Ir ao conteúdo

LogMeIn - Ferramenta para acesso remoto via https

RooT

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal;

De vez em quando precisamos nos ausentar da frente do PC para fazer uma viagem, ou até mesmo para aqueles que usam computadores do trabalho para o folding@home querem monitorar suas máquinas remotamente mas não querem deixar de monitorar o(s) cliente(s) do f@h.

Existe uma ferramenta muito fácil de usar e cheia de recursos muito interessantes para se fazer um acesso remoto a qualquer computador do mundo, via https (LogMeIn). O fato do LogMeIn ser um acesso via https permite que o acesso seja feito a partir de um navegador qualquer (Firefox, Internet Explorer, Opera, etc). Você pode conseguir fazer um acesso remoto "normal" a qualquer computador rodando qualquer Sistema Operacional utilizando as ferramentas do próprio sistema, mas isso envolve muitas vezes permissões de firewall local para se obter sucesso. No caso do Windows, para fazer o acesso remoto podemos utilizar o programa mstsc.exe presente no próprio sistema, ou até mesmo o poderoso SSH no Linux, mas como eu disse, isso é bem mais complicado e precisa de permissões que muitas vezes nós não temos acesso, como o firewall da empresa em que você trabalha. Então vamos ao que interessa.

1 - Criando uma conta no LogMeIn

Acesse a página abaixo:

https://secure.logmein.com/BR/

Crie uma conta de usuário para você utilizar o LogMeIn, clicando em "Criar uma conta" no canto superior direito da página.

2 - Instalando o LogMeIn

Após criar sua conta, acesse-a digitando seu email escolhido e senha, respectivamente. Após logar-se, clique em "Adicionar Computador" e baixe o arquivo LogMeIn.msi para instalar no Windows.

Rode o instalador seguindo os passos sugeridos por ele mesmo, usando as opções default. Quando o instalador pedir "Descrição do Computador", coloque o nome que você quer que identifique o computador onde se está instalando o cliente LogMeIn ("Computador de Casa", por exemplo). Continue a instalação normalmente.

Aparecerá a seguinte tela:

logmeinc.png

3 - Configurando o cliente LogMeIn

Se você preferir um nível adicional de segurança, clique em "Opções" na tela acima e depois em "Preferências". Vá na aba "Segurança" e no campo "Senha Pessoal" escolha uma senha adicional que será solicitada ao se tentar um acesso remoto à essa máquina. Essa senha não é necessária, pois como veremos a frente, para se fazer o acesso remoto propriamente dito você precisará se logar na página do LogMeIn, digitando seu email e senha para ter acesso às máquinas. Porém, se você preferir definir uma senha específica a cada uma das máquinas a se fazer o acesso remoto, adicione essa senha no campo referido. Demais opções de configuração você pode deixar em default como estão mesmo, ou a seu gosto pessoal. Existem vários recursos avançados ali.

Pronto, seu cliente LogMeIn já está instalado, agora é só usá-lo

4 - Usando o LogMeIn

Vá até a página principal do LogMeIn novamente e loge-se na sua conta:

https://secure.logmein.com/

Você verá uma tela com seu(s) computador(s) que possuem o cliente LogMeIn instalado.

Para adicionar um novo computador, basta realizar o passo 2 e 3 nesse computador.

5 - Informações adicionais

Este programa possui mais um recurso que pode ser muito útil em caso de falha de energia, por exemplo. Se por algum motivo seu micro for desligado, você pode ligá-lo remotamente usando o LogMein. Basta ativar na bios a função de Boot via LAN e no painel de computadores cadastrados na sua conta do LogMein, aparecerá a opção "Ativar este Computador". Basta clicar ali e o LogMein ligará o seu computador automaticamente.

O LogMeIn é um software pago (shareware) e custa R$365,00 por ano, mas para a nossa sorte existe a versão free. Quando você instala o LogMeIn, você tem 30 dias de uso da versão completa, que inclui inúmeros recursos muito interessantes como compartilhamento de arquivos, transferência de arquivos entre o computador acessado remotamente e o que está fazendo o acesso, entre vários outros. É um programa realmente sensacional e muito fácil de usar.

