Ir ao conteúdo

Circuito temporizador de 20 horas, de 110V para 9V

JucaStecca

Posts recomendados

Postado

Beleza Pessoal ?

Estou tentando fazer esse circuito temporizador de 20 horas funcionar com 9v, mas não estou tendo sucesso, não sei se é por causa dos resistores ou é a tensão de entrada do CI ou TRIAC !

post-743858-13884956328005_thumb.gif

Preciso de umas dicas pessoal, vou usar um rele mesmo de 9v, acho q isso facilita !

Quero aproveitar o CI4060 o TRIAC, alguns resistores e alguns capacitores porque ja tenho aqui, NÃO queria mudar o circuito radicalmente ou optar por outro !

Espero ajuda, valeu !

Postado

Fácil, substitua o capacitor C1 por um curto-circuito, ligue os +9 Volts nesse ponto, e o negativo da bateria ligue no pino 8 do CI CD4060. Deve funcionar tudo sem problemas.

Caso tenha dificuldade com o TRIAC, troque ele por um TIRISTOR comum, tipo TIC qualquer coisa, com baixa corrente de porta.

Paulo

Postado

Beleza aphawk ?

Fica assim então ???????????????????????????????

post-743858-13884956331671_thumb.gif

Dúvidas:

- Sendo assim eu coloco o rele de 9V onde está a CARGA no circuito ???

- Quais as "perninhas" certas no circuito do TRIAC ??? Qual "perninha" é na onde ?

- Esse S1 é um botão NF ou NA ?? Enquanto funciona ele deve fica fechado ou só no apertar ele já dispara e logo pode ficar NA ??

- Existem a possibilidade de eu trocar esse potenciometro (P1) por outro ?? só possuo aqui potenciometros de: 500k, 1k, 100k, 5k e 10k.

- Exististindo ou não a possibilidade da hipótese acima, que valor de resistencia coloco para um potenciometro para ajuste fino ??

valeu pessoal !!!

Espero ajuda !!!

• Coordenador
Postado

Colega SkullDevil, Posso estar enganado! mas desta forma o Triac ou SCR (Tic) não vai parar de conduzir!..., pois ele estará submetido ao mesmo potencial o tempo todo!...

Acredito que o que o Paulo disse foi!: ""para substituir a 'carga' por um rele, elimine o capacitor (curto), mas ligue o circuito em 9VAC (trafo)" e não ligar o circuito em uma bateria de 9V!...

Vamos esclarecer este ponto primeiro!... as suas outras dúvidas! serão esclarecidas ao longo do tópico! Não tenha pressa!...

Postado

Beleza Bcpetronzio ?

Mas ele citou sobre o "positivo" e "negativo", sendo assim acho q ele quis dizer numa tensão DC !

Dúvidas do post #3 continuam ! ! !

Espero ajuda, valeu pessoal !!!

Postado

Segue sugestão:

post-73752-13884956334502_thumb.jpg

Talvez ocorra alterações na constante de tempo do circuito, por trabalhar com uma tensão menor (Original: 12V, Nova: 9V)...

...isso é possível calcular, mas é mais fácil descobrir na prática, até mesmo porque, por incertezas dos componentes, os resultados do cálculo serão aproximados.

Abraço

Snake

Postado

Nossa ... tem razão, eu pensei que o timer era para LIGAR o circuito após o tempo programado, só agora que percebí que ele inicia ligado e só desliga depois de 20 horas !!!! Me desculpem pela mancada.

Além do que eu falei, é só substituir o TRIAC por um relé e um transistor, da maneira exata que o SNAKE colocou como sugestão !

Apenas está faltando uma coisa : tem de ter um diodo em paralelo com a bobina do relé, sendo que o CATODO será ligado no positivo da alimentação, e o ANODO ligado no coletor do transistor.

Sem esse diodo, pode queimar o transistor, ou até queimar o CI CD4060 .

Paulo

Postado

Beleza Pessoal ?

Perfeito Snake, montei seu circuito na protoboard, fiz um teste prático com 15 Minutos, funcionou !

Dúvidas:

- No potênciometro o giro é proporcional ?? Ex: se totalmente para esquerda é 15 minutos, e totalmente para direita é 20 horas, pelo que disseram, se eu deixar o potenciometro exatamente na metade eu terei 9 horas e 52 minutos ??

- Levando em conta que o circuito vai ficar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana... é possivel algum componente queimar ou falhar na execução ?? Se sim, onde posso estar colocando alguma sinalização, com led por exemplo, que me mostre que o circuito está lesado ??

- Se eu trocar o potenciometro de 1M para 500k por exemplo, qual a reação do circuito ?? dividir o tempo maximo por 2 ?? Ou seja o circuito me ofereceria 10 horas máximo ???

valeu pessoal, espero ajuda !!!!

Postado

Beleza Pessoal ?

valeu jorgeletronico !

Dúvidas continuam:

- No potênciometro o giro é proporcional ?? Ex: se totalmente para esquerda é 15 minutos, e totalmente para direita é 20 horas, pelo que disseram, se eu deixar o potenciometro exatamente na metade eu terei 9 horas e 52 minutos ??

- Levando em conta que o circuito vai ficar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana... é possivel algum componente queimar ou falhar na execução ?? Se sim, onde posso estar colocando alguma sinalização, com led por exemplo, que me mostre que o circuito está lesado ??

- Se eu trocar o potenciometro de 1M para 500k por exemplo, qual a reação do circuito ?? dividir o tempo maximo por 2 ?? Ou seja o circuito me ofereceria 10 horas máximo ???

valeu pessoal, espero ajuda !!!!

• Coordenador
Postado

Colega SkullDevil, as respostas seriam não para as perguntas!..., o circuito não tem esta precisão toda!..., o ideal seria você fazer testes e fazer pequenas marcas no potenciômetro, para você se basear (mais ou menos), o tempo estimado...

"Teóricamente", o circuito deveria funcionar exatamente como previsto..., se diminuir o valor do potenciômetro pela metade, o tempo máximo também diminuiria pela metade!, e se você deixa-lo na metade do curso, o circuito de daria aquelas 9 horas e 52 minutos que você falou..., mas na prática você vai constatar que não é verdade!...

Quanto a queima dos componentes, também não temos como precisar!..., como o circuito esta submetido a uma baixa tensão, era para ele durar até uns 5 anos ou muito mais, ligados direto....

Aguarde outras opiniões!...

• 5 semanas depois...
Postado

Boa tarde.

Gostei muito do projeto dos amigos

Tenho uma aplicação para ele e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.

O push button é um botão de impulso? Ou seja: Dá somente um pulso para a partida do temporizador?

Posso substitui-lo por um transistor? É que tenho um outro circuito, que daria a partida no mesmo e queria evitar o uso de mais um relé.

Postado

Montei o circuito e funcionou perfeitamente.

Duvidas anteriores resolvidas.

Sou sprendiz em eletronica, e gostaria que alguém tirasse uma duvida.

É possivel inverter a lógica do temporizador, ou seja:

Da o pulso de resset, liga saida, temporiza, desliga, permanece.

Postado

Beleza SSevero ?

Se você utilizasse rele é só pegar o NF do rele !

Mas como você disse q não quer usar, você pode usar um CI NOT, para inverter o sinal de saída, eu ja vi o 74LS04 que possui 6 NOT's não sei se existem CI's com menos NOT's, para ser mais compacto !

Ou também deve existir algum transistor q trabalhe inversamente !

T+

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!