Ir ao conteúdo

Led indicador on/off

The King

Posts recomendados

Postado

Opa tente dar uma pesquisada mas não achei , ou não usei o termos certos,

eu gostaria é uma coisa que acredito que seja bem simples

Gostaria uma coisa mais simples possível que fizesse um led verde ficasse acesso e o led vermelho apagado quando o circuito tiver fechado e ficasse ao contrario quando o circuito estiver aberto

achei na internet usando rele mas não queira com rele

para ajudar a visualizar melhor

pense assim: dois pinos ligado por um jumper |_| faria o led verde ficar acesso e o vermelho apagado, caso o jumper fosse removido | | faria o led verde ficar apagado e o vermelho acesso.

Grato

Raffaello

Postado
Amigo, já pensou em usar portas lógicas?

Não, mas gostaria de algo simples e pequeno compacto.

Ps: Não tenho grandes conhecimentos em eletrônica tb

Postado

86431465.th.jpg]86431465.th.jpg]

Não, acho que seve,

vai ai um desenho tosco da representação do que queria,

na verdade isso e para ser implementado em um circuito onde haverá placas modulares, queria que quando a placa modular estiver encaixada no "soquete" o led verde fica acesso indicando que que placa x esta presente no circuito, e quando nao houver nada encaixada o led vermelho ficaria acesso,

86431465.jpg

Uploaded with ImageShack.us

• Membro VIP
Postado

Tai teu circuito...

Circuitodoisleds.jpg

Se puderes trocar os led's vermelho pelo verde e vice versa, nem diodo zener vais precisar provavelmente

Abraço...

Postado
acho q usando dois transitores daria pra fazer esta logica amigo.Vamos pensar........

talvez essa imagem ajude esse me parece q e para ficar com circuito aberto

68_1165456178.gif

Tai teu circuito...

Circuitodoisleds.jpg

Se puderes trocar os led's vermelho pelo verde e vice versa, nem diodo zener vais precisar provavelmente

Abraço...

quando o a chave fechada não irá acender 2 leds ?

• Membro VIP
Postado
quando o a chave fechada não irá acender 2 leds ?

Não pois a barreira de potencial que se estabelecerá sobre o led verde será em torno dos 2,3 Volts mais ou menos, insuficiente para quebrar as outras duas barreiras de potencial, do zener e do led vermelho...

Abraço...

Postado
Não pois a barreira de potencial que se estabelecerá sobre o led verde será em torno dos 2,3 Volts mais ou menos, insuficiente para quebrar as outras duas barreiras de potencial, do zener e do led vermelho...

Abraço...

grato

outra coisa em vez de usar 2 leds, tava pensando em usar um só led bicolor(verde/vermelho), isso daria algum problema ao sistema ?

mesmo assim Grato pela ajuda

Raffaello

• Membro VIP
Postado
em vez de usar 2 leds, tava pensando em usar um só led bicolor(verde/vermelho), isso daria algum problema ao sistema ?

Se esse led bicolor for de 3 terminais não vejo problema algum.. Se for de dois terminais impossível substituir nesse circuito..

• Membro VIP
Postado
Grato outra vez !!!

uma divida qual é a função do diodo zener ? em geral, não necessariamente nesse circuito

Compare ai nas curvas características do diodo e do diodo zener para melhor entender em que se pode usar um ou outro..

DiodoxDiodoZener.jpg

Grande mestre faller ,testei o circuito no proteus e com r =330 nao funcionou direito,mudei para 560 e ficou otimo.

Não funcionar direito significa exatamente o que???

Não acende, não apaga, não comuta???

Se não isola um do outro, experimente levantar a barreira de tensão, colocando um zener de 3,3 Volts...

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!