Após esses 30 dias ele "se torna" a versão free (caso você não compre uma licença de uso) e vários desses recursos desaparecem, mas o principal, que é o acesso remoto, você pode usar normalmente.

Uma desvantagem do LogMeIn é que não é possível usá-lo no Linux.

Agora, quando você for se ausentar de casa ou do trabalho, basta ter o cliente LogMeIn instalado em cada máquina que você consegue acessá-lo remotamente de qualquer lugar do mundo, bastando ter uma conexão com a internet, é claro. E ao contrário do que muitos podem pensar, em geral a conexão remota não fica lenta, mesmo sendo um acesso remoto via Web.

Então, keep folding galera!!!

Postado

Se o seu celular possui algum navegador de internet instalado é possível sim. Lembrando que você acessa remotamente as máquinas a partir de um navegador qualquer.

• Membro VIP
Postado

Valeu pelo tutorial RooT! :joia:

A cada dia que passa o fórum do folding vai ficando com mais conteúdo, legal mesmo...

Postado

Já uso ele e é sensacional, no período de 30 dias full é muito bom, pena que acaba, hehe.

Tem como comprar as licenças por máquina o que torna mais barato se a pessoa usar só em uma máquina ou até 3, em mais máquinas fica inviável.

• Membro VIP
Postado

Bom, instalei hoje nos computadores do serviço, em dois funcionaram e tem um que não vai, instala mas não conecta. Vou rever as configurações da máquina e ver o que pega na danada.

Atualizo quando conseguir.

Em tempo, fiz o meu logmein ficar "3D", vejam rsss..

PS. Como eu coloco imagens aqui?

Postado

Bom tutorial!

Excelente pra prestar serviços sem sair de casa...o problema é que as vezes o problema é falta de conexão com a internet...então...ehehehe

Mas de resto, ele é uma mão na roda sensacional.

Postado

Nossa, não sabia que existia uma ferramenta desse tipo na internet. É incrível! Acabei de instalar aqui, tudo perfeitinho, só falta um PC para testar. :P

Acabei de testar no meu mesmo, é bem bacana, só que você tem que ter uma net boa, o meu 3G dá umas travadas nas imagens. :/

• Membro VIP
Postado
Nossa, não sabia que existia uma ferramenta desse tipo na internet. É incrível! Acabei de instalar aqui, tudo perfeitinho, só falta um PC para testar. :P

Acabei de testar no meu mesmo, é bem bacana, só que você tem que ter uma net boa, o meu 3G dá umas travadas nas imagens. :/

Royal, eu testei e é fantástico, viciei na parada, só não pode abusar muito em máquinas lenta senão o ppd cai :(

Instalei nas 3 máquinas do serviço e na de casa, do serviço eu tava vendo como tava o pc aqui, digitei um recado no notepad para minha esposa, fechei as janelas do navegador que não estavam em uso, e ainda vi que o meu ppd estava em 388. Muito fácil de usar. Se quiser testar entra no msn :P

Em tempo:

Quem roda o pc com core a3 ou tem senha, o logmein pede nome de usuário e senha, que é o mesmo que você configurou para usar o pc, o mesmo que você configurou para usar no smp.

Pcs que tem senha, independente do smp vale a dica acima.

Postado

Bom eu já uso ele há pelo menos dois meses e realmente é muito bom principalmente quando eu quero mandar recados pra Mulher tipo :

Prepara o rango se não vai ter briga ou querida cuidado que eu tô chegando, nunca se sabe né rsrsrsrs

• 5 semanas depois...
Postado

Alguém havia perguntado se é possível ligar a máquina pelo LogMein. Sim, isso é possível e eu acabo de fazer, bastando estar configurado na BIOS a permissão de boot pela rede (Boot LAN).

