamento e vou utilizar um microcontrolador PIC para pegar informaçoes do sensor e controlar uma valvula "x" que vai aumentar o fluxo de gás ou diminuir (gradativamente com resolução de até 4 estágios diferentes) afim de que a temperatura do liquido suba ou diminua.

a questão é:

1°-->Qual valvula utilizar?

2°-->Existem valvulas comerciais com esta função, que eu poderia acionar facilmente com o PIC? (lembrando que é para gás inflamavel)

Pensei em utilizar um servo motor girando o manipulo de uma valvula comum para gas (como essas de fogão), porém, procuro algo mais profissional e compacto de fácil implantação.

Fico Grato caso possam me ajudar, sou iniciante no forum espero não cometer gafes e colaborar com todos.

Abraços, Gilter

• Coordenador
Postado

Colega Gilter Dias, sua dúvida não é comum!, Só te peço que tenha um pouco de paciência para que membros aqui, que domine o assunto!, possa te ajudar ok?

Boa sorte!...

• 7 anos depois...
Postado

Caro @Gilter Dias .

Primeiro você deve selecionar uma válvula solenoide que te atenda aos requisitos.

Depois disso é que dá para pensar na automação dela.

Escolhida a válvula, observar as características dela em função do controle, se é por variação de tensão, se é por abertura etc.

Para tudo há uma solução, mas precisa escolher a válvula primeiro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!