Ir ao conteúdo

Engines

Akuma

Posts recomendados

Postado

Pessoal, alguém poderia me explicar quais as engines básicas dos jogos FPS mais famosos? Por exemplo, a engine do Half-Life não é baseada em algum Quake? Ou estou enganado?

Call of Duty e Medal of Honor são meio parecidos, eles usam a mesma engine?

Qual a engine do RtCW?

Doom 3 e HL2 estão criando engines novas?

E etc.

Postado

não sei quanto ao cod ou ao moh

mas o hl usa a do quake2

rtcw usa a do quake3

os jogos não precisam ser parecidos pra usar a mesma engine

por exemplo

alice e starwars jedi outcast usam a mesma engine do rtcw q é a do quake3

e todos sao jogos completamente diferentes...

outro exemplo é o splinter cell q usa a engine do unreal ou é a do unreal2 num lembro...

o hl2 e o d3 estão sendo feitos em engines novas

mas pelo q se pode notar dos alphas

elas sao muito parecidas com as engines anteriores

falou

Postado

RTCW, MOH e COD usam versões um pouco modificadas do quake 3 engine. A engine do HL não é baseada no quake engine, a valve desenvolveu um engine (não lembro do nome) so pro HL.

[]'s

Postado
Postado Originalmente por paranoid_mf@17 fev 2004, 07:48

RTCW, MOH e COD usam versões um pouco modificadas do quake 3 engine. A engine do HL não é baseada no quake engine, a valve desenvolveu um engine (não lembro do nome) so pro HL.

[]'s

Opa, você quase acertou td paranoid, mas o Sstormhift tem razão (andou sumido, rapaz!) ;) , o Half-Life 1 utilizou a engine do Quake 2!

O q a Valve fez agora, sim, é desenvolver uma engine própria para o HL2, beleza?

Postado

Caramba, então o Quake é a base dos FPS...

Eu sei que os jogos não tem que ser parecidos, mas eu acho que a movimentação de jogos com a mesma engine deveria ser. Por isso eu dei esses exemplos (o fato dos dois jogos serem na segunda guerra foi coincidência), porque nesses dois jogos, quando você anda, seu personagem balança, e não desliza (como diz nosso colega Elendil) como no HL.

Alguém sabe a engine de mais jogos?

E esse negócio de usar engines de outros jogos, só acontece com FPS ou outros tipos de jogo também usam?

Postado

Esse aspecto das engines é muito curioso...por exemplo, Rallisport Challenge usa a engine do Battlefield 1942, e são dois jogos de estilos completamente diferentes!

Postado
Postado Originalmente por A2kuma@17 fev 2004, 18:25

Caramba, então o Quake é a base dos FPS...

E esse negócio de usar engines de outros jogos, só acontece com FPS ou outros tipos de jogo também usam?

Realmente a iD é a grande responsável indireta por muitos jogos de sucesso.

Essa de utilizar engines prontas é uma grande sacada porque se for bem feito às vezes nem lembra de longe o jogo original.

Acho q outros jogos utilizam esse esquema, mas só vi notícias de engines de FPS, q às vezes são emprestados para outros jogos, como o Unreal 2 utilizado no Splinter Cell, Unreal I utilizado no Wheel of Time, Quake 3 utilizado em Alice, etc.

Postado
Postado Originalmente por FELIPEMBC@17 fev 2004, 18:28

Qual seria a engine do Enduro?!?!?!

Seria o Pong?!?!?!

:bandeira:

Não não, o Pong emprestou sua engine para Mario Tennis, já o enduro emprestou sua engine para NFS Underground! :D

Postado
Postado Originalmente por Øbnitor+17 fev 2004, 18:39-->
FELIPEMBC@17 fev 2004, 18:28

Seria o Pong?!?!?!

Não não, o Pong emprestou sua engine para Mario Tennis, já o enduro emprestou sua engine para NFS Underground! :D

Hahahahhahahaha!!!!! Essa foi boa! :D

Agora falando sério, esse lance da engine também é bom pois economiza tempo (e problemas) na hora de produzir um jogo. Uma engine boa não surge do dia pra noite...então licenciando uma engine, apesar do alto preço, representa um problema a menos pra eles! ^_^

Postado
Postado Originalmente por Øbnitor+17 fev 2004, 18:39-->

Seria o Pong?!?!?!

LOL, Sandman

Agora não entendi: um jogo de corrida empresta a engine pra um FPS? Qual a definição de Engine então?

Postado
Postado Originalmente por Øbnitor+17 fev 2004, 11:43-->
paranoid_mf@17 fev 2004, 07:48

[]'s

Opa, você quase acertou td paranoid, mas o Sstormhift tem razão (andou sumido, rapaz!) ;) , o Half-Life 1 utilizou a engine do Quake 2!

