Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD com Bad Blocks


Vinnycin91

Posts recomendados

Bom pessoal, sou novo por aqui, e gostaria da opinião de vocês.

Tenho um pc que já utilizo a 5 anos, e com o passar do tempo, vem acontecendo algo não muito agradável, como perda total de dados no HD, lentidão e etc, por fim, descobri do que se tratava, os famosos "Bad Blocks".

Não sei ao certo se é realmente isso que está fazendo o processador ficar uma carroça, pois antes não era assim, agora não dá nem pra instalar ou dezipar algum arquivo grande.

Então queria que vocês me confirmassem a partir das Screens postadas aqui.

Procurei me informar um pouco sobre isso antes de mostrar as SS.

No caso, esse HD já era mesmo, mais confiável comprar um outro, pois até onde eu sei, quando aparece muitos assim, a tendência é que os erros apareçam mais e mais, até que o hd fique totalmente comprometido.

É isso que tá fazendo o computador ficar lento ?

No caso, nem adiantaria usar o modo "Low Level Format ou Zero Fill" ?

As configs do meu pc caso haja necessário:

Sistema: Windows XP

Intel Celeron 2.5

Nvidia Geforce FX 5500

1gb de Ram

HD = Na foto xD

( Acabei me preocupando demais com isso que até esqueci de postar na área certa, ahusiohus )

Espero que alguém ainda me ajude, valeu

post-762261-13884956581998_thumb.png

post-762261-13884956583108_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o grande problema aí é que você tem bad blocks na inicialização do computador, isso é problema, causa mesmo essas lentidões, travamentos em geral.

O que você talvez pode conseguir, é se você conseguir o programa HDD regenerator, talvez ele possa dar uma amenizada nesse hd e você possa utilizar por mais tempo, mais recomendo ir fazendo cópia dos seus arquivos para não perder dados.

Mas, o ideal mesmo era HD novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, no caso, já tive 2 vezes perda de dados, aparecia a seguinte mensagem :

"O Windows não pode ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido c:\windows\system32\config\system"

Isso pode ser sintoma de HD com Bad Blocks??

Uma outra dúvida tb, estou com problemas para descompactar arquivos grandes ( Verificação Cíclica de Redundância ) e nas instalações de alguns programas, da certos erros, poderia ser memória ? sistema operacional ou o chato Bad Blocks?

Obrigado pela resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ainda quiser usar esse HD por mais tempo particiona ele alocando 60 GB para a primeira partição e 20 GB restantes para a última que ficará livre dos setores defeituosos. Nessa partição de 20 é que você instala o sistema operacional para usar.

Depois seria o caso de remapear esses bad blocks com o gratuito MHDD no boot que assim deverá acabar a "lentidão" e também sumir com esses quadradinhos vermelhos.

Ou então não cria as partições mas usa o MHDD para "sumir" com esses bad blocks e poder instalar o sistema novamente.

São paliativos que podem dar certo e fazer durar o HD ainda por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante seu post Henrique, então o HD ainda tem alguma utilidade, vou deixar ele aqui paradinho caso preciso, haoiuahuaha, agradeço as respostas, foram de muita ajuda !!!

Edit rápido:

Mais como vou saber o tamanho exato de onde está os "Bad Blocks" ??

É melhor então passar esse programa em todo o HD não ?

No caso, vou deixar o HD em segundo plano, usar somente em caso de urgência e com pequenos arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode fazer um scan nesse HD com o gratuito MHDD (no boot, em ambiente DOS) programando-o para testar/remapear e esses quadradinhos vermelhos devem sumir todos (espero que o Reallocated Sectors Count dê conta desse remapeamento pois tem um limite) além de deixar de ficar lento o sistema.

Depois é instalar o sistema operacional e rezar para que o HD não encontre mais bad blocks ou que pelo menos apareçam poucos.

É bom deixar o MHDD iniciar e terminar o serviço até o final o que deve demorar bastante dependendo de quantos gigabytes tem esse HD.

Teu disco ainda pode durar muito tempo ainda que isto seja incerto mas crie o hábito de manter sempre backup em CD/DVD-RW (regraváveis) de tudo o que tem de importante pois qualquer HD seja novo ou usado corre o risco de dar defeito de uma hora para outra.

Durante o scan com o MHDD é mostrado do lado direito uma tabelinha com o tempo de resposta de cada setor que pode te dar uma ideia de como está a superfície magnética dos discos do teu HD. Ocorrências menores ou maiores que 500 milissegundos (<500ms, >500ms) são indicativas de bad blocks iminentes. O melhor é observar esta tabelinha em um segundo scan, depois que os bad blocks forem remapeados para fazer uma previsão.

Manual em inglês e imagens do MHDD: http://www.real-world-systems.com/docs/MHDD_en_manual.html

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito explicativo seu post Henrique, minhas dúvidas foram todas respondidas, acabei colocando um outro HD aqui e o pc volto ao normal, realmente os "bad blocks" detona o pc, agradeço a todos por me responderem, mais pra frente faço a verificação com o MHDD, porque não se pode perder 80 gb à toa, tem que servir pra algo ainda, ahsuiaohsiu, abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!