Ir ao conteúdo

Conexão instável - Queda

felipefv

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Estou enfrentando problemas de conexão há algum tempo em nosso escritório. Pesquisei no fórum sobre algum problema similar, mas na maioria das vezes os problemas são contínuos, o que não acontece aqui. Sendo objetivo, o problema é que nossa conexão parece ser instável: o MSN cai, os downloads congelam e a navegação para, mas às vezes por poucos segundos. Nem a luz do ADSL desliga (nem parece pedir reconexão no modem).

Isso acontece com mais frequência entre as 09:00 e 17:00. Depois disso a conexão NORMALMENTE não apresenta problemas (apesar de já ter perdido alguns downloads nesse horário).

Solicitando ping para um IP da GVT (200.175.8.151), normalmente a resposta é de 12 ~ 16 ms, porém algumas respostas demoram 2 ou até 4 segundos. E, infelizmente, há pedidos sem resposta, onde, creio, possam ocorrer os problemas de conexão, ocasionando a queda de downloads, MSN, entre outros.

A pergunta é: o que pode estar acontecendo? Alguém já teve problema parecido ou tem ideias de testes que posso fazer? Alguma solução?

O que temos aqui: 5 computadores ligados em rede (cabo) rodando Windows XP, modem TP-LINK TD-8810 com firmware atualizado, hub/switch Encore ENH908-NWY e ADSL GVT 10MB down/1MB up.

Muito obrigado!

Felipe

Postado

fullmetaljacket,

Mas a queda não seria isolada? Geralmente todos os computadores são afetados, por exemplo, pela queda do MSN.

Meu modem não tem nenhuma opção pra apresentação de tráfego específico na rede. Em princípio, não há nenhum download sendo feito, mas não sei se algum vírus em um dos PCs da rede possa acabar ocasionando isso.

Então existe algum aplicativo que possa verificar esse tráfego?

Postado
fullmetaljacket,

Mas a queda não seria isolada? Geralmente todos os computadores são afetados, por exemplo, pela queda do MSN.

Meu modem não tem nenhuma opção pra apresentação de tráfego específico na rede. Em princípio, não há nenhum download sendo feito, mas não sei se algum vírus em um dos PCs da rede possa acabar ocasionando isso.

Então existe algum aplicativo que possa verificar esse tráfego?

Não necessariamente.

Se alguem começa a baixar um torrent, por exemplo, vai atravancar completamente o roteador (modem, no seu caso) e a rede toda sofre. Qualquer tipo de requisiçao tem que passar pelo roteador, e ele está ocupado com as outras conexoes.

Monitorar a rede sem um servidor ou um roteador mais sofisticado fica um pouco difícil. O ideal seria verificar maquina por maquina.

Postado

Parece e muito com problema de Infra-Estrtura congestionada por

parte da Operadora, já que você atualizou o FirmWare do mesmo,

uma tentativa seria mudar o tamanho do MTU no Roteador para

possível ajuste e melhora como: 1492, 1480, 1300 , etc

• Membro VIP
Postado
Não necessariamente.

Se alguem começa a baixar um torrent, por exemplo, vai atravancar completamente o roteador (modem, no seu caso) e a rede toda sofre. Qualquer tipo de requisiçao tem que passar pelo roteador, e ele está ocupado com as outras conexoes.

Monitorar a rede sem um servidor ou um roteador mais sofisticado fica um pouco difícil. O ideal seria verificar maquina por maquina.

Concordo. :)
Postado

Pois é, nem tive tempo de fazer as verificações.

A GVT veio aqui e trocou o modem por um Opticom (DSLink 260e - http://www.opticom.com.br/dslink_260e.htm). Não sei se é bom (até gostaria de saber de vocês o que acham dele). De qualquer maneira, o problema não acontece mais.

O modem que tinha antes (TP-Link TD-8810) ficou ligado 24h desde que comprei (talvez ha dois anos atrás). Talvez seja esse o problema.

Bom, como uso a internet pra baixar torrents, e-mails e jogar PS3, vocês acham que esse modem que tenho agora é bom ou devo procurar outra marca/modelo?

Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...