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orlando.ls

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Alguem me ajuda a responder as seguintes questões? já pesquisei, porém preciso da opnião de algum programador para "facilitar a minha vida" ou pelo menos a indicação de algum material, se é que ele existe...

Aí estão:1-Por que é comum a entrega de programas com atraso significativos, e em alguns casos até a não realização da entrega? 2- Por que muitas vezes o custo apurado ao final de um processo de desenvolvimento de software supera muito o inicialmente estimado?3-Por que desenvolvedores não conseguem entregar um software sem erros?4-Por que o progresso ao longo do processo de software é difícil de ser acompanhado?5-O que fazer para resolver os problemas apontados nas questões anteriores?

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1. Requisições mal feitas. Clientes 'indecisos'. Mudança de tecnologia. ..

2. Atualização de software/hardware. Inclusão de requisitos...

3. Software sem erros = utopia. Os erros/defeitos são um mal necessário... São eles que forçam o desenvolvimento aprimorado...

4. Isso só é verdade em partes... Dependendo da metodologia adotada o processo é muito claro e facimente adotado pelo cliente.

5.1 - Melhorar a aquisição de requisitos... melhorar a interação do cliente...

5.2 - Vide item 5.1.. O custo depende de fatores muito complexos...

5.3 - O desafio não é entregar o software sem erros... O desafio é entregar um produto final que não comprometa a segurança/desempenho do cliente, em tempo hábil, e que permita rapida solução em caso de falhas... Deve-se melhorar as etapas de testes de software...

5.4 - Adotar metodologias e paradigmas de programação que permitam a divisão de trabalho e a inclusão do cliente... programar em pares/programa por testes/criar protótipos...

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Olá.. vim deixar minha opinião...

Atualmente trabalho na área de Teste de Software... e acredito que a visão seja um pouco diferente do desenvolvedor, mas a maioria são iguais...

1 - Realmente clientes são "indecisos" ... sempre surge algo novo para ser feito.. e as vezes isso interfere diretamente em todo o resto que já foi feito... uma regra a mais, uma validação a mais... ou qualquer coisa do gênero...

2 - Muitas vezes será necessário um trabalho muito maior do que o que foi inicialmente estimado... no caso de uma empresa...por exemplo... uma pessoa pede para mudar o tamanho de um campo ( por exemplo Nome do Produto)... isso interfere diretamente em INÚMEROS lugares... não é somente chegar ... mudar o tamanho do campo no cadastro de produtos ... será necessário alterar muitas telas mais do que foi inicialmente analisado... e a inclusão de novos requisitos como foi dito anteriormente também é um fator consideravel.

3 - Software sem erros... Imagine assim... um programador... tem um conhecimento técnico consideravel EM PROGRAMAÇÃO.... assim como um Economista em economia...

Agora imagine... (não sei em que área exatamente você trabalha)... se alguem chegar pra você (levando em consideração o exemplo do economista ) e pedir pra você fazer algo que não tem nada a ver com a área com que você trabalha... claro que todo desenvolvedor deve conhecer parte do negócio, porém é impossível a meu ver, um desenvolvedor ou até mesmo um analista de teste conhecer mais sobre economia do que alguem que vive disso... Com isso algumas regras, validações, exceções... com certeza não serão implementadas, resultando em possíveis erros.

4 - Concordo plenamente com o Rafasordi, existem processos e processos.... por exemplo onde trabalho o cliente deve aprovar a especificação feita pelo desenvolvedor e depois aprovar novamente ele pronto.. com isso é possível evitar possíveis erros e o cliente fica ciente do que foi ou está sendo feito.

5 - Requisitos bem explicados, bem detalhados são de grande ajuda para evitar possíveis erros e incompatibilidades.

Custo depende de inúmeras coisas... tamanho da empresa, quantidade de requisitos, trabalho do desenvolvedor, O desenvolvedor em sí, linguagem adotada, etc...

Aqui entra na primeira solução... requisitos bem detalhados ajudam e muito na hora de desenvolver e testar.

E por fim... seria alterar o processo... para que o cliente fique ciente e consiga acompanhar o processo em certas partes... não adianta o cliente acompanhar a parte do desenvolvimento em sí.... e sim na parte de validação, de testes, de aprovação.. etc...

esperto ter ajudado

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