Ir ao conteúdo

P5N-D (Mega) + E8400

Strikethrough

Posts recomendados

Postado

Olá à todos!

Tenho a P5N-D com um E5200 e o WIN XP 32Bits/WIN 7 64Bits roda perfeitamente. O problema começa quando tento ligar a P5N-D com um E8400, o Windows fica travando, reiniciando ou nem inicia. Também tentei bot pelo Linux e acontece a mesma coisa.

Já atualizei a BIOS para a versão mais recente, a 1401, mas mesmo assim o problema persiste. Aparentemente a MB está conflitando com o processador, já que tenho certeza que o E8400 não está com defeito, pois testei ele na minha antiga ASROCK 945GCM-S e ele funciona perfeitamente.

O engraçado é que nos fóruns internacionais o pessoal tá fazendo over com a P5N-D + E8400 e aqui nem consigo instalar sistema nenhum com esse conjunto.

Queria saber se conhecem alguma alteração na BIOS ou alguma configuração que faça essa placa rodar com o processador. O resto do computador é esse da assinatura.

Desde já agradeço.

Postado

Sim, formatei o PC e tentei instalar o WIN XP, WIN 7, Ubuntu, Mandriva e Kurumin 7, mas nenhum deles funcionou. Quando a máquina não trava durante o post, no caso do Windows, o XP segue até a tela de configurações e trava, o Windows 7 trava antes de aparecer as opções de configuração de idioma, e as versões Linux são iniciáveis do CD, mas todas travam quando começa a carregar os drivers.

Hoje formatei o computador novamente e estou usando a P5N-D com o E5200, Windows XP 32 Bits em uma partição e Windows 7 64 Bits em outra, e está rodando tudo ok. Se eu tirar o processador e colocar o E8400 fica travando, não sobe nenhum dos Windows e também não consigo instalar outro SO.

O problema só aparece quando uso o conjunto P5N-D + E8400.

Postado

Recebi um email da Asus hoje me dizendo que o problema é com as memórias. Segundo a Asus os módulos que uso (KVR800D2N6/2G) não no QVL da placa e por isso não são suportados por ela.

No site da Kingston, tanto do Brasil como dos EUA, a P5N-D está entre as placas que suportam estes módulos de memória. E através do seu atendimento ao cliente, a Kingston me confirmou a total compatibilidade dos módulos KVR800D2N6/2G com a P5N-D.

Já a Asus, através do seu atendimento ao cliente, informou que não reconhece esta compatibilidade e que preciso testar a placa com um dos módulos de memórias que estajam no QVL da placa.

Estou tentando arrumar algum módulo do QVL para testar a placa, quando conseguir posto o resultado desta novela.

• 2 meses depois...
Postado

É, problema resolvido.

Consegui os módulos de memória do QVL e fiz o teste, mas a placa continuou com o problema. A Asus indicou uma prestadora de serviços para o conserto da placa e a P5N-D foi pra manutenção.

O pessoal da manutenção não conseguiu encontrar o defeito e fez a troca do produto (ainda estava no prazo de 3 anos da garantia Asus).

Recebi a placa de volta ontem e tive que atualizar a BIOS dela, durante o POST aparecia uma mensagem dizendo que era necessária uma atualização de BIOS para o reconhecimento do processador e todas as suas funcionalidades. Feita a atualização, a placa está rodando sem problemas.

Interessante foi a possibilidade de testar o suporte de duas grandes empresas da área de informática, a Asus e a Kingston.

Pode fechar o tópico.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...