Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que é Cache De Disco?


caioattili

Posts recomendados

Olá, gostaria de saber o que é cache de disco e qual o tamanho ideal do mesmo. Eu já vi um tópico postado aqui no fórum com quase a mesma pergunta mas na verdade ele(a) não estava falando em cache de disco, mas sim em arquivo de troca, e por isso estou postando este tópico.

O que eu sei sobre cache de disco é que ele está ocupando espaço na minha memória RAM (indicado no Monitor de Sistema do Windows)!

Por favor, quem souber, me tire esta dúvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o arquivo de troca e um arquivo chamado Memoria Virtual ou SwapFile ou arquivo de paginação, que e um local separado no HD para receber dados quando a memoria Ram for totalmente ocupada.

Cache conhecido tambem buffer e uma memoria localizado na placa logica que serve para armazenar antecipadamente e temporariamente dados que estão proximos aos setores utilizados no momento X do acesso, por isso quanto mais melhor pois mais rápido lhe sera disponibilizado os dados já que mais dados estão armazenados nessa memoria e esta e muito mais rapida que a leitura do disco em si!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, agradeço a colaboração, mas acredito que também não é isto, pois o cache de disco que fica na placa lógica do meu HD primário é de apenas 98KB e do HD Secundário é de 512KB e não 20MB, além disto, este cache não ocupa espaço na memória RAM e este do meu caso ocupa, pois se eu o reduzo para 16MB por exemplo (editando uma linha no SYSTEM.INI) automaticamente eu vejo que é liberado 4MB de memória RAM, e conforme eu vou reduzindo o tamanho desta tal de cache, mais memória RAM vai sendo liberada. E por isso eu creio que não seja isto que o Renatomarcelino disse para este caso.

Se mais alguém desconfiar algo sobre este cache de disco, por favor postem.

Mesmo assim, agradeço muito a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caioattili, você esta misturando 2 coisas.....

O HD tem um cache, os maiores (para hd´s 'compráveis' por nós mortais) tem 8 megas, esse cache visa adiantar o trabalho, como todo cache ele tem guardado o que será pedido logo em seguida, pra pode ir repassando e armazenando.....

O windows tem uma memória que o Renatomarcelino já citou (Memoria Virtual, SwapFile ou arquivo de paginação), essas memória serve para substituir a memória RAM, quando você tentar abrir um arquivo que tem 100 megas, e você só tem 64 a memória de swap é ativada.....

Pelo que eu vi na sua explicação o negócio que você tem dúvida não tem nada a ver com HD (a não ser pelo fato de que o arquivo de paginação é gravado no HD) e tem a ver sim com a memória RAM e o windows.

Ps. se possivel poste ai o seu system.ini para eu ver aonde você esta mexendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, vou colocar o meu SYSTEM.INI completo e em negrito, a parte que eu estou mexendo:

----------------------------------------------

[boot]

system.drv=system.drv

drivers=mmsystem.dll power.drv

user.exe=user.exe

gdi.exe=gdi.exe

sound.drv=mmsound.drv

dibeng.drv=dibeng.dll

comm.drv=comm.drv

shell=Explorer.exe

keyboard.drv=keyboard.drv

fonts.fon=vgasys.fon

fixedfon.fon=vgafix.fon

oemfonts.fon=vga850.fon

386Grabber=vgafull.3gr

display.drv=pnpdrvr.drv

mouse.drv=mouse.drv

*DisplayFallback=0

SCRNSAVE.EXE=

[keyboard]

subtype=

type=4

keyboard.dll=

oemansi.bin=xlat850.bin

[boot.description]

keyboard.typ=Padrão de 101/102 teclas ou Microsoft Natural Keyboard

aspect=100,96,96

display.drv=Trident 9660/968x/938x, Linear Accelerated for PCI (v4.02.12)

mouse.drv=Mouse padrão

system.drv=PC Standard

[386Enh]

ebios=*ebios

device=*vshare

device=*dynapage

device=*vcd

device=*vpd

device=*int13

device=*vpowerd

keyboard=*vkd

display=*vdd,*vflatd

mouse=*vmouse, msmouse.vxd

woafont=app850.fon

[power.drv]

[drivers]

wavemapper=*.drv

MSACM.imaadpcm=*.acm

MSACM.msadpcm=*.acm

wave=mmsystem.dll

midi=mmsystem.dll

[iccvid.drv]

[mciseq.drv]

[mci]

cdaudio=mcicda.drv

sequencer=mciseq.drv

waveaudio=mciwave.drv

avivideo=mciavi.drv

MPEGVideo=mciqtz.drv

MPEGVideo2=mciqtz.drv

[drivers32]

VIDC.IV41=ir41_32.ax

MSACM.imaadpcm=imaadp32.acm

MSACM.msadpcm=msadp32.acm

MSACM.msgsm610=msgsm32.acm

MSACM.msg711=msg711.acm

MSACM.trspch=tssoft32.acm

vidc.CVID=iccvid.dll

VIDC.IV31=ir32_32.dll

VIDC.IV32=ir32_32.dll

vidc.MSVC=msvidc32.dll

VIDC.MRLE=msrle32.dll

msacm.l3codec=l3codecp.acm

[NonWindowsApp]

[vcache]

MinFileCache=4096

MaxFileCache=8192

[nwnp32]

[MSNP32]

[display]

[Password Lists]

CAIO=C:\WINDOWS\CAIO.PWL

---------------------------------------------

Por favor, se souber o que é isso, poste aqui!

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vcache é um drive virtual que gerencia o cache de disco em modo protegido, ou seja, quando você inicia o pc o windows checa quanto de memória física existe e reserva um espaço para o sistema (system area), se aumentar de mais o vcache poderá receber avisos de falta de memória pois muita memória foi reservada ao sistema......o ideal seria algo como 25% de memória reservada no máximo.

certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!