Quando a máquina está desligada, na tela do LogMein aparece a opção de "Ativar este Computador". Basta clicar ali que a máquina liga.

• Membro VIP
Postado
Alguém havia perguntado se é possível ligar a máquina pelo LogMein. Sim, isso é possível e eu acabo de fazer, bastando estar configurado na BIOS a permissão de boot pela rede (Boot LAN).

Quando a máquina está desligada, na tela do LogMein aparece a opção de "Ativar este Computador". Basta clicar ali que a máquina liga.

Deve ser bom para dar um susto em alguém... Até imagino: ''Meu Deus! O computador tá vivo!''

:D

Postado
Deve ser bom para dar um susto em alguém... Até imagino: ''Meu Deus! O computador tá vivo!''

:D

E não é que isso aconteceu mesmo? huaihuaihuia :D

Uma queda de energia fez um dos PCs que uso no trabalho desligar. Em casa, quando loguei na minha conta, vi esse PC desligado e o liguei pelo LogMein. Como eu fiz isso mais por um teste, entrei em contato com ele na mesma hora para confirmar se o PC havia ligado e ele me disse todo assustado: "Essa máquina se ligou-se sozinha!!!" :lol:

Postado

hihihi, já dei uns sustos na minha mãe entrando no notebook dela e mexendo no mouse teclado, rsss e na minha mulher, fui bonzinho, podia ter aumentado o som do PC que é conectado a um bom amplificador e já viu o estrago, preferi não arriscar chegar em casa e achar ela gelada, kkk.

Que bom que deu certo ligar o pc remotamente, já sabia que dava mas nunca fiz, vou fazer agora.

• Membro VIP
Postado
hihihi, já dei uns sustos na minha mãe entrando no notebook dela e mexendo no mouse teclado, rsss e na minha mulher, fui bonzinho, podia ter aumentado o som do PC que é conectado a um bom amplificador e já viu o estrago, preferi não arriscar chegar em casa e achar ela gelada, kkk.

Que bom que deu certo ligar o pc remotamente, já sabia que dava mas nunca fiz, vou fazer agora.

Se eu fizer isso ganho, além da justa causa, umas 3 costelas quebradas.. :D

Sobre ligar o micro remotamente, não dá pra fazer isso com IP dinâmico, dá ?

Postado
Se eu fizer isso ganho, além da justa causa, umas 3 costelas quebradas.. :D

Eu acho que dá sim, mas usando o LogMeIn, se for de outra forma já não sei.

• Membro VIP
Postado
Fazer com ip dinâmico até dá, mas você tem que instalar algum programa como NO-IP ou DynDNS, ambas você cria uma conta, adiciona o PC e cria um endereço muito parecido com uma URL da WEB, já usei o NO-IP e achei muito simples e muito bom.

Beleza, obrigado. :)

Postado

Dá porque o endereço utilizado para "encontrar" a máquina a ser ligada é o Mac da placa de rede e não o IP. Tanto que, quando a máquina está desligada, ela nem mesmo tem um IP na rede. ;)

O que o LogMein faz é buscar o IP público do seu modem. Uma vez encontrado esse ip, daí pra frente é tudo via Mac.

Abraço

• Membro VIP
Postado
Dá porque o endereço utilizado para "encontrar" a máquina a ser ligada é o Mac da placa de rede e não o IP. Tanto que, quando a máquina está desligada, ela nem mesmo tem um IP na rede. ;)

O que o LogMein faz é buscar o IP público do seu modem. Uma vez encontrado esse ip, daí pra frente é tudo via Mac.

Abraço

É que eu estou pensando em usá-lo para fuçar no micro do meu pai ou nos do trabalho mas sem ter que viajar pra isso. ;)

Postado

Pode usar tranquilamente, eu faço isso e funciona muito bem, se pagar pela versão pro, depois dos 30 dias da trial aí pode transferir arquivos diretamente sem precisar mandar por e-mail ou outra artimanha, durantes os 30 dias de experimentação você usa a versão full.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...