O q a Valve fez agora, sim, é desenvolver uma engine própria para o HL2, beleza?

ehhehehe

eu num ando estão sumido assim não

eu to sempre lendo por aqui os posts

é q não tenho postado muito

hehehe falou!

aê azkuma

a engine de um bf por exemplo, pode possuir todos os dados de fisica, efeitos e outras coisas aí q um jogo de corrida pode querer usar... aí é só programar as pistas e tudo mais pra ao invés de ser um jogo de guerra ser um jogo só de corrida...

é uma explicaçao meio vaga, mas quebra o galho eheheheh

mas por exemplo a engine do hl (q é a do q2) c já viu a quantidade de mods q tem pra hl? cada um mais nada a ver q o outro... é só um exemplo de quao flexivel uma engine pode ser...

falou

Postado

Pelo que eu entendi, a engine tem duas partes, a "física" e a "gráfica"

Então, quando você criar um jogo, sei lá, de corrida:

Se criar do zero, você vai ter que modelar tudo, i.e., como as informações 3d vão pra placa de vídeo, como os carrinhos vão reagir a movimentação, a colisões, etc... é um p@#$ trabalho.

COm a engine pronta, você faz mais ou menos assim: Ah, a minha pista vai ser assim, o carrinho vai ser assim, a gravidade vai ser tanto, etc...

Então a parte física cuida das colisões, da reação do carrinho, sem se preocupar com "mostrar" a imagem. A parte gráfica daí se preocupa com as câmeras e como motrar a imagem...

Bom, acho que é isso...

Postado
Postado Originalmente por Øbnitor+17 fev 2004, 17:39-->

Seria o Pong?!?!?!

E a engine super pesada do PES 3 veio do Pelé's Soccer

Postado
Postado Originalmente por FELIPEMBC@17 fev 2004, 19:59

E a engine super pesada do PES 3 veio do Pelé's Soccer

HUahahahha, esse jogo você desenterrou do fundo do baú hein??

Postado
Postado Originalmente por tabgal@17 fev 2004, 18:48

Pelo que eu entendi, a engine tem duas partes, a "física" e a "gráfica"

Então, quando você criar um jogo, sei lá, de corrida:

Se criar do zero, você vai ter que modelar tudo, i.e., como as informações 3d vão pra placa de vídeo, como os carrinhos vão reagir a movimentação, a colisões, etc... é um p@#$ trabalho.

COm a engine pronta, você faz mais ou menos assim: Ah, a minha pista vai ser assim, o carrinho vai ser assim, a gravidade vai ser tanto, etc...

Então a parte física cuida das colisões, da reação do carrinho, sem se preocupar com "mostrar" a imagem. A parte gráfica daí se preocupa com as câmeras e como motrar a imagem...

Bom, acho que é isso...

Você pegou o espírito da coisa! :bandeira:

Só completando, a engine pode abrangir outras coisas, como a parte que trata do jogo em rede.

Citando a engine do Half-Life, tem jogos muito gozados e que não fazem parte do g~enero de fps, como o mod de corrida HL rally, e até um mod de futebol! :blink:

Postado
Postado Originalmente por Ichigeki@17 fev 2004, 21:19

Citando a engine do Half-Life, tem jogos muito gozados e que não fazem parte do g~enero de fps, como o mod de corrida HL rally, e até um mod de futebol!  :blink:

Então se o jogo tiver muito difícil eu boto um sniper pra acabar com o time adversário (heheh)

Fsking camper!! você matou meu goleiro!!!

Postado

Deus EX usa engine do UT. Deus EX 2 usa, não sei. Wheel of Time também é powered by UT. A engine do UT2003, que é a mesma, só que bem mais avançada, também foi licenciada, se algum jogo usa eu não vi ainda. Max Payne e Red Faction também usam engines próprias que também podem ser usadas em outro jogo, mas num vi nenhum.

A Lucas Arts deve ter algum contrato com a ID soft, todos os jogos dela saem powered by Q3, mas eles mexem na engine, os jogos da LA são muito mais pesados que o Q3.

O U2 é ironico, a engine dele faz maravilhas e o jogo é um lixo. Gráficos demais e jogo de menos, isso tá acontecendo cada vez mais ######...

• 9 meses depois...
Postado

Bem q poderiam criar um topico, e pina-lo, apenas sobre engines, tipo, o que são, como funcionam, para q servem, essa coisas, resumindo, TUDO sobre as engines, o que vocês acham, tomara q alguem se interesse...

VALEU!!!!!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!